Publicado em Educação

Fundação do Livro e Leitura promove Salão de Ideias com Gustavo Ávila

por em15 Agosto 2017 71 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Durante a programação cultural serão realizadas venda de livros, sessão de autógrafos e também o encontro mensal do Clube de Leitura  com leitura de “O sorriso da hiena”, primeiro livro lançado pelo escritor. Evento acontece no dia 24 de agosto, às 19h, na sede da Fundação, em Ribeirão Preto. A entrada é gratuita

Ribeirão Preto (SP), 15 de agosto de 2017 – A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza no próximo dia 24 de agosto, a partir das 19h, em sua sede, mais um Salão de Ideias em conjunto com o Clube de Leitura. Desta vez, o evento terá a presença do escritor Gustavo Ávila que vai participar da análise e reflexão de seu primeiro livro “O sorriso da hiena”. No local haverá venda de livros do autor e sessão de autógrafos.

As duas atividades fazem parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e contam com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC e se complementam. O Salão de Ideias é uma oportunidade para o público leitor conhecer de perto autores e dialogar com eles para uma reflexão mais profunda sobre as obras lidas. Já o Clube da Leitura foi criado com o objetivo de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores e estilos literários. Recentemente, o grupo ganhou um novo perfil através da curadoria da bibliotecária Gabriela Bazan Pedrão, doutoranda em Ciências da Informação pela Unesp.

Ávila ingressou no mundo da escrita ao entrar no mercado publicitário como redator, há mais de dez anos. A ideia do seu primeiro livro nasceu durante o tempo em que morou em Florianópolis e viajou com ele em suas mudanças. Foram mais de três anos escrevendo e reescrevendo até colocar o ponto final no "O sorriso da hiena" que, em 2016, teve os direitos comprados pela Globo.

Com uma trama complexa de suspense e jogos psicológicos, “O sorriso da hiena” apresenta a história de William, um respeitado psicólogo infantil, que, atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral.

Para a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Adriana Silva, a fusão de dois programas permanentes da Fundação num único evento fortalece os objetivos de difusão e formação de novos leitores.  “São atividades como essas que possibilitam a formação do leitor e, na maioria das vezes, os apresentam e até os colocam de frente com escritores renomados, o que aguça a curiosidade e amplia o prazer e o gosto pela leitura”, diz.

A coordenadora de programação, Laura Abbad, acrescenta que os espaços dos Salões de Ideias e do Clube de Leitura da Fundação do Livro também cumprem o papel de apresentar novos escritores aos leitores que participam. “Procuramos apresentar novos autores e novas propostas literárias ao público e aproximá-los desta produção, incentivando também os escritores que estão se lançando no país”.

O Salão de Ideias é aberto ao público em geral: estudantes, escritores, professores, profissionais e amantes da literatura. A entrada é gratuita.  As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]fundacaodolivroeleitura.com.br ou pelo telefone (16) 3911 1050. A sede da Fundação do Livro e Leitura fica na Rua Prof. Mariano Siqueira, 81, Jardim América, Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal.  Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.

Atualmente, a diretoria da Fundação é representada pela jornalista, educadora e escritora, Adriana Silva na presidência; Edgard de Castro (advogado e cineasta) como 1º vice-presidente, Dulce Neves (jornalista) na 2ª vice-presidência, além de equipe com nove profissionais, um conselho com 22 membros e prestadores de serviços na área de comunicação.

Informações para a Imprensa 
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:

Luciana Grili (16) 99152 2707 (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Colaboração: Julio Fontes (redaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Verbo Nostro Comunicação Empresarial

Verbo Nostro Comunicação Empresarial has not set their biography yet

Website.: