Publicado em Educação

Clubes de leitura em presídios celebram Dia Mundial do Livro

por em17 Abril 2017 62 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Ribeirão Preto (SP), 17 de abril de 2017 - A Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária do Estado, e o Instituto Palavra Mágica realizam, nesta terça-feira (18/04), o Seminário "Clubes de Leitura no Sistema Prisional: Experiências em Ribeirão Preto e Região". O encontro, que acontece na sede da Fundação do Livro e Leitura, em Ribeirão Preto, reunirá especialistas em políticas públicas, gestores e mediadores de leitura que atuam no projeto Clubes de Leitura Palavra Mágica em Presídios, que acontece em algumas regiões do Estado.

A atividade faz parte das comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, celebrado no dia 23 de abril, em homenagem a William Shakespeare e Miguel de Cervantes, dois dos maiores nomes da literatura mundial de todos os tempos. Já o dia escolhido para o seminário, 18 de abril, é a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, quando se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Atualmente, estão em funcionamento na região 18 clubes de leitura, espalhados por penitenciárias em  Ribeirão Preto, Franca, Serra Azul, Jardinópolis, Araraquara, Taiúva e Pontal, com um total de 270 participantes, entre homens e mulheres. A parceria entre o Instituto Palavra Mágica e a Funap existe desde 2009 e, segundo o gerente do órgão na região, Silvio Luis do Prado, já se tornou uma tradição organizar o evento nesta época do ano para, ao mesmo tempo em que se comemora o Dia Mundial do Livro, avaliar o funcionamento dos clubes e discutir novas estratégias de atuação.

Os clubes de leitura integram o Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania da Funap, denominado "De olho no futuro". O evento tem apoio do Grupo de Ações Regionais de Trabalho e Educação (GRATE), da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Noroeste do Estado e da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, que cedeu seu auditório para a realização.

PROGRAMAÇÃO

Seminário "Clubes de Leitura no Sistema Prisional: Experiências em Ribeirão Preto e Região"

Abertura

José Antonio Leme, superintendente da FUNAP

Galeno Amorim, presidente da Fundação Observatório do Livro e da Leitura/Instituto Palavra Mágica

Intervalo
Relato das experiências de uma unidade prisional e depoimento dos monitores
Apresentação do grupo Leia Mulheres, de Ribeirão Preto

Exibição do vídeo com a reportagem da GloboNews sobre clube de leitura no sistema prisional
Vídeo-depoimento de Carlos Andrade, ex-monitor da Funap e mediador de clubes de leitura em presídios
Exposição de algumas fotos de Clube de Leitura e de livros utilizados no projeto do acervo Palavra Mágica

Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jd. América, Ribeirão Preto (SP)
40 vagas - Haverá certificação para os participantes

Verbo Nostro Comunicação Empresarial

Verbo Nostro Comunicação Empresarial has not set their biography yet

Website.: