Publicado em Cultura

Virada Cultural é sucesso de público em Uberlândia

por em08 Setembro 2017 129 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Virada Cultural reuniu mais de 10 mil pessoas Virada Cultural reuniu mais de 10 mil pessoas Do Fotografia

Evento aconteceu nos dias 6 e 7 de setembro e encantou pela diversidade cultural

A Virada Cultural – Cultura e Movimento reuniu mais de 10 mil pessoas nos dias 6 e 7 de setembro em Uberlândia. O evento foi realizado pela segunda vez, pela VIVA Marketing Eventos e Cultura. O público aproveitou os shows, apresentações de teatro, literatura, oficinas, danças, feira de artesanato e a culinária do espaço gourmet, oferecido por mais de 20 food trucks.

Quem foi para o Teatro Municipal embarcou na mistura harmoniosa entre, dança, música e diversas atividades culturais, como as oficinas de Origami, Lambe-Lambe, poesia, arte com recicláveis e grafitti. O público pôde prestigiar as apresentações de dança com a Cia El Marouni, a Escola de dança Leandro Theodoro e o grupo Passo Art, Dom Quixote – SESC, Balaio de Chita, Cia de Dança Família Brilho Negro, Cedro do Líbano e Grupo de Dança Cris Cabral.

A programação musical ficou por conta das bandas Trio Sucupira, Quarteto Vagamundo, Mari Simões e Banda e Grupo de percussão, Orquestra SESC de Viola, Saravashivaya, Banda Goma, Renato Quase Russo e Luau L. Nos intervalos, os DJs Amanda Bredariol e João Gurgel tocaram os melhores hits no palco Coca Cola, garantindo que ninguém ficasse parado.

O público ficou encantado com a diversidade do evento. A dona de casa, Ieda Silva, 43, esteve com a família e elogiou. “Tudo que vi aqui na Virada Cultural enche os olhos, porque o espaço reuniu um pouquinho de tudo, e ficou em harmonia, uma coisa com as outras. É muito importante, ter em uma cidade como Uberlândia, que acolhe pessoas de todas as partes um evento que possibilite essa mistura de cultura e de gostos.”, contou.

Viradinha Kids

A Viradinha Kids garantiu o sucesso da edição anterior e recebeu mais de 1.000 pessoas na vasta programação, feita especialmente para os pequenos, que incluiu apresentação teatral, brincadeiras, cantigas contação de história e apresentação da Orquestra Espaço Alexa.

As escritoras Ivone Assis e Raquel Ordones interpretaram no palco do Teatro Municipal a história contada com o tema “O medo do escuro”. O Grupo Emcantar prendeu a atenção das crianças e dos pais com a apresentação do espetáculo a “Nova estória da Dona Baratinha”. A programação ainda incluiu o “Espaço Literário”, com a Contação de histórias, brincadeiras e cantigas das escritoras Taty Zanesco e Lêda Gonzaga.

O evento foi completamente gratuito e quem esteve por lá aprovou tudo que viu. O motorista e segurança, Wesley Domingues, foi com a esposa, o filho de um ano e cinco meses e a filha de 3 anos. “Minha filha adorou e até tirou fotos. A produção do evento está de parabéns é importante para a sociedade, principalmente mais carentes, ter a oportunidade de assistir a apresentações gratuitas. O evento dá oportunidade pra quem nunca foi a um teatro se apaixonar, e quem sabe tomar este rumo da arte em suas vidas. Só tenho a agradecer pela oportunidade de levar meus filhos neste sonho”, afirmou.

Diversidade cultural

O Grupo de teatro, Cia Líquida de Teatro, apresentou a peça “O homem que mastigava planetas”, reunindo um grande público na área interna do Teatro Municipal, que recebeu também a exposição dos alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e de artistas de Uberlândia. Na área externa mais de 90 artesãos do núcleo de artesanato da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) fizeram parte da feira de artesanato. A Pueblo Livraria vendeu livros de diversos autores, com uma sessão exclusiva de autores da cidade.

Durante os dois dias a Virada Cultural contou ainda com o Festival Gastronômico Comboio Cult, com diversas opções da culinária gourmet. No total, 21 food trucks ofereceram para o público uma cardápio diversificado, e todos tinham opções com queijo canastra ou doce de leite na receita, pratos criados exclusivamente para o festival.

“A Virada Cultural foi do jeito que imaginávamos. Conseguimos mais uma vez lançar uma semente para as próximas edições. Nosso objetivo era proporcionar a diversidade cultural e artística de Uberlândia em um evento com vários ambientes. E foi tudo perfeito e cativante. Abrimos as portas para nossos artistas, porque é importante valorizarmos nossos talentos. Nossa cidade é extremamente rica culturalmente, tanto em quantidade como em qualidade, e a terceira edição promete ser ainda melhor”, disse a diretora executiva da VIVA Marketing Eventos e Cultura, Antônia Nunes de Oliveira.

A 2ª Virada Cultural de Uberlândia – Cultura em Movimento foi uma realização da Viva Marketing Eventos e Cultura, com o patrocínio da Uberlândia Refrescos, Instituto Alexa e Alesbisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, fomento da Codemig e apoio do Colégio Nacional, Start Química, Provanza, Hospital Santa Clara, Center Shopping e Parceria Sesc e Senac. Mais informações na página: www.facebook.com/viradaculturaluberlandia  e no site www.viradaculturaluberlandia.com.br

Serifa Comunicação

Serifa Comunicação has not set their biography yet

Website.: serifacomunicacao.com.br