Negócios

PASSO 1: Execute um eficiente mecanismo de Marketing de Conteúdo.

Tenho observado de como a maioria das PME fora do Brasil tem conseguido crescer como grandes empresas ao desenvolver a capacidade de gerar leads de qualidade. Mas antes de chegar lá, elas foram capazes de dominar uma simples, mas poderosamente ferramenta eficaz #hack – MARKETING DE CONTEÚDO.

Uma boa Estratégia de Marketing de Conteúdo é uma maneira segura de criar conscientização e demanda para qualquer Pequena Empresa que busca crescimento rápido. É rentável, pois pode ser feito principalmente em casa, e provou ser muito mais eficaz na geração de negócios tangíveis.

O marketing de conteúdo é mais do que publicidade, trata-se de mostrar aos seus clientes quem você é e o que você faz, ao invés de apenas contá-los sobre sua marca e ou sucesso. Afinal, “Telling is not Selling” – Dizendo não é vendendo!

Esta dinâmica transformou a forma como as empresas interagem com seus clientes. Com o advento das mídias sociais e dispositivos móveis, as marcas NECESSITAM tornar-se mais próximas e mais comunicativas com seus clientes se quiserem sua confiança, lealdade e comentários em troca.

A ironia é para todos nós vermos.

Se um cliente potencial optou por incluir a sua Marca / Negócio em seu “círculo social”, é porque você não tem seus negócios ou serviços bombardeando-os com mensagens publicitárias!

Afinal, todas as empresas, B2B ou B2C, estão tentando vender para uma “pessoa” na outra extremidade. Esta “pessoa” deve passar por um processo decisório complexo, envolvendo provavelmente uma série de outras “pessoas”, antes de escolher ou fazer negócios com sua empresa. Assim, torna-se o dever de cada Pequena Empresa se comunicar e se envolver com essa “pessoa”, em vez de pensar que estão falando com um “negócio”.

Pequenas empresas têm personalidade.

É por isso que os clientes adoram comprar com elas e fazer compras localmente. Assim, as Pequenas Empresas devem desempenhar a personalidade de seu negócio, usando as mídias sociais. As pesquisas mostram que há muito o que fazer para as pequenas empresas, montando um ótimo e vibrante conteúdo Marketing Engine – Motor de Marketing que seja seu growth hacker e seja sustentado por uma uma progressão natural.

O que você precisa para isto através do growth hacker:

  1. Ajude as PME a compreender melhor os seus clientes;
  2. Faça com que ela gere ligações e atrai os compradores ideais;
  3. Construa uma comunidade de clientes fiéis;
  4. Estabeleça o Small Business como uma autoridade – um líder de segmento;
  5. Ofereça um desempenho fácil de medir e ser melhorado;
  6. Ofereça crescimento e um ROI mais elevado em comparação com outros caminhos;

Espere um minuto! Isto não é como as Pequenas Empresas já tentaram por si só? O que possivelmente não funcionou para essas empresas tentando “comercializar o conteúdo”?

Bem, aqui estão algumas razões que eu pesquisei e apresento agora:

As PMEs infelizmente não têm uma Estratégia de Marketing de Conteúdo (que deve ser refinada e girada continuamente em resposta a KPIs).

Elas não estão executando de forma consistente os conteúdos, interações, comunicados.(Se os leitores olham para a sua linha do tempo e veem um cronograma esporádico, com longos períodos de inatividade, faz com que você e sua empresa pareçam desorganizados e descuidados!).

Elas não estão produzindo, promovendo ou otimizando conteúdo de qualidade (criar conteúdo é apenas a metade da batalha ganha!).

Elas não estão gastando o suficiente no conteúdo (os investimentos com foco no ROI funcionam muito bem aqui também!)

Ok, não quero ser rude, mas, a maioria das Pequenas Empresas não conhecem o conteúdo a ser produzido, infelizmente. Elas simplesmente não se divertem com o seu mercado, com o material a ser produzido, e por isso (muito do que elas fazem é chutar o balde ou falar tecnicamente sobre o que fazem!)

Elas estão em uma indústria de nicho difícil (Treinamento, Ed-tech, Farm-tech etc são exemplos clássicos – isso requer temas muito bem definidos, sendo único e interessante ao mesmo tempo).

Elas não tiveram paciência (sim, talvez o sintoma maior e mais comum que afeta a maioria das PMEs. O Marketing de Conteúdo leva tempo, não se pode esperar que a magia aconteça em algumas semanas ou segundos).

Bem, é possível que seu negócio tenha experimentado uma ou mais das soluções acima. Não se preocupe. Depois de passar por esta publicação novamente, veja como abraçar o Marketing de Conteúdo com a maior sinceridade a qual ele pode gerar ligações extraordinárias, tenho certeza de que haverá um novo começo. Como começar então, você pergunta?

Você precisa de uma Estratégia de Marketing de Conteúdo incrível para acelerar os seus serviços. Mais sobre isso em posts anteriores, totalmente feitos com amor, pensamento e pesquisa para você <3 …

Quarta, 14 Fevereiro 2018 14:48

Growth Hacker é o novo VP de Marketing

O novo título da posição “Growth Hacker” foi integrado na cultura do Vale do Silício, enfatizando que a programação e o conhecimento técnico são agora uma parte essencial para ser um grande profissional de marketing.

Os growth hackers são um híbrido entre o marketing e o programador, os quais veem a questão tradicional de: “Como faço para obter mais clientes para o meu produto” e respondem com testes A / B, páginas de destino, fatores vitais, virais, e-mails e Open Graph. Além disso, eles combinam a disciplina de marketing direto com ênfase em medidas quantitativas, moderação de cenários com planilhas e muitas questões para seus bancos de dados.

Se uma inicialização estiver no estágio de alinhamento do produto / produto-mercado, o Growth Hacker garante que a vitalidade esteja incorporada no núcleo do produto desde o início. Após um alinhamento do mercado do produto, ajudará a aumentar as conversões do que já está funcionando.

Esse papel não é uma posição única dentro da organização – é toda a equipe de marketing que está passando por uma interrupção.

Em vez de um vice-presidente de Marketing com uma equipe de comunicação e pessoas não técnicas a seu cargo, os growth hackers são engenheiros liderando uma equipe de marketing e comunicólogos … O processo de integração e otimização de produtos e serviços em uma plataforma significa que as linhas entre marketing, design e engenharia tornam-se focadas; e as disciplinas trabalham juntas em uma única unidade para alcançar o alinhamento do mercado do produto.

