Publicado em Meio Ambiente

Lwart Lubrificantes é destaque do Guia Exame de Sustentabilidade 2017

por em04 Dezembro 2017 151 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Empresa do Grupo Lwart está entre as mais sustentáveis do País, com boas práticas ambientais na coleta e rerrefino do óleo lubrificante usado

Pesquisa publicada em novembro deste ano, realizada pelo Guia Exame de Sustentabilidade, destacou as boas práticas corporativas da Lwart Lubrificantes em diversas dimensões da sustentabilidade. O levantamento contempla informações importantes que refletem a cultura, a conduta e os impactos da atividade da empresa presente no cotidiano da sociedade, e considerada de utilidade pública. A logística reversa do óleo lubrificante usado e seu rerrefino ganham evidencia pelo propósito ambiental e o abastecimento de derivados de petróleo.

O Guia Exame de Sustentabilidade 2017 demonstra a importância do rerrefino do óleo lubrificante usado e coloca a Lwart entre as sete mais sustentáveis do setor químico e uma das 75 corporações melhor avaliadas. A publicação decorre de dados levantados pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (GVces), considerada relevante pesquisa de práticas de responsabilidade corporativa. A empresa obteve destaque para indicadores que apontam para a preservação dos recursos naturais e pela contribuição na implementação e manutenção de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

A Lwart e a economia circular

Mais de quatro décadas desempenhando uma atividade que contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável e também para a economia do país, transformando um resíduo em produto de valor agregado.

O representante de Relações Institucionais da Lwart, Manoel Browne, enfatiza que o processo de coleta e rerrefino do óleo lubrificante usado é um modelo de negócio que representa um desenvolvimento positivo cada vez mais valorizado, preservando o capital natural. “É um caminho que todo mercado deverá seguir no futuro próximo, com uma economia circular produtiva e de alta performance”, avalia.

1611 LWART 383 Manoel Browne Cópia 

Manoel Browne, representante de Relações Institucionais da Lwart

Rerrefino é ilimitado

Como demonstração da importância do rerrefino, de cada 100 barris de petróleo é possível extrair, em média, três de óleo lubrificante. “E com 100 barris de óleo usado, como aquele que sai do cárter de nossos veículos, consegue-se 70 barris pelo rerrefino”, explica Manoel.

O mais importante é que não há limite para o rerrefino do óleo usado. O produto pode ser reciclado infinitamente, sem a necessidade de queimá-lo ou destruí-lo de outra forma. “A economia está migrando para a prevenção do desperdício ou do melhor aproveitamento dos recursos, então o bom negócio da sustentabilidade está no ciclo virtuoso, no ciclo fechado sempre que possível e viável, como dizem, no cradle-to-cradle”, afirma.

Manoel garante que reciclar o óleo lubrificante usado tem essencial importância do ponto de vista ambiental, social, econômico e ético. “Digo isso porque temos que pensar nas gerações futuras e a Lwart trata esse assunto como um princípio: valorizando o homem e construindo o futuro. Confiamos na busca contínua por melhorias em processos, fortalecendo o compromisso com as partes interessadas por meio do diálogo e valorização do marco regulatório que temos no setor. Vamos em busca de mais sensibilização ambiental para que todos cumpram a sua parte nessa jornada, com atenção e zelo quando for destinar seus resíduos”, finaliza.

 

Sobre a Lwart Lubrificantes
Fundada em 1975, a Lwart Lubrificantes é líder na América Latina em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado, processo que transforma um resíduo perigoso em óleo mineral básico de qualidade.

A Lwart Lubrificantes é a única indústria produtora nacional de óleos básicos API Grupo II, produto de alta qualidade em razão dos altos índices de pureza e desempenho, seguindo as especificações internacionais da American Petroleum Institute.

A empresa conta com o sistema da qualidade de gestão certificado pela ISO 9001 e possui moderna estrutura logística, com 15 centros de coleta estrategicamente localizados no país e uma frota de 340 veículos. A Lwart Lubrificantes capta aproximadamente 133 milhões de litros de óleo lubrificante usado ao ano, que são transformados em mais de 101 milhões de litros de óleo mineral básico.

A atividade sustentável da Lwart Lubrificantes poupa os recursos naturais e contribui para a preservação ambiental quando retira do mercado um resíduo perigoso para o meio ambiente e fecha o ciclo de vida do produto, que pode ser utilizado infinitas vezes para a produção de lubrificantes utilizados em máquinas e motores. Para saber mais sobre a importância do rerrefino para a preservação dos recursos naturais, acesse: www.lwartlubrificantes.com.br.

Mais informações:

ADS Comunicação Corporativa (www.adsbrasil.com.br)

Contatos com:

Marcelo Domingues - tel. 11 5090-3010 / e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Juliana Patez - tel. 11 5090-3023 / e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.