Publicado em Educação

Carreira: site reúne análises de matérias de faculdades escritas pelos próprios alunos

por em11 Outubro 2017 36 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Carreira: site reúne análises de matérias de faculdades escritas pelos próprios alunos Divulgação

Faculdades.inf.br remunera estudantes e graduados

interessados em escrever sobre seus cursos 

 

Escolher o curso superior mais adequado para a carreira almejada é um dos momentos mais delicados dos estudantes que planejam seu futuro. A indecisão muitas vezes é agravada pela dificuldade de encontrar informações sobre as instituições e as disciplinas. Um site, entretanto, promete facilitar a vida dos estudantes.

Criado em 2016 pelo analista de sistemas, professor e consultor de projetos de internet Luis Ribeiro, o faculdades.inf.br reúne textos sobre diversas matérias escritas pelos próprios universitários e graduados nos respectivos cursos.

“Sou professor há quase 20 anos e nesse tempo me chamou atenção o fato de vários alunos não terem muita ideia do que iriam estudar no curso em que haviam se matriculado. Existem aqueles casos em que você nota que o aluno ‘caiu de paraquedas’ e, em outros, embora bem-intencionados, acabam se surpreendendo quando descobrem que determinada matéria tem muita matemática ou que as aulas de outra disciplina são essencialmente teóricas e por aí vai”, comenta o idealizador da plataforma, que funciona como uma espécie de rede colaborativa.

Até o momento o site conta com a colaboração de alunos de dezenas de instituições, como USP, UFMG, UERJ, UFJF, UNIFESP, PUC-SP, UFSC e UFABC, entre outras. O cadastro do portal já conta com mais de 1600 estudantes e 518 textos sobre matérias de 39 cursos superiores, de Humanas, Exatas e Biológicas. Além disso, a base de dados já tem mais de 2000 disciplinas aguardando análise.

Os textos têm como principal vantagem oferecer uma visão interna e detalhada sobre quem vivencia ou já vivenciou a rotina dos cursos, abordando questões como as particularidades das aulas, as maiores dificuldades, o que os professores mais exigem e quais livros são recomendados. Os interessados em colaborar devem se cadastrar no site e produzir conteúdo original de acordo com um padrão preestabelecido, sem erros de português e em conformidade com a proposta do projeto.

Além de ajudar seus pares, os autores são remunerados de acordo com o tamanho do texto. “A proposta do portal tem atraído bastante a atenção de estudantes e graduados. Temos jornalistas, advogados e doutores, entre outros profissionais, fazendo importantes contribuições”, afirma Luis.

Segundo Luis, o foco inicial são os cursos tradicionais de bacharelado e licenciatura, mas no futuro a ideia é expandir para alcançar também os cursos superiores tecnológicos (ou de curta duração).

Ralcoh Comunicação

Ralcoh Comunicação has not set their biography yet

Website.: