Publicado em Negócios

Licenciamento é ferramenta de marketing para empresas lidarem com a crise

por em17 Abril 2017 68 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Marcas fortes movimentam mercado de R$ 17 bilhões no País e geram vantagens competitivas para atrair o consumidor no PDV, aumentando as vendas em até 20%.

 

Tempos de crise econômica costumam estimular a criatividade do empresariado para chamar a atenção dos consumidores e manter as vendas aquecidas. Tendo em vista este cenário, o licenciamento ganha maior apelo como ferramenta de marketing para agregar valor aos produtos e gerar vantagens competitivas em relação à concorrência.

 

Segundo a presidente da ABRAL, Marici Ferreira, trata-se de um modelo de negócios que só tende a evoluir no mercado brasileiro, onde movimentou cerca de R$ 17 bilhões no ano passado. “Temos empresas cada vez mais cientes dos benefícios que uma marca forte e estruturada pode trazer para seus produtos ou serviços. O crescimento nas vendas é de cerca de 20%, quando falamos de produtos licenciados”, afirma.

 

 

O modelo é bastante simples, geralmente uma empresa que tem o know-how numa determinada área de atuação, mas não necessariamente conta com uma marca reconhecida ou com visibilidade no mercado, entra em contato com a agência licenciadora para, juntas, identificarem uma marca ou personagem que tenha sinergia com o público que desejam atingir.

 

 

A partir deste primeiro contato e de firmado o contrato para o licenciamento, que pode acontecer em regime de exclusividade ou não, as empresas passam a desenvolver em conjunto os planos de marketing e desenvolvimento de produtos, que costumam seguir o guideline desenvolvido pela agência licenciadora para todas as categorias de produtos, garantindo assim a identidade de marca, mesmo com diferentes empresas envolvidas no processo.

 

“O licenciamento é basicamente a junção entre a expertise dos fabricantes, que dominam todos os segredos de suas áreas de atuação, com marcas que já contam com uma forte presença e identificação junto ao público consumidor e, desta forma, podem ganhar mercado em variados segmentos ampliando sua participação”, explica Marici.

 

Ainda bastante focado no uso de personagens para o público infantil, o segmento de licenciamento vem, pouco a pouco, conquistando o público adulto, com marcas esportivas, de bebidas, ligadas ao universo automotivo e celebridades. Além é claro, dos super-heróis que são bastante admirados pelo público geek, consumidores que movimentam uma parcela expressiva deste mercado, sucesso que pode ser medido pelo crescimento de iniciativas como a Comic Com, que no final de 2016 recebeu mais de 196 mil visitantes.

 

O mercado está tão aquecido no País que conta com um evento anual, sediado em São Paulo, focado exclusivamente na apresentação das principais licenças de todo o mundo para empresários de diversos setores. “As principais agências de licenciamento do mundo se reúnem para mostrar suas novidades e fomentar novos negócios com as principais indústrias brasileiras”, afirma Marici, ressaltando a força deste mercado que não para de crescer.

Última modificação em 25 Abril 2017
Ralcoh Comunicação

Ralcoh Comunicação has not set their biography yet

Website.: