Publicado em Educação

Evoluir leva programa ‘Nau dos Mestres’ para nove cidades do país

por em11 Outubro 2017 57 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Projeto proporciona experimentos científicos e desafios interativos que instigam o aprendizado dos alunos
 

Aprender para além da sala de aula os encantos da química, física e biologia, essa é a marca registrada do projeto ‘Nau dos Mestres’, realizado pela Evoluir, empresa especializada na criação de conteúdos e metodologias educacionais, e desenvolvido em parceria com o Ciência Show. No mês de outubro, o programa passará por Coxilha (RS), Rolândia (PR), Petrolina (PE), Uberlândia (MG), Morrinhos (GO), Santa Cruz das Palmeiras (SP), São José dos Campos (SP), Sorriso (MT) e Campo Verde (MT).  
 

A ação contará com alunos e professores da rede pública e busca despertar o interesse dos estudantes para as ciências, com experimentos e desafios de conhecimento científico, tudo isso conduzido por especialistas na área da educação. A experiência para além da aprendizagem dos alunos é o aperfeiçoamento dos professores. “O projeto Nau dos Mestres é um recurso pedagógico que possibilita ao educador levar conteúdo aos alunos de forma criativa e lúdica, colocando o aluno como protagonista de seu aprendizado com experiências físicas, sensoriais e táteis”, afirma Junior Ribeiro, coordenador do programa.
 

A cada projeto são disponibilizados livros com o descritivo dos experimentos, livros temáticos para os alunos, CDs com autodescrição dos livros, além de material com 24 planos de aulas para os mestres, a fim de perpetuar os conhecimentos adquiridos de forma mais interativa e divertida.
 

Além dos materiais, existe o apoio de um laboratório móvel, que contém itens divididos em quatro caixas: Merlim, que aborda os conteúdos de química, Leonardo da Vinci, onde o assunto é física, Gaia que trata de biologia e Apolo onde as crianças aprendem sobre ótica. Nas caixas estão objetos necessários para a realização de desafios a serem cumpridos pelas crianças e que são propostos pelos quatro mestres nas histórias presentes nos livros dos alunos.
 

O programa, que é viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, já foi implantado em escolas públicas de diversos estados do país.

Serviço: Nau dos Mestres

09/10 - Coxilha (RS) - Escola Municipal de Ensino Fundamental Pantaleão Thomaz;

10/10 - Rolândia (PR) - Escola Sebastião Feltrin;

17/10 – Petrolina (PE) – SEDUC;

19/10 - Uberlândia (MG) - Centro de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz;

20/10 – Morrinhos (GO) – NTE;

23/10 - Santa Cruz das Palmeiras (SP) – ETEC;

24/10 - São José dos Campos (SP) - Centro de formação do educador;

24/10 – Sorriso (MT) - Secretaria de Educação

30/10 - Campo Verde (MT) - Escola Paulo Freire;