Educação

43° edição bianual do evento de habilidades globais realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, terá mais uma vez o suporte da companhia

Mais de 1.200 alunos do ensino profissional de todo o mundo chegam aos Emirados Árabes para demonstrar suas habilidades e competir para tornarem-se, quem sabe, os melhores do mundo, na WorldSkills Abu Dhabi 2017. Pela 10ª vez a Fluke, líder global em tecnologia portátil de teste e medição eletrônica, é um dos patrocinadores deste evento de habilidades globais que promove e celebra a educação profissional.

O WorldSkills 2017 acontece de 15 a 18 de outubro no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi. Esta é a primeira vez que a competição é realizada no Oriente Médio.

Maior competição de habilidades do mundo, a WorldSkills reúne alunos do ensino profissional de mais de 77 países para competir em 51 categorias diferentes relacionadas a profissões técnicas, com um público estimado em 150 mil pessoas. Os competidores, todos com idade inferior a 22 anos, simulam desafios reais de suas profissões que devem ser cumpridos de acordo com as normas internacionais da indústria.

A delegação brasileira é a atual campeã do torneio e neste ano, o país tem possui representantes em 50 categorias, com destaque para Mecatrônica, Web Design e Refrigeração, áreas que o Brasil tem sido referência em outras edições.

“Para a Fluke, patrocinar a WorldSkills reforça o comprometimento da organização em apoiar a educação profissional”, diz Poliana Lanari, Diretora Geral da Fluke do Brasil. “É inspirador ver o nível de excelência e profissionalismo desses jovens estudantes. Essa competição estimula ainda mais o investimento e a participação em iniciativas educacionais. Quando você apoia a educação está contribuindo para o futuro do país”.

A Fluke disponibilizará suas ferramentas de teste que serão utilizadas em 11 categorias: Cabeamento de Rede de Informações, Manutenção de Aeronaves, Tecnologia Automotiva, Refrigeração e Ar Condicionado (HVAC), Manufatura, Eletrônica, Instalações Elétricas, Sistemas de Controle Industriais, Robótica Móvel, Administração de Sistemas de Redes de TI e Indústria Mecânica. Nesta edição, a companhia projetou um estande totalmente interativo no qual o público poderá ver, na prática, o funcionamento de suas ferramentas. Além disso, as pessoas podem acompanhar as atividades por meio das redes sociais da Fluke: Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn e YouTube e na página de atualização do Fluke WorldSkills.

Sidnei Batista é um dos palestrantes e também diretor da Távola do Saber, empresa especializada em treinamento
Publicado em Comportamento

A maneira como o nosso inconsciente afeta nossa maneira de pensar e agir sempre foi alvo de estudo. O primeiro psicanalista a tentar explicar isso foi o suíço Carl Gustav Jung, discípulo de Freud, que criou uma série de arquétipos – que é a primeira imagem que pensamos quando nos referirmos a alguma coisa específica – para facilitar esse entendimento.

Alguns especialistas trabalham hoje com apenas quatro deles, considerados os “modelos” pessoais mais comuns de comportamentos ou personalidades. Esses “arquétipos” são divididos em “Rei”, “Guerreiro”, “Mago” e “Amigo”. Cada um deles possui características próprias e podem ser percebidas com certa facilidade.

Por exemplo, um deles é criativo, intuitivo e inovador; o outro é realizador, focado em tarefas e determinado. Também há um arquétipo mais sistemático, lógico e organizado; enquanto existe outro mais emotivo, focado em pessoas e sociável.

Porém, não basta apenas entender exatamente em qual deles você melhor se encaixa, mas também aumentar a percepção dos seus pontos fortes e fracos a partir dessas características; e descobrir a melhor maneira de se relacionar com as outras pessoas e seus arquétipos.

São esses os objetivos do Life Trace, um curso de imersão que acontecerá neste final de semana em São Paulo. Durante três dias, os coaches Sidnei Batista e Marco Acras vão avaliar e fazer cada aluno entender porque ele pensa e age de determinada maneira ao longo do seu dia a dia.

“Por esses motivos, dizemos que o curso é direcionado para pessoas que estão em mudança de carreira e iniciando uma nova fase na sua vida profissional; que enfrentam desafios em seus relacionamentos; que buscam novos conhecimentos e ferramentas para aplicação em sua vida pessoal e profissional; e claro, profissionais que querem aumentar suas competências”, explica Sidnei Batista, um dos palestrantes.

Entre os seus benefícios estão a identificação do perfil comportamental das pessoas com quem você se relaciona, aprendendo a lidar melhor com elas; o desenvolvimento da inteligência emocional, compreendendo como lidar com os gatilhos emocionais; e o reconhecimento de suas forças, talentos e áreas de risco, com impactos decisivos em sua vida pessoal e profissional.

Em termos didáticos, a base do Life Trace é bastante ampla. Envolve conceitos de Howard Gardner (“As Sete Inteligências Múltiplas”); Paul Ekman (“Inteligências Emocionais”) e, claro, dos autores Robert Moore e Douglas Gillette (“Os Quatro Arquétipos”). Tudo isso é transmitido aos alunos através de experiências, vivências e dinâmicas.

“Hoje temos muitos elementos para serem trabalhados, incluindo conteúdos conceituais, emocionais e atitudinais, que precisam de uma atenção especial. Ao longo de todo o processo, ajudamos os alunos a desenvolver um planejamento pessoal, que irá ajudá-los não apenas a entender onde estão nesse momento, mas principalmente a refletir, revisar e agir para levá-los aonde desejam chegar”, explica Marco Acras, outro palestrante do curso.

Quem tiver interesse em saber mais sobre o Live Trace terá uma boa oportunidade neste final de semana. As atividades acontecerão no Hotel Fazenda Estância Atibainha, entre os dias 04 e 06 de agosto. Inscrições e outras informações podem ser encontradas no endereço www.lifetrace.com.br

Serviço

Curso: "Life Trace"
Site: www.lifetrace.com.br
Datas: 04, 05 e 06 de agosto
Início: às 19h do dia 04/08
Término: às 16h do dia 06/08
Local: Hotel Fazenda Estância Atibainha – Atibaia (SP)
Endereço: Rod. Dom Pedro I, s/n - Estância Atibainha, Nazaré Paulista
Metodologia: vivencial (teórico / prático)
Incluso: Hospedagem, alimentação. material didático e certificado
Inscrições / informações: https://lifetrace.com.br/inscreva-se/ ou pelo telefone (11) 99942-4393.

Sobre o Life Trace

O Life Trace é fruto dos esforços de duas empresas de treinamento com bastante experiência no mercado. A Távola do Saber - empresa especializada em cursos, palestras e programas de desenvolvimento humano e organizacional – juntou seu know-how com a ElloCorp, que utiliza a música como ferramenta para potencializar o aprendizado de competências e habilidades no processo do desenvolvimento humano.

Sindicato dos Jornalistas de São Paulo promove curso inédito no Brasil
Publicado em Educação

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo realiza em 29 de abril, das 9h às 16h, o curso ‘Comunicação d o Futuro: A Assessoria do Amanhã’. Dirigido a jornalistas e estudantes de comunicação, o curso é inédito no Brasil e será ministrado pelo jornalista e professor Gilberto Lorenzon no Auditório Vladimir Herzog. 

Dividido em três módulos (Mundo do Futuro, Empresas do Futuro e Assessoria do Futuro), o curso abordará o ‘admirável mundo tecnológico’ que se descortina diariamente à nossa frente, a ruptura com os atuais modelos ortodoxos e opressivos de comunicação corporativa e a tecnologia como propulsora de novos caminhos para assessorias de imprensa e profissionais da área. 

Prever o amanhã pode ser perturbador”, afirma Gilberto Lorenzon. “Mas o assessor, a exemplo de quem leva um casaco ao visitar um país de gélidas temperaturas, precisa planejar e estar preparado para o futuro - afinal, no contexto da comunicação corporativa, as assessorias de imprensa deverão sempre ocupar posição de destaque e de vanguarda para crescer, se aprimorar e gerar leads de negócios para seus clientes”.

“Comunicação do Futuro: A Assessoria do Amanhã” acontece em 29 de abril, das 9h às 16h, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Auditório Vladimir Herzog - Rua Rego Freitas, 530 - próximo ao Metrô República). O curso será certificado pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Informações sobre inscrição e investimento estão disponíveis em www.sjsp.org.br ou fone 11. 3217-6299.

O curso conta ainda com apoio da CPAJAI – Comissão Permanente e Aberta dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa, que desde 1984 organiza oficinas e debates sobre esse segmento de trabalho do jornalista.

O jornalista Gilberto Lorenzon acumula experiência como professor nas instituições Cásper Líbero, Belas Artes, Metodista, Senac e Uninove. Foi assessor de imprensa da CET e CPTM, é atualmente coordenador de Media Training da agência Allameda.com (www.allameda.com) e autor, junto com Alberto Mawakdiye, do livro ‘Manual de Assessoria de Imprensa’ (Editora Mantiqueira).

Serviço
Curso Comunicação do Futuro: A Assessoria do Amanhã
Palestrante: Professor e jornalista Gilberto Lorenzon
Quando: 29 de abril de 2017
Horário: 9h à 16h
Local: Auditório Vladimir Herzog - Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Endereço: Rua Rego Freitas, 530 (Metrô República) - São Paulo/SP
Inscrições: (11) 3217-6299 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Investimento,
condições e conteúdo programático: www.sjsp.org.br
Certificado: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Depois da iniciativa inovadora de inaugurar polos de Educação a Distância em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, a Flex S.A., empresa de gestão de relacionamentos com foco em contact center e gestão de crédito e cobrança, forma seus primeiros alunos de pós-graduação. Os polos da universidade estão localizados dentro das unidades da Flex de Florianópolis e Lages e as unidades de Xanxerê e São Paulo oferecem uma parceria com a Universidade, facilitando o acesso dos profissionais da empresa à um ensino superior de qualidade.

