Publicado em Meio Ambiente

Asperbras Tubos e Asperbras Rotomoldagem ganham espaço sobre o ferro fundido e outros materiais no saneamento

por em21 Julho 2017 276 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Saneamento básico é um dos principais focos das indústrias Asperbras atualmente, que faz parte do G-4 das empresas do setor e com vários produtos inovadores de alta tecnologia e valor agregado e se consolida como um grande player. Oriunda de Penápolis (SP), onde mantém duas plantas industriais, expandiu suas operações fabris para as cidades de Macaíba (RN) e Simões Filho (BA).

A empresa fez investimentos fortes em tecnologia e inovação nos últimos anos. Neste ano, segundo o Gerente de Produção da Asperbras Tubos e Conexões, Dráusio Almeida, “65% do faturamento da empresa está voltado para a área de saneamento”. Os aumentos do faturamento e crescimento também estão associados à transição com os componentes dos produtos, com os tubos de PVC substituindo os materiais de ferro fundido e sendo utilizados nos processos de saneamento, no tratamento de esgoto, na reutilização de água e na revitalização de municípios.

Novos projetos de saneamento no país demandaram as elevações de vendas de tubos. Esse movimento, em um primeiro momento, teve como estímulo o alto índice de confiabilidade e qualidade do PVC, além dos custos mais atraentes e da aplicabilidade facilitada, auxiliando a mão de obra dos responsáveis pela implementação do material.

No caso específico dos tubos que substituem o Ferro Fundido, que são os tubos de adutora, denominados  pela norma brasileira de “DEFOFO” – Diâmetro Equivalente ao ferro fundido (FoFo), a confiabilidade está na normatização, alicerçada na ABNT, que controla a fabricação, matéria prima e ensaios destrutivos,  concedendo  ao produto condições de resistência mecânica e físico-químicas semelhantes aos tubos de ferro fundido, porém com custos mais atraentes e aplicabilidade facilitada, justificando assim  a viabilidade do uso dos mesmos’’, explicou Almeida.

Israel Cardoso, gerente comercial da Asperbras Rotomoldagem, define a importância do Poço de Visita em PE, polietileno, para o urbanismo das cidades em quatro itens: rapidez, resistência, meio ambiente e manutenção. Para ele, “é um processo rápido, já que a instalação ocorre em aproximadamente duas horas, o que reduz o transtorno para a população e permite que não haja longos períodos de interrupção de fluxo de esgoto. Também é resistente, pois suporta a presença de ácidos, sulfatos e outros sais que usualmente corroem o metal e o concreto, além de ser um produto ecológico que garante 100% de estanqueidade e não contamina o subsolo e o lençol freático’’, afirmou Israel antes de complementar. “O material é fabricado em polietileno, possui superfície polida não aderente e sem emendas, sendo extremamente liso, o que confere ao produto uma característica autolimpante, impermeável e de maior vida útil”.

Com isso, a Asperbras também reforça seu posto, de não apenas uma das principais fabricantes de PVC no Brasil, mas seu papel de contribuir para o desenvolvimento sustentável, promovendo a qualidade de vida da população, a preservação do meio ambiente e a economia.

Ecco

Ecco has not set their biography yet

Website.: