Publicado em Negócios

Goiás Rendering S/A vai reestruturar processos logísticos de planta em Trindade

por em17 Agosto 2017 58 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Goiás Rendering S/A Goiás Rendering S/A arquivo

A Goiás Rendering S/A, maior empresa do Centro Oeste especialista na reciclagem de resíduos de abatedouros e açougues industrializando produtos como sebo bovino, farinha de carne e ossos, e farinha de sangue, deu início a uma reestruturação dos processos logísticos de sua planta de Trindade (GO). A Imai Empresas, consultoria especializada em processos logísticos do Rio de Janeiro, é a responsável pelo projeto.

A Goiás Rendering S/A abastece os mercados nacional e internacional e produz, mensalmente, cerca de 400 toneladas de produtos. Trindade é considerada uma das plantas mais modernas de seu setor na América Latina por ter o processo produtivo totalmente automatizado, seguindo um conceito americano do qual apenas outras três empresas na região são dotadas.

De acordo com o diretor executivo da empresa, Kelson Costa, a decisão pela reestruturação dos processos logísticos se deu pela percepção das perdas com a falta de acuracidade das informações de entrada, expedição e estocagem de matérias primas e produtos acabados, atingindo também a produção, com a falta de controle dos rendimentos.

“Das 400 toneladas que produzimos no mês, calculamos que pelo menos 20% não conseguimos ter visibilidade, entra na conta das perdas”, destaca Costa. “E quando os processos logísticos estão bem estruturados, além de visualizar as perdas, bem como o que temos para expedir e em estoque, podemos prevenir roubos, investir assertivamente em recursos produtivos e até mesmo promover melhorias na negociação com clientes e fornecedores”.

O executivo comenta que a expectativa da direção da empresa goiana é eliminar as perdas identificadas e as ocultas o mais rápido possível, alcançando 100% de acuracidade dos estoques e ganhando total visibilidade em todos os aspectos que hoje, apesar de haver recursos, não há controle. “Começaremos por Trindade e, futuramente, estenderemos a reestruturação para Lusiânia (GO) e Bahia”.

Com duração prevista para 10 meses, o projeto de reestruturação da Goiás Rendering será baseado na estruturação do sistema de informação da empresa, que é um sistema proprietário (desenvolvido internamente). Yassuo Imai Segundo, responsável pelo projeto e consultor da Imai Empresas, explica que o sistema da Goiás Rendering vai receber uma nova arquitetura de processos e tabelas que serão implementados internamente, alinhando a empresa com padrões e tecnologias das indústrias internacionais de seu segmento.

A nova configuração do sistema de informação também promoverá completa integração com sistemas de pesagem e controles como balanças, células de carga, controle de vazão, entre outros, permitindo que os gestores da planta consigam visualizar os estoques, rendimento de produção e produtividade dos ativos em tempo real. Imai Segundo destaca que os conceitos e as técnicas de processos logísticos são os mesmos em todo o mundo, mas o que muda é a característica particular de cada negócio.

“Ao final do projeto, a Goiás Rendering S/A será uma empresa alinhada com as mais modernas ferramentas de controle globais a um custo baixo, com aproveitamento dos recursos que a empresa já tem implementados e beneficiando-se das melhores práticas globais”, conclui.

Sobre a GOIÁS RENDERING

A Goiás Rendering preza pela sustentabilidade e trabalha com a mais alta tecnologia para que os resíduos da produção pecuária encontrem caminhos que os levem a novas utilidades na composição de ração animal e produtos de higiene e limpeza. Além de ser especialista na industrialização, nossa empresa desempenha um importante papel de responsabilidade ambiental ao utilizar, em seu processo industrial, o subproduto animal não utilizado por abatedouros e açougues, evitando que grande parte desses resíduos sejam descartados no meio ambiente, muitas vezes de forma irregular. Tudo isso com equipamentos modernos de alto desempenho, conferindo um diferencial de maior padronização dos produtos finais na hora de formular as rações. Nosso trabalho ajuda no processo de sustentabilidade, diminuindo impactos ambientais, evitando a proliferação de doenças e a contaminação do lençol freático.

Sobre a IMAI EMPRESAS

A IMAI Empresas é especializada em projetos de consultoria para a modernização e otimização de processos logísticos em centros de distribuição. Sediada em Três Rios, RJ, a empresa mantém escritórios de negócios no Rio de Janeiro e São Paulo, para atendimento de empresas em diversos segmentos como alimentação, farmacêutico, têxtil, metalurgia, plástico, automotivo alcançando oito estados nas regiões sudeste, sul, centro-oeste e norte do país.

Serviços prestados: projetos de otimização de processos logísticos; projetos de arquitetura logística de centros de distribuição; implantação de indicadores de desempenho logístico; automação de processos logísticos; auditoria de boas práticas em processos logísticos; treinamento.

Principais clientes: Cemil – Central Mineira de Laticínios, Supermarket, Tend Tudo Home Centers, Casa Show, Cristal Alimentos, Isoeste – Construtivos Isotérmicos, Milhão Alimentos, Drogaria Retiro