Publicado em Educação

Colégio Franciscano Sagrada Família investe em Ensino Híbrido

por em22 Março 2017 224 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Metodologia mescla o ensino tradicional com recursos tecnológicos; ideia é despertar o interesse do aluno no tema debatido em sala de aula

Puff, computador, videogame e televisão. Parece a descrição de um quarto de um adolescente ou de uma sala de estar, mas são os itens do mais novo espaço do Colégio Franciscano Sagrada Família, a sala de ensino híbrido. A ideia do colégio, localizado no bairro Caiçara, é adaptar o ensino aos tempos atuais e aliar a tecnologia ao ensino tradicional, principal proposta do Ensino Híbrido. “A intenção dessa metodologia é aproximar a sala de aula do ambiente ao qual o aluno está familiarizado. É promover a motivação do aluno em aprender de uma maneira diferente. Utilizando uma linguagem que ele domina, a tecnologia”, destaca Ubiratan Nunes, Coordenador Pedagógico da instituição.

O conceito do Ensino Híbrido é promover o uso da tecnologia com as ferramentas tradicionais do ensino. É uma mescla do ensino online com o ensino presencial, onde o aluno é dono do seu próprio aprendizado. “É trabalhar a personalização do ensino e da aprendizagem. Nem todo mundo aprende da mesma forma, por isso é essencial investir em novos métodos de ensino e usar os recursos tecnológicos em prol da educação. De maneira que o aluno compreenda e assimile o tema que está em debate”, diz Ubiratan.

Um dos diferenciais do Ensino Híbrido é que ele estimula ainda mais a interatividade entre educadores e estudantes e permite que os alunos aprendam em tempos e locais variados. “Não há uma forma única de aprender. A aprendizagem é um processo contínuo. E, por isso, precisamos descentralizar os métodos de ensino e apostar em coisas novas”, ressalta o Coordenador do Colégio Franciscano Sagrada Família. A proposta da instituição é usar o novo espaço para as aulas interdisciplinares e também oficinas de cinema, teatro, meditação, palestras e debates, onde os alunos podem sugerir temas para trabalharem com os professores na Sala de Ensino Híbrido.

O modelo do Ensino Híbrido propõe a mescla de dois modos de aprendizagem, o online e o off-line. No online, é o período em que o aluno estuda sozinho com o auxílio dos recursos tecnológicos. Já no off-line, é o momento em que o estudante desenvolve trabalhos em grupo com os professores e demais colegas da turma, valorizando o aprendizado coletivo e colaborativo. Na Sala de Ensino Híbrido do Colégio Franciscano Sagrada Família serão trabalhos em conjunto os dois métodos de forma complementar e simultânea, desenvolvendo e estimulando o pensamento crítico dos alunos.

Uma das primeiras atividades desenvolvidas com os estudantes foi a aula de criação, para escolher o nome da sala de estudos híbridos. Hoje, o espaço é conhecido no colégio como “Sala Verde”, uma referência a decoração do local. Após participarem a aula, os estudantes ainda estão definindo o nome do novo espaço de estudos.

Última modificação em 24 Março 2017