Publicado em Negócios

De executivo a empreendedor

por em11 Setembro 2017 100 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Como o coaching pode ajudar no processo de transição de carreira de pessoas que querem empreender

O empreendedorismo é uma das áreas que mais cresce no Brasil. Segundo dados da Unitfour, o empreendedorismo entre os brasileiros cresceu em 20% no ano de 2016, com perspectivas de maior crescimento para os próximos anos.

Muitas pessoas sonham com isso, no entanto, somente algumas conseguem sucesso na transição entre ser um funcionário e se tornar um empreendedor. Com base nessa observação, deixar um emprego estabilizado para arriscar na abertura de um próprio negócio pode gerar muitos questionamentos e inseguranças. Esse é um processo difícil de se passar sozinho, por isso, é muito importante buscar orientação profissional para encontrar os melhores caminhos. Nesse momento, contar com a ajuda de um coach de carreira pode fazer toda a diferença.

Deborah Toschi, Coach de carreira e mentora para líderes e profissionais de RH, destaca que o maior ganho é se preparar para transição sem um componente de pressão situacional envolvido. Dessa forma, é possível vivenciar o processo com mais tranquilidade e equilíbrio. “Na verdade, com todas as mudanças que estão acorrendo no mundo do trabalho, onde já existem avisos para que as pessoas se preparem para novos formatos, pois não teremos espaço para todos no mundo CLT, seja para empreender ou para encontrar seu novo formato de atuação ou atualização, já é hora de buscar ajuda profissional para isto”, aponta.

Deixar de ser um assalariado para se tornar um empreendedor é uma mudança intensa, que requer autoconhecimento, estudo, busca, troca, conversa e preparo emocional e financeiro. “É preciso muita reflexão e planejamento. Sem isso, a probabilidade de maiores enganos e decepções aumenta. E é aí que está o grande erro, já que, normalmente, as pessoas têm o costume de buscar uma orientação somente quando já estão em alguma situação limite. Cabe estar consciente de que empreender é sinônimo de autonomia, mas também de aumento de responsabilidade”, afirma.

O coaching no processo de empreendedorismo

            Segundo a Coach Deborah Toschi, antes de decidir empreender, é preciso saber se você realmente tem o perfil para se tornar um empreendedor e adquirir as competências para isso, caso contrário, você terá que pensar em uma formatação que tenha parcerias ou sociedade, para complementar os seus pontos fortes. Além disso, ela ressalta que é necessário estudo para conhecer o mercado e identificar onde estão as oportunidades, além de trocas de conhecimentos, procurando aprender com quem já está nesta jornada a mais tempo. “O coach trabalha olhando com profundidade e metodologia os motivos que levam a pessoa a querer fazer esta transição”, explica.

            Para orientar quem está pensando em fazer essa transição de executivo a empreendedor, Deborah elenca algumas perguntas que podem ser o início desse processo de mudança: Por que você quer abrir algo próprio? Mas o que garante que você terá mais liberdade abrindo um negócio próprio? O que faz você pensar que está preparado para ser um empreendedor? Qual é o seu sonho? “Responder essas perguntas com sinceridade é o primeiro passo para encarar o empreendedorismo e saber se você realmente está preparado”, alerta.

Deborah Toschi: Coach certificada pelo ICI - Integrated Coaching Institute. Sócia-Diretora da CAPIO Desenvolvimento Humano, especializada em Coaching de Carreira, Vida e Mentoria. Atuou em posições de liderança em RH durante 10 anos. Em sua trajetória, foi responsável pela condução de diversos projetos focados em estratégia de gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional. Deborah cursou MBA em RH na FIA-USP e é formada em Psicologia pela Universidade São Marcos. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | www.capio.com.br

Informações para Imprensa

* Deborah Toschi, Coach de carreira e mentora para líderes e profissionais de RH

www.capio.com.br

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.