Lisandro Abreu, foi um dos primeiros alunos formados pelo polo de EAD da Flex criado em 2014. Funcionário da Flex há quase 4 anos, o gerente de planejamento concluiu a pós-graduação de Gestão da Informação e conta que sempre desejou fazer uma especialização, mas fatores como falta de tempo, valor alto das mensalidades e distância o impediram de realizar esse desejo antes. “Quando a Flex trouxe o polo de EAD para dentro do prédio onde eu trabalho, com valores que eu realmente podia pagar, não hesitei em nenhum momento em me inscrever para a pós-graduação. Esse é um super diferencial da empresa, que sempre apoia e incentiva muito os funcionários”, explicou.

Depois da iniciativa de Lisandro, outros membros de sua equipe já se inscreveram para a próxima turma que se inicia agora, buscando aprimorar a formação e ter novas perspectivas de carreira. “O diploma somado a um bom trabalho abre muitas portas dentro da Flex. Acredito que agora que me formei, surgirão novas oportunidades de crescimento para mim dentro da empresa”, contou.

A expectativa é que em 2016, 500 profissionais se inscrevam nos mais de 20 cursos superiores nas modalidades de graduação tecnológica (2 anos), graduação (4 anos) e pós-graduação (1,5 anos). A Flex tem a meta de formar mil alunos em até quatro anos e vai investir R$5 milhões nas mensalidades e estrutura física dos pólos.

Pensando sempre em facilitar formação de seus profissionais para garantir a qualidade de seus serviços, a empresa lançou em 2015 o PROED Flex, programa de incentivo à educação que oferece 200 bolsas de estudos a lideranças e também outras funções como teleatendentes, monitores de treinamento, recepcionistas, auxiliares e assistentes fazendo com que os profissionais tenham o custo básico de R$ 70,00 de mensalidade nos estudos no polo.

“Incentivar o desenvolvimento das pessoas está no DNA da Flex. Acreditamos na importância da formação superior para a construção da carreira dos nossos profissionais e o diploma universitário é uma conquista que deve ser incentivada por todos e que agora está mais próxima de nossos funcionários”, declarou Topázio Silveira Neto, presidente da Flex.

Sobre a Flex

Fundada em 2009 em Florianópolis, a Flex S.A. atua na gestão de relacionamentos, prestando serviços especializados para grandes clientes nacionais, em operações de atendimento, vendas e análise para concessão de credito e cobrança. A Empresa emprega mais de 10 mil profissionais e possui quatro unidades em Florianópolis (SC), duas unidades em Lages (SC), uma em Xanxerê (SC) e cinco unidades em São Paulo (SP), oferecendo aos clientes e ao mercado processos para uma gestão de relacionamentos mais eficiente e dentro do moderno conceito de full service. www.flexcontact.com.br

Quarta, 17 Agosto 2011 10:06

Profissão que abre portas

O porteiro não tem só a função de abrir portas, ele também protege o morador. Essa afirmação é do instrutor do Aperfeiçoamento para Porteiro de Edifício do Senac, Luiz Antonio Rubin. “As pessoas querem mais segurança e por isso investem na contratação de profissionais qualificados para cuidar das portarias”, afirma.

Os complexos sistemas de segurança, portarias informatizadas e o elevado grau de exigências dos condôminos exige que esses profissionais se qualifiquem cada vez. E os salários acompanham esse novo patamar de especialização. Segundo Rubin, o salário médio de um porteiro em Curitiba é de R$1.800. No entanto, para ingressar na área, é obrigatório ter um curso de qualificação. “Ninguém coloca uma pessoa despreparada em uma portaria, porque ela praticamente tem a chave de sua casa”, avalia o instrutor.

Por isso, quem deseja se preparar para ingressar na profissão ou quer se aprimorar, pode se inscrever na próxima turma do Aperfeiçoamento para Porteiro de Edifício do Senac, que irá começar em 22 de agosto. As aulas serão realizadas de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, na escola localizada no Centro de Curitiba, na Rua André de Barros, 750.

O curso abrange conhecimentos como relacionamento interpessoal, legislação de condomínio, fluxo de correspondências e encomendas e como proceder em situações de emergência tais como falta de água, falta de energia elétrica, vazamento de gás, interfone quebrado ou alagamentos. Também apresenta dicas de prevenção de acidentes e incêndio e noções do funcionamento dos sistemas hidráulico, elétrico, gás e elevador.

Com um diploma do Senac na mão e com o mercado imobiliário em expansão, oportunidade de emprego não vai faltar. De acordo com Rubin, cada condomínio com portaria 24 horas emprega em média quatro profissionais para completar os turnos e cobrir as folgas. “Alguns condomínios mais preparados chegam a ter dois porteiros por turno”, completa.

Mais informações sobre o curso do Senac no www.pr.senac.br ou no 0800 643  643.

Serviço:

APERFEIÇOAMENTO PARA PORTEIRO DE EDIFÍCIO - 21h
CURITIBA Centro
19/09 a 28/09
19h00 às 22h00 seg ter qua qui
Pré-requisitos: 18 anos/ 4ª série do Ensino Fundamental/ Porteiros de edifícios.
Investimento: R$ 160,00 ou 1+1 R$ 80,00
À vista com desconto: R$ 155,20