Publicado em Negócios

RIO PRETO SE DESTACA COMO O 3º MAIOR POLO DE FRANQUIAS DE TODO O PAÍS

por em06 Outubro 2017 54 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Cidade do interior paulista se destaca também como pólo de franquias Cidade do interior paulista se destaca também como pólo de franquias Internet

Em meio a tanta incerteza, tanto política quanto econômica do Brasil, muito se tem falado da espera da retomada do crescimento mercadológico, puxando vários aspectos do país. Na contramão dessa incerteza, vemos o franchising brasileiro começar o ano de 2017 com bons resultados, surpreendendo muitos especialistas que esperavam uma pequena baixa.

No primeiro trimestre desse ano, o crescimento do mercado de franquias foi de 9,4% em relação ao mesmo período em 2016. O dado é da Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Segundo a pesquisa, o faturamento do setor nos três primeiros meses do ano foi de 36,890 bilhões de reais. No ano passado, essa taxa foi de 33,710 bi.

De acordo com Lucas Atanázio Vetorasso, diretor e consultor de franchising do Grupo ATNZO, outro fator que contribuiu para que essa alta acontecesse foi o movimento de abertura e fechamento de lojas neste período, que também apresentou avanço. “Houve um aumento de novas unidades abertas, superando o número total de unidades fechadas, por isso a variação foi positiva de 1,3% em relação a 2016, o que também puxou a alta do número de unidades de franquias no Brasil, que chegou a 142.673”.

Berço de franquias no Interior

Além de ser uma cidade referência no setor médico hospitalar, São José do Rio Preto também é berço de franquias. De acordo com ABF a cidade é o terceiro maior polo de rede de franquias do país. No comparativo ano a ano, Rio Preto apresentava em 2015, 251 redes, com 794 unidades. Só no ano passado, o município acrescentou mais duas novas redes com 843 unidades franqueadoras. E até o primeiro semestre deste ano, já emplaca 274 redes de variados setores, com 918 unidades.

Segmentos

O segmento que mais se destaca destas 918 unidades franqueadoras espalhadas por toda a cidade é o de alimentação, que detém 271 unidades, seguidos dos setores saúde, beleza e bem estar (138 unidades) e serviços educacionais com 127.

Segmentos

Unidades

% Part.

     

Alimentação

271

30%

Casa e Construção

80

9%

Comunicação, Informática e eletrônicos

35

4%

Entretenimento e Lazer

7

1%

Hotelaria e Turismo

24

3%

Limpeza e Conservação

   22

     2%

Moda

90

10%

Saúde, Beleza e Bem Estar

138

15%

Serviços Automotivos

56

6%

Serviços e outros negócios

68

7%

Serviços Educacionais

127

14%

Total

918

100%

Fonte: Associação Brasileira de Franquias - ABF