Projetos como a entrega do correio, a velocidade de carregamento da página, a integração com outras comunidades e plataformas não são mais apenas decisões de engenharia ou do design – são ferramentas competitivas que permitem que o mercado vença através do growth hacker.

O que está em jogo é enorme porque as “super-plataformas” dão acesso a centenas de milhões de usuários, dados e consumidores.

Essas habilidades são inestimáveis ​​para aqueles que desejam mudar a trajetória de um novo produto ou serviço. Pela primeira vez, é possível que novos produtos venham do zero para milhões de usuários em alguns anos. Alguns exemplos incluem Pinterest, Zyga, Groupon, Instagram, Dropbox, etc.

Esses produtos, que incluem incrível tração, emergem todas as semanas. Esses produtos com milhões de usuários são criados em cima de outras plataformas que, por sua vez, têm centenas de milhões de usuários – o Facebook e a Apple em particular.

Enquanto em 1995 a web consistia em 16 milhões de usuários conectados por telefone, hoje 2 bilhões de pessoas têm acesso à Internet. Acima desses números sem precedentes, os consumidores usam plataformas de comunicação viral para disseminar seus novos produtos, o mercado não é apenas maior, ele se move mais rápido.

Antes dessa era, a disciplina de marketing dependia apenas dos canais de comunicação que atingiam dezenas de milhões de pessoas: jornais, TV, conferências e canais de varejo, como lojas comerciais.

Para falar sobre esses canais de comunicação, as organizações usaram serviços como agências de publicidade, relações públicas, conferências e desenvolvimento de negócios.

Hoje, esses canais de comunicação tradicionais são fragmentados e desatualizados. A maneira mais rápida de divulgar um produto é através de plataformas que usam APIs, e não mais MBAs. O desenvolvimento de negócios hoje está focado em APIs não focados em pessoas.

Enquanto as relações públicas e a imprensa costumavam ser a principal fonte de aquisição de clientes, hoje são um indicador de que sua integração com outras plataformas como o Facebook está funcionando.

O papel tradicional do vice-presidente de Marketing, que historicamente não tem sido técnico, desvanece-se e seu lugar é ocupado por um novo tipo de programador / comerciante.

Airbnb, um estudo de caso de Growth Hacking
Vamos usar o caso Airbnb para ilustrar essa ideia. Primeiro, pensemos sobre a “Lei dos Bad Clickthroughs”

Com o passar do tempo, todas as estratégias de marketing resultam em cliques negativos.

Clickthroughs = número de pessoas que clicam em alguns passos
A lógica desta lei é que, se você for o primeiro a entrar no mercado ou, primeiro a usar o canal de marketing, você pode ter um número muito bom de cliques e conversões para a novidade e a falta de concorrentes.

Isso apresenta uma oportunidade muito atraente para uma equipe de crescimento que sabe o que faz – eles podem criar uma integração razoavelmente difícil para uma plataforma maior e podem esperar receber bons resultados antes que os outros chegam.

A Airbnb fez exatamente isso, com uma fabulosa integração com o Craigslist. Eles escolheram uma plataforma com 10 milhões de usuários que ofereceram poucas ferramentas de automação e criaram uma ótima experiência para compartilhar suas listas da Airbnb automaticamente no site da Craigslist com um único clique.

A integração foi programada no núcleo do produto e é uma das interações mais impressionantes que vimos nos anos. Definitivamente um profissional do marketing tradicional nunca teria pensado isso provavelmente nem sabia que é possível. Em vez disso, um único engenheiro que pensava como mercadólogo para divulgar e criar funcionalidade Craigslist tão simples quanto será precisa a integração.

Foi assim que funcionou no nível da interface.

Parece simples; certo?
A parte mais impressionante é que ele foi desenvolvido sem o Craigslist oferecendo uma API. Acontece que você tem que olhar com muito cuidado no código Craigslist para conseguir uma integração como essa. Nós temos que notar que para mim é 100 vezes mais fácil fazer engenharia reversa de algo que já funciona do que descobrir como fazer algo para trabalhar com uma referência de implementação. E é por isso que estou super impressionado com esta integração.

Nenhum marketing tradicional teria resolvido esta equação ou ação growth ?
Vamos ser honestos, o marketing tradicional nunca estaria perto de imaginar uma integração como essa – há muitos detalhes técnicos que precisam ser resolvidos para fazê-lo funcionar.
Como resultado, a solução só poderia ter vindo de uma mente de um engenheiro com a tarefa de resolver o problema de como conseguir mais usuários pelo Craigslist.

Este é apenas um breve estudo de caso, mas esses tipos de integrações para um novo produto permite que eles competem não apenas com funções, mas também em estratégias de distribuição. Da mesma forma, dois produtos idênticos podem ter resultados diferentes de 100x, apenas com base em como eles estão integrados com o Craigslist / Twitter / Facebook. É um momento surpreendente, e um novo tipo de profissionais de marketing técnicos e criativos estão surgindo. Observe essa tendência ;0)

Para resumir:

Pela primeira vez, as super plataformas, como o Facebook e a Apple, oferecem acesso exclusivo a dezenas de milhões de consumidores;
A disciplina de marketing está migrando de pessoas centradas a serem focadas nas APIs;
Growth Hackers personifica o híbrido entre programador e marketing, necessário para se destacar em uma era de plataformas;
A Airbnb criou uma brilhante integração com o Craigslist;

E você fez….

Falta uma semana para acabar 2017 e estratégias, insights para 2018 para os profissionais de growth hacker estão todo à vapor, explodindo em minha mente.

Esta é uma área ainda nova e desconhecida no Brasil, mas a qual já tem sido buscada por algumas startups e até empresas que pensam em seu crescimento viral, ops, diferente do seu crescimento comum, o qual paga-se muito para se ter alguns.

O growth para 2018 promete, ele precisa ser mais assertivo, brigão, mostrar que as coisas estão mudando, os profissionais ainda mais, o mercado e muito mais o público.

 
by @netoangelrp

Precisamos lidar como growth hacker em união desde o RH a e mais ainda os desenvolvedores, pois somos a mente e a revolução do planejamento de captura e retenção de leads.

Para 2018, é um ano o qual devemos nos concentrar e muito pelo mobile, SEO para voz, storytelling, vídeos mais humanizados, moments virais nas redes sociais. Saber onde e quando usar uma rede social. Deixar cada vez mais o lado blá blá blá e ir atrás do novo e trazer para perto de todos.

Ousadia é o que define este profissional, mas ousar mais em 2018 é sua diretriz e capacidade. Entrar cada vez mais na cabeça do consumidor e deduzir seus desejos antes mesmo que eles os tenham.

Para 2018, o growth será menos números, analítico e será mais humanizado, irá ver mais interação, criar elos, estar junto, mover o mercado, criar impacto na marca perante o seu público.

Pois é, 2018 promete, mas promete para quem sabe a arte e mais ainda o desejo e a função de um verdadeiro growth hacker e o que é fazer growth hacking, e não meros conceitos, histórias e meros vídeos e ou cursos de alguns minutos.

O growth hacker de 2018 precisa antes de tudo, entender quem é o principal elo entre a marca e o expectador, e criar esta sinergia e mover montanhas para que os dois entrem juntos nesta jornada maravilhosa de causas, emoções, desejos e viralizações.

Então… vamos juntos para 2018!

Quarta, 06 Dezembro 2017 12:26

O melhor Growth Hacker

O melhor Growth Hacker talvez seja uma ironia de um termo o qual ao invés de ser usado na sua unicidade, tem sido usado como nome lindo para colocar no LinkedIn.

O que vou abordar aqui é que growth hacker é mais que uma filosofia, um estilo de trabalho e sim um profissional que vai da publicidade à matemática em pouco espaço de tempo. Achando atalhos, uma visão crítica e forte, além do horizonte perante o digital para o off.

Sean Ellis não deu profundidade a este skill para ser usado na banalidade, confundido com o cara que faz campanhas, e ou o cara que tenta reinventar a roda. O growth hacker é um profissional que alinha o marketing, equipe TI, e diria até além, se precisar o RH e mais ainda a equipe de vendas.

Ser growth é entrar numa Ferrari e usar sua capacidade de velocidade e performance acima dos 100% #ficaadica

Em vários textos aqui mostrei e deixei claro que esta profissão ainda inexplorada pelas empresas e startups no Brasil, tem atraído muito o olhar de profissionais que auto se intitulam ser um growth, pelo simples fato ter feito um curso de meia hora e ou nasceu com o dom, do dia para a noite.

Sim, este texto é um alerta, esta profissão tem sido mais prostituída e falada do que usada e ousada no Brasil. Poucos, conto nos dedos, os profissionais que fazem desta profissão sabiamente aqui. O resto, brinca com este nome, pois dá um status Up no seu perfil.

Corra Lola, Corra… Fujam de quem fala jargões, de quem fala que growth é fazer a melhor e maior campanhas pelo ads e por aí vai. Se for para falar o que já li e vi, tenho medo, me trancaria de vergonha.

Mas estou aqui para mostrar a cara e dizer, você precisa e merece um profissional de growth hacker, pois ele é a direção e os atalhos onde nenhum outro profissional enxerga. Ele constrói cases onde todos têm medo de usar e ou ousar. Enfim, um verdadeiro growth faz este texto, mostrando que para ser growth hacker, não basta palavra e sim inovação, criatividade e muita mão na massa.

E então, vamos fazer Growth no seu mercado juntos…

growth hacking - LinkedIn
Publicado em Negócios
Como criar uma estratégia de marketing para obter resultados.

Então, você quer crescer o seu negócio e sua influência. Ótimo, mas e agora? Muitos donos de empresas estão com a cabeça em êxtase com tanta fonte de informação na história da humanidade, o Srº Google é um dos maiores responsáveis. Apenas uma rápida pesquisa em torno de “como fazer crescer o meu negócio” vai entregar milhões de resultados em segundos. Mas como você sabe o que vai trabalhar para você? Quem são os especialistas que você pode confiar? Que táticas são superestimadas? Estou certo de que estes são todos os pensamentos que você teve em um momento ou outro.

Informação não é mais um problema. Temos acesso a quase todas as parte do conteúdo já escrito. Infelizmente, com toda essa exposição a conteúdos e informação, muitos ainda não tiraram proveito dela. Outra maneira de dizer é que, “estamos afogando em informações, e esforçando-se para a sabedoria.”

Há uma enorme diferença entre saber algo e ser sábio.

O conhecimento é apenas uma ferramenta poderosa, se você usá-la bem, certamente você dominará o mercado.

Sabedoria é saber quando e como usar o seu conhecimento.

Então por que estou falando de sabedoria em um blog que se concentra em marketing e growth hacker? Ótima pergunta, aliás sábia. É fácil infelizmente ser pego em tendências e o que você já trabalhou para os outros e assumir o que elas — as tendências — irão trabalhar para nós. Eu vejo isso o tempo todo. Uma empresa faz algo único e funciona muito bem, por isso todo mundo tenta copiá-la. Como você provavelmente pode imaginar, aqueles que perseguem a tendência não verão os resultados que eles foram planejados e para que eles estavam sendo esperados se não abrem a sua mente.

Há inúmeras razões pelas quais essas cópias e táticas podem falhar. Mas aqui estão as 3 principais razões de um imitador de marketing imitador que não funciona em suas ações.

  1. Falta de Estratégia;
  2. Falta de propriedade;
  3. Falta de conexão.

Falta de Estratégia

Quando uma empresa ou agência surge com um growth hacker criativo para ela, geralmente há um monte de planejamento e teste por trás dele. Embora haja momentos em que uma grande ideia só vem à mente, na maioria das vezes, a equipe colocou em uma tonelada de tempo e esforço em criar uma estratégia que está focada, orientada e único. Quando você copia alguém, que não é o caso. Você esmo tomar o que alguém fez e duplicá-lo. Sem uma estratégia clara, o seu tiro no escuro.

Falta de propriedade

Quando você investe na criação de algo que se constrói baseado numa conexão com ele. Basta pensar sobre essa afirmação. Qual foi o último grande projeto focado em uma quantidade considerável de tempo e energia? Como você se sentiu quando você terminou? Onde você esteve orgulhoso de seu trabalho?

Agora pense em uma solução para alguém que você deu. Você tem o mesmo sentimento para que, como você fez o que você criou? Quando tomamos tempo para investir em algo, temos a propriedade que nos impulsiona para o sucesso. Quando você não tem propriedade, você normalmente não tem a movimentação para empurrar seus objetivos quando as coisas ficam difíceis.

Falta de conexão

Todo grande marketing faz bem uma coisa; ele cria uma profunda conexão íntima, com os seus públicos. São os nossos sentimentos que nos levam a se mover e agir. Quando você copiar o trabalho de outra pessoa, sem ter tempo para ver o que suas necessidades de sua audiência, você está se preparando para o fracasso. Você precisa descobrir o que move o seu público e criar uma campanha que irá se conectar com eles.

Agora, eu não estou dizendo que não podemos usar o que funcionou para outros. De fato, usando o que funcionou para outros em nossa estratégia pode ser extremamente poderoso. Mas antes que você acabou de copiar e colar, você precisa fazer sua lição de casa.

Conheça o seu objetivo final

Este é o elemento mais importante e infelizmente ainda o mais negligenciado ao criar uma campanha. Sem definir o que vem depois, como você vai saber que você atingiu o seu objetivo?

Executar com precisão

Você pode ter a melhor estratégia do mundo, mas se você não conseguir executar, você vai obter resultados pobres. A execução é o que separa aqueles que ganham daqueles que falham.

Então Neto, o que vem depois? Ótima pergunta! Para crescer o seu negócio, você precisa de mercado. Embora cada vez mais os negócios sejam mais ruidosos do que nunca, as empresas inteligentes estão produzindo excelentes resultados por elaborar estratégias customizadas que atendam às suas necessidades e as necessidades de seu público. Você não tem que ser um especialista para começar, mas você precisa de tempo e tática para investir em acertar. Eu recomendo aprender com o que os outros estão fazendo e “roubar como um artista.”

Espero que eu tenha lhe trazido novidades, insights e aberto seus horizontes…

Obrigado pela leitura e o seu tempo e volte sempre ❤

growth hacking
Publicado em Negócios
Terça, 28 Novembro 2017 16:13

Growth Hacker é simples

Growth é simples!

Quando falo simples, não quero dizer fácil.

Embora os elementos que geram o crescimento – growth sejam simples, o growth hacking efetivo para a maioria das empresas provou ser muito difícil de ser feito por n motivos, ou falta de foco e ou até mesmo um produto não adequado a realidade das pessoas. Descrevo abaixo como o growth realmente funciona e o que impede que a maioria das empresas se aproximem de alcançar seu potencial de crescimento total. Também providenciarei recomendações sobre o que sua empresa precisa para começar a fazer hoje ações de growth hacking.

Por que o growth é simples

Simples é como refiro como o growth realmente funciona. Isso resume apenas a alguns fatores:
primeiro, você precisa conhecer o seu norte. Isso exige entender o valor que seus clientes recebem de seu produto e medir a expansão desse valor em sua crescente base de clientes. Este conceito é confuso para muitas pessoas, mas estarei aqui sempre para lhe ajudar.

Se o seu produto tiver um forte ajuste no mercado de produtos, haverá algum crescimento orgânico natural do famoso boca-a-boca. Mas um programa de teste digital correto acelerará o crescimento do boca-a-boca e adicionará muitas novas fontes de clientes valiosos. O programa certo exige testes em todas as alavancas potenciais da atuação do growth hacker.

Execute táticas comprovadas até pararem de funcionar. Quando você encontrar algo que funciona para o crescimento de sua empresa, é importante documentar como funciona e investir recursos para continuar a sua execução.

Growth não é uma palavra bonita, ou apenas um meia boca para brincar num projeto. O growth é uma ideia, mão na obra que faz a diferença onde quer que for. É achar resultados onde ninguém mais vê, é ver problemas que raramente enxergam. O growth é um canivete suíço primordial para a sua empresa, ideia e tudo mais.

Espero que eu tenha lhe ajudado a entender bem o que o growth é e mais ainda para o que ele serve. Conte comigo sempre e vamos em direção ao growth!

Compromete-se com o crescimento hoje

Vamos falar sobre Growth Hacking
Publicado em Negócios
Domingo, 26 Novembro 2017 15:16

Vamos falar sobre Growth Hacking

Vamos falar sobre Growth Hacking, o que é, o que faz, para onde vai, é apenas uma palavra bonita e ou é realmente a bola da vez!

“Crescer ou morrer”.

“Correr ou estagnar”.

“O crescimento é tudo o que importa.”

“Crescimento, crescimento, crescimento, crescimento.”

Todo mundo adora o crescimento. Entenda isso, mas eles não imaginam como este crescimento pode vir de forma inteligente e incrível.

Mas a maioria das pessoas parecem confusos sobre como o crescimento realmente funciona.

Quando você está construindo uma empresa, você pode sentir que você tem apenas uma ideia brilhante, longe ainda de ter e ver as coisas realmente decolarem. Se você poderia simplesmente achar que umtruque de mágica para obter, como um jornal famoso compartilhar algo viral da sua ideia, um influenciador ficar encantado e do nada falar sobre você, o boca a boca surtiu por um insight inovador feito, enfim, growth, growth e mais growth.

Quando eu estava liderando o growth para uma startup de comunicação, eu tinha essa mentalidade, aliás sempre tenho.

Pensei que tínhamos de sair todos os dias e tentar acertar um desejo das pessoas, antecipar este desejo sempre. Eu tentei e confesso que falhou algumas dezenas de vezes para obter-nos que um grande pedaço de imprensa ou descobrir que estratégia de marketing mágica que levaria a um crescimento explosivo.

Mas você sabe o que eu aprendi?

Eu aprendi que isso não é assim que funciona para a maioria das empresas. Não há grande flash de magia e um milhão de usuários vêm correndo para seu site.

Para a maioria das startups, não é sobre encontrar magia. É sobre a construção de um modelo que funciona e fazê-lo uma e outra vez, e quantas vezes forem necessárias. E isso é o que funcionou comigo.

Conseguimos alcançar 1 milhão de usuários cerca de um ano após o lançamento . Fiz através de uma estratégia sólida, um crescimento consistente ao longo do tempo, e um monte de tentativas e erros. Não havia uma magia de ads (campanhas milionárias) – apenas uma subida constante e um investimento constante em testar e experimentar.

O Growth Hacking na prática

A pressão para encontrar maneiras de crescer o seu negócio, por vezes, pode ofuscar os fundamentos.

No momento, as pessoas não podem parar de falar sobre o “growth hacking”. Ou melhor, não podem sair deste foco e direção.

Parece que a maioria das pessoas pensa que os growth hackers são aqueles que têm encontrado algum santo graal para alcançar o crescimento e escala. Eles têm, de alguma forma, quebrado o código secreto do digital e até da mentalidade off, aplicando como uma fórmula mágica para o seu negócio e isso vai decolar amanhã.

O growth hacking é sobre a tomada de um sistema que já funciona e encontrar maneiras de fazê-lo funcionar ainda melhor, ou na forma mais difícil, um sistema que acham que funciona e encontrar bugs e aí sim, fazê-lo decolar. Trata-se principalmente de iteração e experimentação. Se sua taxa de conversão é de 1%, trata-se de encontrar uma maneira de transformá-lo em 2%. Em seguida, repita que, uma e outra vez, até que ele é 10%, 20%, ou 50% e o céu é olimite.

Exemplo prático – o crescimento para uma empresa de sucesso parece mais com isto:

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Vamos falar sobre Growth Hacking, o que é, o que faz, para onde vai, é apenas uma palavra bonita e ou é realmente a bola da vez!

Ela começa com uma linha clara entre 0 e a meta de algum tipo de crescimento consistente, mesmo que seja lento.

Em seguida, a curva muda. A taxa de crescimento aumenta. Cada nova vitória acrescenta-se de êxito, ROI positivo e sinergia.

Com o tempo, esse caminho em direção à meta vai de 10 anos para 5 anos e de 5 anos para 1 ano. Cada vez que você melhorar a sua taxa de crescimento, você vai encurtar ainda mais os caminhos. Mas não é apenas um “hack” que coloca você no caminho certo. São centenas de pequenas experiências e um modelo de crescimento de capitalização.

É o acúmulo de combinar crescimento ao longo do tempo que impulsiona o sucesso contínuo e cria um negócio escalável e sustentável.

Você está construindo uma empresa de sucesso? Então tenha já um Growth Hacker ao seu lado!

O mais famoso “case growth” de todos os tempos é o programa de armazenamento de referência livre do Dropbox. Cada vez que um usuário se inscreveu para um amigo, eles tem armazenamento em nuvem livre. As pessoas enlouqueceram, referindo amigos, a fim de obter novo espaço. Funcionou como mágica.

Mas, para que essa coisa toda torna-se viável, o Dropbox teve que primeiramente desenvolver um modelo de aquisição que alimentou os usuários para a sua plataforma. Eles não poderiam crescer por meio de encaminhamento, se eles não têm um modelo sustentável de crescimento no primeiro lugar. Zero usuários igual a zero referências.

Esta mesma lógica se aplica ao seu negócio.

A fim de ser capaz de implementar um verdadeiro modelo de crescimento, você primeiro precisa de um sistema de crescimento. Você precisa de um fluxo previsível de novas vendas, usuários ou empresas que chegam ao seu site.

É por isso que o marketing de conteúdo e SEO são fundamentais para o crescimento da maioria das empresas.

Um conteúdo de estratégia de marketing e SEO bem executados podem fornecer um fluxo constante de tráfego, usuários e receita. Em outras palavras, dá-lhe uma base de crescimento sustentável que você possa usar para encontrar o seu caminho para a escala.

Construir um sistema de crescimento, com Content Marketing e SEO

Muitas das empresas de maior sucesso nos últimos 20 anos têm usado o marketing de conteúdo como base para o crescimento tremendo. Empresas como a Intercom Salesforce têm crescido em grande parte através do marketing de conteúdo.

A combinação de conteúdo e SEO é lucrativo para muitas empresas, pois permite-lhes em investir na construção de um canal de crescimento que eles totalmente terão um domínio eficaz e próprio. É uma maneira de construir uma audiência sem ter que pagar por cada ação.

Mais importante ainda, as escalas de marketing de conteúdo.

Seja qual for o caso, o ponto é claro. Marketing de conteúdo e SEO pode fornecer o crescimento sustentável, repetível e escalável através das suas necessidades de negócios.

O marketing de conteúdo não vai chegar a um milhão de usuários em um dia. Mas ele vai te dar um sistema e um processo para a construção de um gasoduto constante de tráfego novo, usuários, vendas ou receita.

Depois de ter este sistema de crescimento sustentável, você pode aplicar as técnicas de growth hacking para testar, interagir e acelerar esse crescimento.

O crescimento real não pode ser falsificado. É preciso planejamento, estratégia e experimentação.

Antes de investir em um “growth hacking”, primeiro invista na construção de um modelo que funciona. Estabeleça as bases que você precisa para escalar o seu negócio.

Em seguida, me chame, para podemos discutir melhor este seu plano e voar alto!

Obrigado pelo seu tempo e leitura, espero de todo coração que eu tenha lhe ajudado a ver a sua empresa, seus produtos, ideias irem tão longe como nunca ninguém antes lhe mostrou e ou ousou ;0)

Vamos falar sobre Growth Hacking
Publicado em Negócios
Domingo, 26 Novembro 2017 15:16

Vamos falar sobre Growth Hacking

Vamos falar sobre Growth Hacking, o que é, o que faz, para onde vai, é apenas uma palavra bonita e ou é realmente a bola da vez!

“Crescer ou morrer”.

“Correr ou estagnar”.

“O crescimento é tudo o que importa.”

“Crescimento, crescimento, crescimento, crescimento.”

Todo mundo adora o crescimento. Entenda isso, mas eles não imaginam como este crescimento pode vir de forma inteligente e incrível.

Mas a maioria das pessoas parecem confusos sobre como o crescimento realmente funciona.

Quando você está construindo uma empresa, você pode sentir que você tem apenas uma ideia brilhante, longe ainda de ter e ver as coisas realmente decolarem. Se você poderia simplesmente achar que umtruque de mágica para obter, como um jornal famoso compartilhar algo viral da sua ideia, um influenciador ficar encantado e do nada falar sobre você, o boca a boca surtiu por um insight inovador feito, enfim, growth, growth e mais growth.

Quando eu estava liderando o growth para uma startup de comunicação, eu tinha essa mentalidade, aliás sempre tenho.

Pensei que tínhamos de sair todos os dias e tentar acertar um desejo das pessoas, antecipar este desejo sempre. Eu tentei e confesso que falhou algumas dezenas de vezes para obter-nos que um grande pedaço de imprensa ou descobrir que estratégia de marketing mágica que levaria a um crescimento explosivo.

Mas você sabe o que eu aprendi?

Eu aprendi que isso não é assim que funciona para a maioria das empresas. Não há grande flash de magia e um milhão de usuários vêm correndo para seu site.

Para a maioria das startups, não é sobre encontrar magia. É sobre a construção de um modelo que funciona e fazê-lo uma e outra vez, e quantas vezes forem necessárias. E isso é o que funcionou comigo.

Conseguimos alcançar 1 milhão de usuários cerca de um ano após o lançamento . Fiz através de uma estratégia sólida, um crescimento consistente ao longo do tempo, e um monte de tentativas e erros. Não havia uma magia de ads (campanhas milionárias) – apenas uma subida constante e um investimento constante em testar e experimentar.

O Growth Hacking na prática

A pressão para encontrar maneiras de crescer o seu negócio, por vezes, pode ofuscar os fundamentos.

No momento, as pessoas não podem parar de falar sobre o “growth hacking”. Ou melhor, não podem sair deste foco e direção.

Parece que a maioria das pessoas pensa que os growth hackers são aqueles que têm encontrado algum santo graal para alcançar o crescimento e escala. Eles têm, de alguma forma, quebrado o código secreto do digital e até da mentalidade off, aplicando como uma fórmula mágica para o seu negócio e isso vai decolar amanhã.

O growth hacking é sobre a tomada de um sistema que já funciona e encontrar maneiras de fazê-lo funcionar ainda melhor, ou na forma mais difícil, um sistema que acham que funciona e encontrar bugs e aí sim, fazê-lo decolar. Trata-se principalmente de iteração e experimentação. Se sua taxa de conversão é de 1%, trata-se de encontrar uma maneira de transformá-lo em 2%. Em seguida, repita que, uma e outra vez, até que ele é 10%, 20%, ou 50% e o céu é olimite.

Exemplo prático – o crescimento para uma empresa de sucesso parece mais com isto:

http://yesoptimist.com/wp-content/uploads/2016/11/xcr-analytics-organic-growth-300x76.png.pagespeed.ic.5yYdFNIn9b.webp 300w, http://yesoptimist.com/wp-content/uploads/2016/11/xcr-analytics-organic-growth-768x196.png.pagespeed.ic.kMsbJSYBgh.webp 768w" alt="cr-analítica-orgânico-crescimento" width="797" height="203" data-pagespeed-url-hash="3659537671" style="box-sizing: inherit; margin: 0px; padding: 0px; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-stretch: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; font-family: inherit; height: auto; transition: all 0.3s ease-in-out; display: block; width: 797px; box-shadow: none;">
Vamos falar sobre Growth Hacking, o que é, o que faz, para onde vai, é apenas uma palavra bonita e ou é realmente a bola da vez!

Ela começa com uma linha clara entre 0 e a meta de algum tipo de crescimento consistente, mesmo que seja lento.

Em seguida, a curva muda. A taxa de crescimento aumenta. Cada nova vitória acrescenta-se de êxito, ROI positivo e sinergia.

Com o tempo, esse caminho em direção à meta vai de 10 anos para 5 anos e de 5 anos para 1 ano. Cada vez que você melhorar a sua taxa de crescimento, você vai encurtar ainda mais os caminhos. Mas não é apenas um “hack” que coloca você no caminho certo. São centenas de pequenas experiências e um modelo de crescimento de capitalização.

É o acúmulo de combinar crescimento ao longo do tempo que impulsiona o sucesso contínuo e cria um negócio escalável e sustentável.

Você está construindo uma empresa de sucesso? Então tenha já um Growth Hacker ao seu lado!

O mais famoso “case growth” de todos os tempos é o programa de armazenamento de referência livre do Dropbox. Cada vez que um usuário se inscreveu para um amigo, eles tem armazenamento em nuvem livre. As pessoas enlouqueceram, referindo amigos, a fim de obter novo espaço. Funcionou como mágica.

Mas, para que essa coisa toda torna-se viável, o Dropbox teve que primeiramente desenvolver um modelo de aquisição que alimentou os usuários para a sua plataforma. Eles não poderiam crescer por meio de encaminhamento, se eles não têm um modelo sustentável de crescimento no primeiro lugar. Zero usuários igual a zero referências.

Esta mesma lógica se aplica ao seu negócio.

A fim de ser capaz de implementar um verdadeiro modelo de crescimento, você primeiro precisa de um sistema de crescimento. Você precisa de um fluxo previsível de novas vendas, usuários ou empresas que chegam ao seu site.

É por isso que o marketing de conteúdo e SEO são fundamentais para o crescimento da maioria das empresas.

Um conteúdo de estratégia de marketing e SEO bem executados podem fornecer um fluxo constante de tráfego, usuários e receita. Em outras palavras, dá-lhe uma base de crescimento sustentável que você possa usar para encontrar o seu caminho para a escala.

Construir um sistema de crescimento, com Content Marketing e SEO

Muitas das empresas de maior sucesso nos últimos 20 anos têm usado o marketing de conteúdo como base para o crescimento tremendo. Empresas como a Intercom Salesforce têm crescido em grande parte através do marketing de conteúdo.

A combinação de conteúdo e SEO é lucrativo para muitas empresas, pois permite-lhes em investir na construção de um canal de crescimento que eles totalmente terão um domínio eficaz e próprio. É uma maneira de construir uma audiência sem ter que pagar por cada ação.

Mais importante ainda, as escalas de marketing de conteúdo.

Seja qual for o caso, o ponto é claro. Marketing de conteúdo e SEO pode fornecer o crescimento sustentável, repetível e escalável através das suas necessidades de negócios.

O marketing de conteúdo não vai chegar a um milhão de usuários em um dia. Mas ele vai te dar um sistema e um processo para a construção de um gasoduto constante de tráfego novo, usuários, vendas ou receita.

Depois de ter este sistema de crescimento sustentável, você pode aplicar as técnicas de growth hacking para testar, interagir e acelerar esse crescimento.

O crescimento real não pode ser falsificado. É preciso planejamento, estratégia e experimentação.

Antes de investir em um “growth hacking”, primeiro invista na construção de um modelo que funciona. Estabeleça as bases que você precisa para escalar o seu negócio.

Em seguida, me chame, para podemos discutir melhor este seu plano e voar alto!

Obrigado pelo seu tempo e leitura, espero de todo coração que eu tenha lhe ajudado a ver a sua empresa, seus produtos, ideias irem tão longe como nunca ninguém antes lhe mostrou e ou ousou ;0)

Vamos falar sobre Growth Hacking
Publicado em Negócios
Domingo, 26 Novembro 2017 15:16

Vamos falar sobre Growth Hacking

Vamos falar sobre Growth Hacking, o que é, o que faz, para onde vai, é apenas uma palavra bonita e ou é realmente a bola da vez!

“Crescer ou morrer”.

“Correr ou estagnar”.

“O crescimento é tudo o que importa.”

“Crescimento, crescimento, crescimento, crescimento.”

Todo mundo adora o crescimento. Entenda isso, mas eles não imaginam como este crescimento pode vir de forma inteligente e incrível.

Mas a maioria das pessoas parecem confusos sobre como o crescimento realmente funciona.

Quando você está construindo uma empresa, você pode sentir que você tem apenas uma ideia brilhante, longe ainda de ter e ver as coisas realmente decolarem. Se você poderia simplesmente achar que umtruque de mágica para obter, como um jornal famoso compartilhar algo viral da sua ideia, um influenciador ficar encantado e do nada falar sobre você, o boca a boca surtiu por um insight inovador feito, enfim, growth, growth e mais growth.

Quando eu estava liderando o growth para uma startup de comunicação, eu tinha essa mentalidade, aliás sempre tenho.

Pensei que tínhamos de sair todos os dias e tentar acertar um desejo das pessoas, antecipar este desejo sempre. Eu tentei e confesso que falhou algumas dezenas de vezes para obter-nos que um grande pedaço de imprensa ou descobrir que estratégia de marketing mágica que levaria a um crescimento explosivo.

Mas você sabe o que eu aprendi?

Eu aprendi que isso não é assim que funciona para a maioria das empresas. Não há grande flash de magia e um milhão de usuários vêm correndo para seu site.

Para a maioria das startups, não é sobre encontrar magia. É sobre a construção de um modelo que funciona e fazê-lo uma e outra vez, e quantas vezes forem necessárias. E isso é o que funcionou comigo.

Conseguimos alcançar 1 milhão de usuários cerca de um ano após o lançamento . Fiz através de uma estratégia sólida, um crescimento consistente ao longo do tempo, e um monte de tentativas e erros. Não havia uma magia de ads (campanhas milionárias) – apenas uma subida constante e um investimento constante em testar e experimentar.

O Growth Hacking na prática

A pressão para encontrar maneiras de crescer o seu negócio, por vezes, pode ofuscar os fundamentos.

No momento, as pessoas não podem parar de falar sobre o “growth hacking”. Ou melhor, não podem sair deste foco e direção.

Parece que a maioria das pessoas pensa que os growth hackers são aqueles que têm encontrado algum santo graal para alcançar o crescimento e escala. Eles têm, de alguma forma, quebrado o código secreto do digital e até da mentalidade off, aplicando como uma fórmula mágica para o seu negócio e isso vai decolar amanhã.

O growth hacking é sobre a tomada de um sistema que já funciona e encontrar maneiras de fazê-lo funcionar ainda melhor, ou na forma mais difícil, um sistema que acham que funciona e encontrar bugs e aí sim, fazê-lo decolar. Trata-se principalmente de iteração e experimentação. Se sua taxa de conversão é de 1%, trata-se de encontrar uma maneira de transformá-lo em 2%. Em seguida, repita que, uma e outra vez, até que ele é 10%, 20%, ou 50% e o céu é olimite.

Exemplo prático – o crescimento para uma empresa de sucesso parece mais com isto:

http://yesoptimist.com/wp-content/uploads/2016/11/xcr-analytics-organic-growth-300x76.png.pagespeed.ic.5yYdFNIn9b.webp 300w, http://yesoptimist.com/wp-content/uploads/2016/11/xcr-analytics-organic-growth-768x196.png.pagespeed.ic.kMsbJSYBgh.webp 768w" alt="cr-analítica-orgânico-crescimento" width="797" height="203" data-pagespeed-url-hash="3659537671" style="box-sizing: inherit; margin: 0px; padding: 0px; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-stretch: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; font-family: inherit; height: auto; transition: all 0.3s ease-in-out; display: block; width: 797px; box-shadow: none;">
Vamos falar sobre Growth Hacking, o que é, o que faz, para onde vai, é apenas uma palavra bonita e ou é realmente a bola da vez!

Ela começa com uma linha clara entre 0 e a meta de algum tipo de crescimento consistente, mesmo que seja lento.

Em seguida, a curva muda. A taxa de crescimento aumenta. Cada nova vitória acrescenta-se de êxito, ROI positivo e sinergia.

Com o tempo, esse caminho em direção à meta vai de 10 anos para 5 anos e de 5 anos para 1 ano. Cada vez que você melhorar a sua taxa de crescimento, você vai encurtar ainda mais os caminhos. Mas não é apenas um “hack” que coloca você no caminho certo. São centenas de pequenas experiências e um modelo de crescimento de capitalização.

É o acúmulo de combinar crescimento ao longo do tempo que impulsiona o sucesso contínuo e cria um negócio escalável e sustentável.

Você está construindo uma empresa de sucesso? Então tenha já um Growth Hacker ao seu lado!

O mais famoso “case growth” de todos os tempos é o programa de armazenamento de referência livre do Dropbox. Cada vez que um usuário se inscreveu para um amigo, eles tem armazenamento em nuvem livre. As pessoas enlouqueceram, referindo amigos, a fim de obter novo espaço. Funcionou como mágica.

Mas, para que essa coisa toda torna-se viável, o Dropbox teve que primeiramente desenvolver um modelo de aquisição que alimentou os usuários para a sua plataforma. Eles não poderiam crescer por meio de encaminhamento, se eles não têm um modelo sustentável de crescimento no primeiro lugar. Zero usuários igual a zero referências.

Esta mesma lógica se aplica ao seu negócio.

A fim de ser capaz de implementar um verdadeiro modelo de crescimento, você primeiro precisa de um sistema de crescimento. Você precisa de um fluxo previsível de novas vendas, usuários ou empresas que chegam ao seu site.

É por isso que o marketing de conteúdo e SEO são fundamentais para o crescimento da maioria das empresas.

Um conteúdo de estratégia de marketing e SEO bem executados podem fornecer um fluxo constante de tráfego, usuários e receita. Em outras palavras, dá-lhe uma base de crescimento sustentável que você possa usar para encontrar o seu caminho para a escala.

Construir um sistema de crescimento, com Content Marketing e SEO

Muitas das empresas de maior sucesso nos últimos 20 anos têm usado o marketing de conteúdo como base para o crescimento tremendo. Empresas como a Intercom Salesforce têm crescido em grande parte através do marketing de conteúdo.

A combinação de conteúdo e SEO é lucrativo para muitas empresas, pois permite-lhes em investir na construção de um canal de crescimento que eles totalmente terão um domínio eficaz e próprio. É uma maneira de construir uma audiência sem ter que pagar por cada ação.

Mais importante ainda, as escalas de marketing de conteúdo.

Seja qual for o caso, o ponto é claro. Marketing de conteúdo e SEO pode fornecer o crescimento sustentável, repetível e escalável através das suas necessidades de negócios.

O marketing de conteúdo não vai chegar a um milhão de usuários em um dia. Mas ele vai te dar um sistema e um processo para a construção de um gasoduto constante de tráfego novo, usuários, vendas ou receita.

Depois de ter este sistema de crescimento sustentável, você pode aplicar as técnicas de growth hacking para testar, interagir e acelerar esse crescimento.

O crescimento real não pode ser falsificado. É preciso planejamento, estratégia e experimentação.

Antes de investir em um “growth hacking”, primeiro invista na construção de um modelo que funciona. Estabeleça as bases que você precisa para escalar o seu negócio.

Em seguida, me chame, para podemos discutir melhor este seu plano e voar alto!

Obrigado pelo seu tempo e leitura, espero de todo coração que eu tenha lhe ajudado a ver a sua empresa, seus produtos, ideias irem tão longe como nunca ninguém antes lhe mostrou e ou ousou ;0)

Tendências do Marketing para 2018, você está preparado?
Publicado em Tecnologia

Começo este texto com uma dúvida, estamos preparados para impactar e mais ainda adequar nosso trabalho, saber vender nossas expertises pelo digital?..

Sabemos entrar na cabeça do usuário e prever o que ele ama, antes mesmo do que ele expresse?

Várias dúvidas e uma única resposta — 2018 está chegando, e as mudanças são reais e fortes. Vou apresentar alguns conceitos, insigths para que sua marca consiga criar o sucesso com o seu público:

1. O marketing de influência continua a ser uma estratégia útil.

Quase 95 por cento dos profissionais de marketing que usam uma estratégia de marketing influenciadora acreditam que é eficaz. Marcas interessadas em se conectar com as perspectivas através das mídias sociais continuarão a se transformar em marketing influenciador. Influenciadores criam conteúdo atraente que parece ser orgânico em muitos casos.

2. Os consumidores esperam ainda muito mais das marcas. (“Entrega de 1 hora” torna-se a guerra maior)

Graças a uma confluência de serviços, os consumidores terão maiores expectativas das marcas de todos os tipos, e o fator principal será o customer experience. Os assistentes de voz, a entrega de 1 hora e o conteúdo sob demanda significarão que os profissionais de marketing B2C e B2B devam encontrar novas maneiras inovadoras de encantar os clientes potenciais e clientes com um serviço quase instantâneo.

3. A pontuação preditiva de leads faz com que os profissionais de marketing repensem o rooteamento principal.

Usando a pontuação de liderança preditiva, o marketing pode identificar as perspectivas que são mais susceptíveis de converterem os clientes. Tudo o que é necessário é um endereço de e-mail, e uma ferramenta de rastreamento como o Google Analytics para a web procurando sinais de compra. Os leads são classificados para que apenas as pessoas mais qualificadas sejam passadas para as vendas.

4. O LinkedIn vê uma nova vida entre o marketing e o B2B.

LinkedIn fez uma série de grandes melhorias na sua plataforma. Uma atualização do site atualizou a interface de usuário do LinkedIn em 2017. A plataforma também viu boas melhorias na plataforma de anúncios do LinkedIn. Graças a estas e outras mudanças, o marketing B2B irá utilizar o LinkedIn mais ainda, se for sábio, no próximo ano. (Olhe já para o Linkedin-go-Live)

5. O Instagram torna-se um canal mais valioso do que o Facebook.

Instagram está crescendo a uma taxa incrível. Em 2017, o Instagram anunciou que cerca de 800 milhões de pessoas utilizaram a plataforma a cada mês. Sua última ferramenta, Instagram Stories, tornou-se mais popular que o Snapchat em menos de um ano depois de entrar em operação.

Como as marcas tendem a ver um melhor envolvimento no Instagram do que qualquer outra plataforma de redes sociais? Por causa de grandes controles de publicidade, o Instagram está pronto para se tornar o canal para marcas interessadas no marketing de redes sociais.

6. A proteção de privacidade.

Houve uma série de violações de dados de alto impacto com os perfis nas Redes Sociais em 2017. A segurança cibernética teve um impacto considerável em muitos aspectos do nosso mundo. Avançando, os consumidores começarão a favorecerem produtos-aplicativos que protejam sua privacidade.

Devido a uma confluência de fatores, o marketing começará a usar proteção de privacidade e segurança de dados como uma proposta de valor em todas as indústrias.

7. Os anúncios no carro e aplicativos de mobilidade se tornam o novo canal de marketing.

Auto-condução, Uber, Waze e todos conectariam condutores com grandes ofertas e ofertas em tempo real. Os motoristas podem ganhar mais dinheiro com o trabalho que eles já estão fazendo. Os anunciantes podem influenciar as decisões de compra de seu público-alvo, oferecendo anúncios em tempo real, segmentados por contexto. Imediatamente antes dos passageiros tomar decisões de compra.

Observe este “fluxo, esta estrada” para começar a experimentar este novo canal de marketing no próximo ano.

8. Os profissionais de marketing começam a desenvolver conteúdo de realidade aumentada.

Com o lançamento do iPhone oito e iPhone X, a Apple deixou claro que eles estão apostando na realidade aumentada (AR). À medida que esses novos dispositivos se tornam mainstream, as marcas começarão a experimentar um conteúdo patrocinado pelo AR com a marca. Snapchat também possui alguns filtros que podem ser criados em anúncios patrocinados pelo AR.

Para finalizar, o Mundo Digital não tem limites, mas o que não pode ter limite é sua empresa, sua equipe em colocar tudo isto em prática e fazer com que o seu público se envolva, engaje, compartilhe e faça da sua marca um viral instantâneo.

Obrigado pela leitura e precisando, conte comigo ;0) Seu tempo e dedicação, são essenciais na minha construção de ideias e vida ;0)

#GROWTHHACKER #MARKETINGDIGITAL #SEO #PRDIGITAL

Growth Hacker — PR Digital — SEO — Marketing