Economia

O grupo Morena Rosa abriu a sua loja no Catuaí Shopping Londrina, com as marcas Morena Rosa, Zinco, Lebôh e Maria Valentina no mesmo espaço. Reunir um mix exclusivo com o melhor da moda premium feminina é a proposta da rede neste seu modelo de negócio. Em um espaço único, grifes com personalidades distintas e marcantes permitem às consumidoras experiências de consumo abrangentes, graças à variedade de produtos com referência em estilo e qualidade.

A Morena Rosa se tornou sinônimo de moda brasileira, em que o poder feminino é evidenciado em suas múltiplas expressões. O lado sofisticado e cosmopolita da mulher contemporânea aparece na Maria Valentina, enquanto a Zinco fala com o público jovem e conectado. A Lebôh, por sua vez, traz as principais tendências da moda global com agilidade e design.

Morena Rosa, Maria Valentina, Zinco e Lebôh são as grifes que integram a loja no Catuaí Shopping, planejada para ser um ponto de encontro entre as clientes. Com um sofisticado projeto visual, cada detalhe da Clube Morena Rosa reflete aconchego e modernidade. Um espaço convidativo e único, onde o melhor da moda premium feminina pode ser encontrado em um mix selecionado e exclusivo.

Empreendedores e especialistas em e-commerce reuniram-se em São Paulo para debater tendências, desafios, inovações e melhores práticas para o comércio online no mercado de moda. Durante o evento Nuvem Shop Fashion Talks, realizado na última semana, foi discutido a evolução do nicho de e-commerce de moda, os aspectos mais relevantes para o sucesso das vendas pela internet e algumas das mais bem sucedidas experiências.

Fashion Talks 1

Eduardo Vilas Boas, sócio-diretor da Empreende, abriu o evento desmistificando o conceito de empreendedorismo. O especialista apresentou diferentes maneiras de empreender e deu dicas valiosas ao público presente, cerca de 100 participantes, grande parte empreendedores que possuem ou pretendem abrir suas lojas virtuais.

O encontro contou ainda com um painel composto por Juliana Perlingiere, Head de Marketing e produto no site Enjoei; Luane Silvestre, Líder de Conteúdo da Nuvem Shop; as editoras e co-fundadoras do Universo Retrô, Mirella Fonzar e Daise Alves; e o criador da marca de camisetas Red Feather, Jonathan Ciodaro. A mediação do debate ficou por conta do editor das publicações Consumidor Moderno e NoVarejo, o jornalista André Jankavski, especializado em economia.

Para Jonathan Ciodaro, que começou seu negócio por meio de venda direta e só depois criou uma loja virtual, um dos segredos do sucesso no e-commerce é conseguir gerar tráfego no site. “Quando percebi que as pessoas não acessavam o site da Red Feather, pesquisei muito e então adotei uma estratégia de inbound marketing, priorizando conteúdos de qualidade para atrair os consumidores e deslanchar as vendas”.

Já a Head de Marketing e Produto do marketplace Enjoei, Juliana Perlingiere, detalhou o atual momento da empresa, que passa por adaptações após receber seu quarto aporte financeiro, totalizando um investimento de quase R$ 50 milhões. “Nosso diferencial foi viabilizar uma nova maneira de comercializar produtos usados. Manter o movimento é manter a rotatividade dos produtos, fazendo com que cada peça encontre um novo dono. Apostamos no conceito de reuso e esse mercado de usados deve movimentar cerca de R$ 45 bilhões este ano”, ressaltou Perlingiere.

As jornalistas Mirella Fonzar e Daise Alves, relataram a experiência original da criação do site Universo Retrô, com formato de portal de conteúdo sobre moda, lifestyle, música e design e que, mais recentemente, iniciou a venda de produtos. “Prezamos pela qualidade da informação e do serviço, por isso, o conteúdo que disponibilizamos em nosso site é prioridade. O conceito “retrô” está em alta e atrai novos adeptos o tempo todo. Além dos produtos, esse público busca informação e nossos conteúdos explicam a história das peças vintage”, afirmou Mirella. Hoje o Universo Retrô cresceu e conta com uma estrutura de mais de 100 colaboradores.

A importância da informação de qualidade foi reiterada pela Líder de Conteúdo da Nuvem Shop, Luane Silvestre.Explorar o storytelling, a jornada do herói nada mais é que contar uma história de maneira atrativa, criando uma identificação com o consumidor. Focar em conteúdos que sejam relevantes para todos é imperativo para o sucesso de uma marca na internet”, explicou.  Luane Silvestre, responsável pela estratégia de conteúdo educacional do blog e da Universidade de E-commerce da Nuvem Shop, deu dicas importantes aos participantes sobre como definir e entender o perfil do público-alvo para que o usuário identifique-se com os valores e a cultura da empresa.

Fashion Talks 2

Foi consenso entre os painelistas que, para o sucesso dos empreendimentos na internet, é fundamental a utilização de ferramentas para compilação de dados e entendimento do perfil dos usuários do site. O Google Analytcis foi recomendado aos participantes como uma excelente alternativa gratuita para que os lojistas analisem cuidadosamente as visitas e o tráfego dos seus sites, o perfil e os interesses dos clientes, a fim de traçar estratégias eficientes de vendas.

As redes sociais também foram destacadas pelos especialistas. A mídia paga é um recurso bastante utilizado pelos lojistas virtuais e ferramentas como Facebook Adwords e Insights podem ser de grande valia para aumentar a visibilidade dos microempreendedores, suas lojas e produtos.

“Nosso grande objetivo nesse evento foi promover um debate sobre o mercado para ajudar os participantes a traçarem novas estratégias de sucesso para o seus negócios. Foi uma ótima oportunidade para os pequenos empreendedores conseguissem tirar suas dúvidas, ampliar seus conhecimentos e então aprimorar o desempenho de seus negócios”, finaliza Alejandro Vásquez, co-fundador e diretor de equipe de atendimento ao cliente da Nuvem Shop.

A plataforma de serviços de e-commerce da Nuvem Shop foi criada para atender desde o micro até o grande empreendedor, com maior volume e estrutura. Focada em um atendimento customizado, a empresa oferece cursos e treinamentos em sua Universidade do E-commerce.

Silmara Cassab e Dudu Pacheco, curadoras do evento
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Evento fará campanha de doação para o jovem Caio Branco que sofreu grave acidente de moto

Depois de dois anos de uma queda brusca nas vendas do comércio, as perspectivas de vendas na época de Natal deste ano são bastante animadoras. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão para o final deste ano é de um crescimento de 4,3% nas vendas, o melhor desempenho em quatro anos.

E para contribuir com esta alta, a empresária Silmara Cassab realizará a sétima edição de um dos bazares de compra, luxo e doação mais requintados de São Paulo. O Black Trend Lover – By Christmas será o maior shopping itinerante de compra e venda de Natal de São Paulo e oferecerá descontos de até 50%. O evento acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro (sábado e domingo), das 12h às 22h30, no Esporte Clubre Sírio, com entrada franca.

Três nomes de peso e com uma bagagem expressiva no high society de São Paulo se uniram para realizar o evento. Silmara Cassab, Leda Sallum e Dudu Pacheco prometem abalar as estruturas do circuito social de São Paulo com um evento de luxo e doação.

Silmara Cassa é empresária de sucesso nos segmentos da moda, beleza e eventos e encabeça o projeto. Empreendedora nata e antenada ao mundo social, está sempre em busca por inovação. Acumula longos anos de experiência na produção dos mais importantes eventos de São Paulo, tendo atuado como diretora social do Clube Monte Líbano, produtora de eventos das marcas Tiffany e Lydia Sayeg, além de ter sido proprietária de confecção por dez anos.

A curadoria espera manter o sucesso das edições anteriores, que contaram com a participação de empresárias, socialites, bloggers, digital influencers e do público AA.

Silmara Cassab explica que não se trata apenas de um evento de compras. “Nosso bazar é muito mais do que compras, é um shopping itinerante que alia compras, entretenimento, conhecimento, alta gastronomia e doação. Queremos que as famílias passem o dia com a gente e se divirtam. Além disso, estarão contribuindo para importantes causas sociais e isso é uma premissa dos nossos eventos, sempre aliar compra e doação”, conta a empresária.

Além de expositores de moda, acessórios, decoração, alimentação e muito mais, o evento contará com a chegada do Papai Noel contador de histórias, com a palestra “Sua Virada em 2018”, da cantora e compositora Patrícia Coelho, sorteios, espaço gorumet e outras atrações.

Responsabilidade social

Desde a primeira edição a curadoria apoia causas sociais, a cada evento, novos projetos são beneficiados para que diferentes instituições e pessoas possam ser atendidas. Desta vez, parte da renda do evento será revertida para a Instituição Casa da Criança Santo Amaro - http://www.casadacriancasantoamaro.org.br/, uma entidade sem fins lucrativos que atende a crianças e adolescentes de zero a 18 anos, apoiando os processos de desenvolvimento e formação, sempre em um ambiente acolhedor, baseado no respeito e carinho.

Além disso, outra parte da renda será revertida para o jovem Caio Branco, filho do produtor de eventos Nando Jones. Em 2016 Caio sofreu um acidente de moto que o levou à perda de 45% da massa encefálica, deixando-o praticamente imobilizado. Há também uma campanha nas redes sociais para ajudar no tratamento do Caio - https://www.facebook.com/events/288018378276289/.

Programação e atrações

  • Papai Noel contador de histórias.
  • Palestra “Sua Virada em 2018” com Patricia Coelho, cantora e compositora.
  • Food Trucks e área gourmet diferenciada.
  • Participação especial de Tozinho Branco, figura cativa na alta sociedade paulistana e tio de Caio Branco.
  • Sorteios durante todo o evento.
  • Descontos Black Christmas de até 50%.

7ª edição - Black Trend Lover – By Christmas

Curadoria: Silmara Cassab, Leda Sallum e Dudu Pacheco

Quando: 02 e 03 de dezembro - sábado e domingo

Horário: 12h às 22h30

Onde: Esporte Clubre Sírio

Endereço: Avenida Indianópolis, 1192, Planalto Paulista – São Paulo - SP

Outras informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - https://www.facebook.com/trendloversoficial/

Entrada: Franca

Atendimento à imprensa

ACTA Comunicação Integrada – www.actacomunicacao.com.br

Cristiane Sampaio - (11) 5631-1866 // (11) 9 9834-0264 (WhatsApp)

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Evento gratuito abordará tendências de mercado para ajudar os participantes a traçarem novas estratégias de sucesso para o seus negócios e venderem melhor pela internet

Na quarta-feira, 8 de novembro, acontece o Nuvem Shop Fashion Talks, evento promovido pela Nuvem Shop para falar sobre e-commerce de moda e como as marcas podem vender melhor pela internet. Um time de especialistas e influenciadores foi escalado para compartilhar histórias inspiradoras e abordar tendências do mercado para ajudar os participantes a traçarem novas estratégias de sucesso para o seus negócios.

Entre os especialistas estão Eduardo Vilas Boas, Sócio-diretor na Empreende; Juliana Perlingiere, Head de marketing e produto no site Enjoei; Luane Silvestre, Líder de Conteúdo da Nuvem Shop; as editoras e co-fundadoras do Universo Retrô Mirella Fonzar e Daise Alves; além de André Jankavski, que será mediador do painel no evento.

O #NuvemShopTalks terá início às 19h30 com credenciamento e seguirá com abertura de Eduardo Vilas Boas dando uma palestra com o tema “Empreender – Caminhos para o Sucesso”. O painel prosseguirá então com os demais especialistas falando “Como vender mais em e-commerce de moda considerando as tendências para o futuro”.

Essa é uma ótima oportunidade para pequenos empreendedores, que querem investir e ampliar os seus negócios. O evento, que conta com apoio das empresas Empreende, Universo Retrô, Enjoei e Plug, é gratuito e para participar bastante fazer a inscrição aqui.

Programação:

19:30 Credenciamento

20:00 Palestra de Abertura: Empreender – caminhos para o sucesso

20:40 Painel: Como vender mais em e-commerce de moda considerando as tendências para o futuro.

21:40 Cocktail e networking

22:00 Encerramento

Nuvem Shop Fashion Talks

Data: 8 de novembro (quarta-feira)

Horário: Das 19h30 às 22h

Local: PLUG

Endereço: Rua Lisboa, 890 – Cerqueira César, SP

Inspirados nos bralettes, tops que vão muito além da academia
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Fit Li aposta em peças versáteis que podem ser usados

nos mais variados contextos.

O primeiro sutiã, com a modelagem mais próxima ao atual, foi desenhado por Mary Tucek em 1893. Desde então a peça sofreu muitas transformações, porém deixar o sutiã a mostra sempre foi visto como deselegante e até vulgar, mas esse conceito foi deixado no passado! Atualmente a trend dos bralettes – lingeries que foram feitas para serem expostas – é uma das mais queridinhas. De vários tecidos, cores e cortes, eles não obedecem à regra alguma e podem se adequar aos mais variados ambientes, acompanhando a mulher moderna em todos os lugares.

Versatilidade é a palavra-chave para a equipe de Desenvolvimento da Fit Li e pensando nisso, a marca traz para o seu público os Top Bralettes. As peças reúnem a sustentação que a prática de exercício físico exige com todo o estilo e conforto dos bralettes, já que estão disponíveis em variados modelos e cores, sem deixar as coringa preto e cinza de lado.

Geralmente os bralettes são usados com peças que possuem graus de transparência, cortes e fendas maiores ou por cima de outras peças – camisetas brancas, por exemplo. Para mulheres mais ousadas, usar apenas os bralettes também é uma opção válida.  E as ocasiões para vestir a peça são inúmeras e podem variar desde uma festa até situações casuais, como ir ao shopping. Os tops Fit Li acompanham justamente essa pluralidade de contextos e adicionam um a mais: a academia.

As peças Fit Li podem ser encontradas em diversos pontos de venda espalhados pelo País ou no e-commerce da marca: www.fitli.com.br.

Fit Li inspira sua moda fitness nos elementos da natureza
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Com um conceito baseado em aliar conforto, tecnologia esportiva e design fashion, a marca apresenta peças que podem ser utilizadas além dos limites da academia.

A nova coleção “Acqua” da Fit Li, marca de roupa fitness que transita entre o esporte e o casual, chega apresentando tecnologia aliada às tendências do mundo da moda e promete conquistar as brasileiras pela versatilidade.

Com um conceito baseado nos 4 elementos da natureza e equilíbrio entre eles, essa coleção é inspirada na água e cada peça possui algum detalhe que remete ao ambiente aquático. Para as próximas temporadas, a empresa deve explorar os demais elementos da natureza e o equilíbrio entre eles para compor sua moda. “Nossos produtos são desenvolvidos pensando no corpo feminino, suas curvas, e sua relação com o ambiente. Nesse contexto, os elementos da natureza são um tema perfeito para a moda Fit Li”, afirma Natalia Zakia, responsável pelo time de Desenvolvimento.

Numa combinação de design, conforto, tecnologia esportiva e modelagem perfeita, a coleção tem como destaque o tecido cirrê, brilhos perolados, estampas geométricas e um enfoque especial para os tons que fazem referência ao sereismo, como azul, branco e verde-água. Mas, sem deixar de lado as cores neutras, tão utilizadas pelas brasileiras, como o preto e cinza, que ganham opções super modernas e funcionais. 

As aplicações em tule, must have dessa temporada, não deixam as calças, macacões e shorts da marca passarem em branco. O tecido confere um toque de personalidade a mais nas as peças. Já entre as camisetas e tops, o que chama atenção são os diferentes recortes apresentados. Além da super tendência que virou paixão nacional, o Strappy Bra, que surge em diversos shapes para potencializar o apelo fashion da moda Fit Li.

A coleção Acqua já está disponível para venda no e-commerce da marca: www.fitli.com.br e destaca diversas opções que ultrapassam os limites da academia, podendo facilmente compor os looks do dia a dia. Em sintonia com a tendência da próxima temporada, que destaca esse mood esportivo utilizado nos mais diferentes ambientes. 

Estação da primavera pede combinação de estampas diferentes
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A consultora de imagem Carina Alencar dá dicas para não errar na hora do mix de estampas

A chegada da Primavera é o momento ideal para tirarmos as peças estampadas do armário e arriscar combinações harmônicas de estampas. É possível fazer misturas utilizando peças de Poá, listras, flores e, ainda, peças com desenhos geométricos. A combinação perfeita é capaz de proporcionar um look elegante e estiloso. Mas, a consultora de imagem Carina Alencar alerta: “É preciso bom senso na hora da combinar estampas, senão, o look pode ficar extravagante”.

Para que não tem o costume de mesclar as estampas, a consultora indica optar por combinações mais simples, para evitar o erro. "Uma combinação clássica e que sempre cai bem são as peças de poá com listras ou, ainda, harmonizar peças florais com listras", explica Carina. Ela indica outras combinações como as listras com peças de onça, floral com poá ou listras com poá, que são combinações fáceis de acertar e que tornam o look do dia-a-dia mais harmônico e elegante. “Para as pessoas que gostam de cores mais fortes, uma blusa floral com fundo de determinada cor, cai muito bem com uma calça listrada no mesmo tom, ou vice-versa”, enfatiza a consultora.

Para não errar, Carina alerta para a combinação de cores. "Busque sempre peças que, apesar de estampas diferentes, possuam o mesmo tom. Na dúvida, opte por cores neutras como preto ou branco. Além disso, para ambientes mais formais, como, por exemplo, o trabalho, opte por estampas menos extravagantes. As flores e poá menores podem ser vistas de maneira mais harmônica", esclarece a consultora.

Para as mulheres um pouco mais ousadas na combinação de estampas, que buscam deixar o look mais alegre, sem perder a elegância, a consultora indica a combinação de estampas semelhantes, com cores e tamanhos diferentes. "Para deixar qualquer look floral elegante, coloque um blazer ou cardigan da mesma cor do fundo da peça, ou alguma cor que destaque mais", salienta Carina.

A consultora finaliza destacando estampas que devemos evitar combinar no mesmo look como onça, zebra e jacaré. “São estampas extravagantes e chamativas, então devemos evitar combiná-las”, explica.

My Personal Stylist
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Uma pesquisa feita pela plataforma online My Personal Stylist identificou o estilo predominante das brasileiras na hora de se vestir. O site entrevistou 3.500 usuárias, das quais 25% dizem optar por um look natural/esportivo para sair de casa. Adeptas de roupas práticas, casuais, de modelagem básica, confortáveis e leves, elas disseram ainda preferirem sapatos baixos e roupas soltas no corpo.

 A pesquisa apontou, ainda, que 21% se consideram “refinadas”, usuárias de peças clássicas e com detalhes sofisticados e luxuosos. Os demais estilos, em ordem, apontados pelas entrevistadas são o romântico (16%), o tradicional (15%), o sexy (9%), o urbano (8%) e o criativo (3%).

Segundo a fundadora da startup, a personal stylist Juliana Brasil, o estilo básico foi eleito o preferido entre as brasileiras, devido ao nosso clima tropical e a falta de conhecimento sobre seu próprio estilo. “No calor, queremos algo confortável e até os acessórios incomodam. Isso conta muito na hora de optar por um vestuário. Mas também existe uma queixa recorrente entre minhas clientes, comprovada pela pesquisa. 85% das usuárias disseram possuir dúvidas recorrentes relacionada a sua imagem. Ou seja, muitas vezes, por insegurança de errar, ela deixa de vestir algo que reflita sua personalidade”, conta.

Dentre os sete estilos universais, o refinado, segundo Juliana, mostra a preocupação das mulheres em serem elegantes e se adequarem ao ambiente profissional. 92% das entrevistadas responderam trabalharem fora de casa. “Se sentir bem, para as brasileiras, é muitas vezes, se sentir elegante." Os estilos que menos pontuaram, o criativo e o dramático urbano, são os dois estilos mais extravagantes. Juliana afirma que "As brasileiras têm receio em exprimir sua personalidade em suas roupas devido ao nosso tradicionalismo. As londrinas, por exemplo, são extremamente desapegadas a qualquer tipo de regra ou padrão, cada mulher tenta expressar ao máximo suas crenças e valores através do seu estilo de vestir independente do look que está na moda”.

Apesar de serem consideradas mulheres sensuais pelo mundo todo, o estilo sensual posicionou em quinto lugar. “Fazemos associação direta de sensualidade a vulgaridade, o que não é verdade. A vulgaridade está no excesso”, explica Juliana.

Ainda sobre a pesquisa, 60% das mulheres responderam não saber como combinar as peças entre si, 56% não sabem como usar a roupa para valorizar os pontos fortes do corpo ou não conhecem as cores que melhor lhe caem bem. Quando possuem dúvidas relacionadas ao estilo, 68% buscam informações na internet e 75% estaria disposta a pagar por um serviço profissional de consultoria de imagem.

SOBRE A MYPS:

A My Personal Stylist é uma startup composta por especialistas em moda e tecnologia com o propósito de levar mais confiança e autoestima para todas as mulheres. A primeira e única plataforma do Brasil que entrega serviços de Consultoria de Imagem e Estilo de maneira automatizada através de algoritmos. No ar há mais de um ano, a ideia surgiu do desejo da Personal Stylist e fundadora da startup, Juliana Brasil, de tornar o serviço da Consultoria de Imagem mais acessível a todas as mulheres do país e a qualquer momento, atendendo a uma demanda identificada no mercado.

 Ajudamos nossas usuárias a conhecerem melhor seu corpo, estilo, entender o que lhe cai bem, como combinar roupas e a fazer compras mais conscientes e acertadas através da nossa curadoria e indicação de peças de acordo com o perfil. Ou seja, ajudamos as mulheres a saberem o que as valoriza e como expressar sua identidade, auxiliando nas escolhas individuais mais adequadas, pois acreditamos que assim, elas se sentirão mais confiantes e seguras com a sua imagem.

 SOBRE JULIANA BRASIL

Juliana Brasil é Personal Stylist, idealizadora e CEO da plataforma My Personal Stylist. Publicitária e especialista em Gestão de Negócios pela FDC, atua no mercado como Personal Stylist há mais de 5 anos atendendo a clientes pessoa física, empresas e contribuindo com pautas para os principais veículos de Minas como Globo. Foi eleita na edição BH05 do programa Lemonade como a melhor empreendedora da rodada. Atualmente, a startup My Personal Stylist participou do programa Fiemg Lab e está sendo acelerada no programa de aceleração do Governo do Estado, o SEED, Um dos maiores programas da América Latina.

SERVIÇO

www.myps.com.br
Facebook.com/MYPS.MyPersonalStylist
Instagram: @mypsoficial

Varejo de moda promove o desenvolvimento e a sustentabilidade da cadeia de valor
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Promotora do diálogo entre os diversos elos da cadeia produtiva, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que congrega as mais representativas redes varejistas de moda no Brasil, registra passos importantes rumo ao desenvolvimento sustentável da complexa rede de fornecimento local que envolve desde a produção de fibras, fiação, indústria têxtil, indústria de confecções até o varejo.

Ao concentrar uma agenda positiva de iniciativas, além de articular soluções conjuntas para problemas comuns, a Associação tem protagonizado inúmeras conquistas, entre elas as relativas ao Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da cadeia de valor da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno, combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular por fabricantes e seus subcontratados.

“Como elo importante da cadeia, o varejo de moda tem assumido cada vez mais o papel de articulador das melhores práticas no segmento de vestuário, calçados, bolsas, acessórios e de artigos têxteis para o lar, somando apoio a projetos que visam a evolução das cadeias de fornecimento”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

Conheça algumas das iniciativas:

Programa Brasil Mais Produtivo (B+P)

O resultado da parceria firmada pela ABVTEX com o SENAI CETIQT-RJ em prol da adesão de fornecedores de vestuário do Estado do Rio de Janeiro junto ao Programa Brasil Mais Produtivo, iniciativa do governo federal que visa auxiliar as empresas industriais a melhorar seus processos produtivos, com implementação de ações rápidas, eficientes e de baixo custo, é bastante positivo: 40% das vagas ocupadas no setor de vestuário são de empresas participantes do Programa ABVTEX.

“Este programa coordenado pelo MDIC é uma resposta rápida ao dilema da baixa produtividade da indústria e uma oportunidade única para melhoria da competitividade. Há fornecedores que já registram resultados muito expressivos, com aumento médio de 58% de produtividade”, diz Lima.

Parceria com a OIT no setor têxtil da Cidade de São Paulo

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o Instituto C&A, o Instituto Lojas Renner e a Zara Brasil formalizaram em maio deste ano uma parceria para a realização de um novo projeto de promoção do trabalho decente no setor de confecção na cidade de São Paulo.

O projeto atua em três eixos: promover o treinamento em gestão de negócios para imigrantes latino-americanos proprietários de oficinas de costura (especialmente em micro e pequenas empresas); promover a conscientização dos trabalhadores imigrantes que trabalham em oficinas de costura sobre seus direitos no Brasil e formas de regularização; e reforçar a capacidade de articulação das instituições governamentais dos níveis federal, estadual e municipal para criação e implementação de políticas públicas de acolhimento do imigrante.

Programa Valor em Cadeia

O Programa Valor em Cadeia, promovido pelo Uniethos e pelo Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como principal objetivo melhorar o desempenho do negócio, o bem-estar dos funcionários e a gestão ambiental das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

“Firmamos a parceria com o Uniethos para incentivar a adesão das MPMEs de confecção que participam do Programa ABVTEX para formulação de estratégias de gestão e desenvolvimento dos negócios”, informa Lima.

Laboratório da Moda Sustentável

Em uma nova parceria firmada entre a OIT (Organização Internacional do Trabalho), ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) e Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), com o apoio do Instituto C&A e a realização do Instituto Reos, foi lançado recentemente o Laboratório da Moda Sustentável - Por um setor do vestuário mais sustentável e justo, uma iniciativa multissetorial, em nível nacional, com o objetivo de abordar e transformar os principais desafios do setor de vestuário no Brasil.

Com um grupo de participantes com legitimidade e capacidade de influenciar a transformação do setor, a intenção é criar e prototipar iniciativas de sustentabilidade que tragam inovações para o setor de vestuário em temas relevantes, tais como: informalidade, condições de trabalho precarizado ou forçado, modelo de negócio, matérias-primas, questões ambientais, sociais e de consumo.

“Esperamos alcançar impactos positivos no mercado de moda no Brasil que reverberem pelos próximos anos. O projeto prevê resultados alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como melhores condições de vida e trabalho no setor; e consumidores mais orientados e conscientes”, ressalta Lima.

Invista em looks harmoniosos para disfarçar quadril largo
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Blusas e colares são ideias para chamar a atenção para a parte de cima do corpo

O perfil de corpo das mulheres brasileiras é intitulado como “violão” por apresentar cintura fina, quadril largo e pernas grossas. Apesar deste perfil chamar a atenção, em especial do público masculino, é preciso certo cuidado na combinação de peças, tornando a aparência mais harmônica. Pensando em contribuir com as pessoas que apresentam contornos mais avantajados, a consultora de imagem, Carina Alencar, dá dicas para ajudar a escolher o look certo na hora de sair de casa.

“Algumas peças alongam a perna e disfarçam o quadril mais largo, deixando o look visivelmente mais agradável. Mas a ideia, é sempre usar blusas e acessório chamativos, atraindo a atenção para a parte de cima do corpo e suavizar a parte de baixo”, explica a consultora.

Carina salienta que mulheres com pouco busto, podem apostar em blusas com babados, para dar volume na parte superior. Além disso, blusas com estampas, brilhos, cores fortes e decotes, devem estar sempre entre os looks escolhidos, pois chamam atenção e atraem olhares. “Peças com golas e lenços no pescoço também são ótimas opções para destacar o colo”, ressalta Carina.

Além disso, ela indica usar blazers e camisas que tenham um comprimento mais longo, para cobrir o quadril.

Para a parte de baixo, a consultora sugere usar peças mais largas e de cores mais escuras. “Calças pretas disfarçam. Calças brancas destacam. Além disso, calças sknnies marcam o corpo, realçando quadril largo”, frisa Carina, que recomenda calças flare para compor o look.  As saias e vestidos devem ter a altura um pouco a cima do joelho, disfarçando as gordurinhas indesejadas e evidenciando a batata da perna, por ser mais fina. "invista em saias e vestidos evasê. O formato em "A" valoriza o corpo, pois afina a cintura e disfarça o quadril", finaliza a consultora.