Publicado em Educação

Semana da Língua Alemã 2017 promove a diversidade e integração cultural

por em02 Abril 2017 248 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Semana da Língua Alemã Semana da Língua Alemã

Semana da Língua Alemã 2017 promove a diversidade e integração cultural

●mais de 400 eventos em todo o país na segunda edição da semana

●o idioma alemão abre portas para o mercado de trabalho no Brasil e na Europa

● o alemão é a língua mais falada na Europa

● 135 mil brasileiros já estão aprendendo o idioma

 

Estudar a língua alemã abre portas para o mundo e ajuda a entender melhor a cultura de outros países. É essa a motivação que levou as embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça - em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil, a realizarem a segunda edição da Semana da Língua Alemã, com mais de 400 eventos em todo o Brasil, 116 no estado de São Paulo, de 31 de março a 8 de abril.

A Semana da Língua Alemã 2017 reunirá atividades culturais e educacionais para a população de todo o país, de todas as idades. Nas principais capitais e cidades brasileiras serão apresentadas mais de 400 atividades - 112 eventos educacionais, 85 mostras de cinema, 46 exposições, 51 shows, 44 palestras, 31 eventos gastronômicos, 25 literários, 13 peças de teatro, 9 recepções comemorativas e 8 eventos de dança. O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de conhecer a importância, benefício e a diversidade do idioma alemão de forma prática e acessível.

Para o cônsul-geral da República Federal da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler, a segunda edição da Semana da Língua Alemã é uma iniciativa importante para promover o ensino da língua em todo o Brasil e levar ao conhecimento dos brasileiros como, onde e de que forma ele pode se beneficiar com o aprendizado desse idioma. “Além de ser uma ferramenta única para conhecer mais de perto a cultura dos países que falam alemão, incluindo a própria Alemanha, aprender a língua possibilitará aos brasileiros ingressar em colégios e universidades que adotam o idioma e trabalhar em países europeus e corporações internacionais”, afirma Axel Zeidler.

O estado de São Paulo, capital, Campinas, Sorocaba e Valinhos serão palco do maior número de eventos da semana, cerca de 116. Alguns destaques da programação em São Paulo são: Língua Alemã da FFLCH – USP”; as palestras “a Importância da Língua Alemã no Mercado de Trabalho” e “Viajando pelo Mundo: Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo”; “O nó da tradução em Filosofia: até onde se pode ser literal?”; a exposição “200 anos de expedição de Spix e Martius ao Brasil”, comitiva científica que chegou ao país por ocasião do casamento da princesa austríaca Maria Leopoldina com Dom Pedro I; a exibição dos filmes “Almanya”, “Abschied. BrechtsletzterSommer”, “Der ganzgroßeTraum” e dos documentários “Pina”, de Win Wenders, sobre a vida e obra da dançarina e coreógrafa alemã Pina Busch e “Die Widerständigen. Zeugen der Weißen Rose”, sobre a resistência contra o regime nazista; e há na programação ainda aulas abertas de alemão, exposições, dança, teatro, cinema; educacionais e gastronômicas.  

Por que aprender alemão? – Um dos objetivos da Semana da Língua Alemã é despertar o interesse dos brasileiros no idioma. O alemão é a língua mais falada na Europa. Sendo assim, o evento pretende tornar o idioma, que facilita o acesso à cultura, tecnologia, ciência e inovação europeia, mais conhecido e popular para os brasileiros.

A cada ano mais pessoas se interessam em aprender o alemão. O domínio dessa língua é uma grande vantagem no mercado de trabalho. Outro objetivo da Semana da Língua Alemã é mostrar que aprender alemão é mais fácil do que muitas pessoas imaginam. Hoje, 135 mil brasileiros já estão aprendendo.

O idioma também é importante nas ciências. Saber alemão torna muitas obras literárias e filosóficas mais acessíveis como Goethe, Schiller, Thomas Mann, Max Frisch, Immanuel Kant, Hegel ou Sigmund Freud.

Serviço:

Semana da Língua Alemã 2017

Data: De 31 de março a 8 de abril

Programação por região: www.semanadalinguaalema.com.br

Onde:

São Paulo (FFLCH/USP, Instituto Goethe, Instituto Martius Staden, Colégio Visconde de Porto Seguro, Colégio Vértice, Casa Guilherme de Almeida)

Campinas (Kreativ Instituo de Língua e Cultura Brasil Alemanha, Colégio Rio Branco, Centro de Ensino de Línguas (CEL/Unicamp)

Sorocaba (Colégio Veritas – Unidade Jardim São Paulo, Unidade Santana)

Valinhos (Kreativ – Instituto de língua e cultura Brasil Alemanha, Colégio Visconde de Porto Seguro Valinhos)

 

Assessoria de imprensa:

RDiniz Comunicação

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

55 11 98572-4041

Última modificação em 02 Abril 2017
elisa

 Assessora de imprensa na A4 & Holofote.