Publicado em ONGs

Psicólogos da Pontes de Amor fazem acompanhamento psicoterapêutico gratuito

por em01 Novembro 2017 58 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Psicólogos da Pontes de Amor fazem acompanhamento psicoterapêutico gratuito Por Pressfoto - Freepik

Profissionais da instituição e voluntários atendem, em média, 50 pessoas/família por mês

O atendimento psicoterapêutico é oferecido pelos psicólogos contratados e voluntários da Pontes de Amor para pessoas em processo de adoção, crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional e familiar. A finalidade do projeto é trabalhar as questões trazidas pelos pacientes, sejam eles um indivíduo, casal, família ou grupo. Os atendimentos acontecem na instituição ou nos consultórios dos profissionais voluntários. Por mês, cerca de 50 pessoas/família são atendidas. O serviço é oferecido gratuitamente e na maioria das vezes ocorre uma vez por semana. Contudo, quem recebe o atendimento deve participar dos grupos de apoio pós-adoção ou dos encontros mensais, dependendo da situação em que se encontram.

No início é feita uma triagem com o objetivo de levantar informações sobre a queixa e demanda apresentada, buscando compreender as implicações do sintoma e traçar objetivos do trabalho, definindo, inclusive, quem será atendido e a frequência dos atendimentos.

De acordo com a coordenadora do projeto, Nidiamara Guimarães, o acompanhamento acontece em casos de demanda espontânea, em que a própria pessoa solicita para si ou para o filho, por exemplo; em casos em que a instituição de acolhimento solicita por perceber que a criança ou adolescente se beneficiará do acompanhamento ou, ainda, quando há uma sugestão/determinação judicial.

“O acompanhamento psicológico e psicoterapêutico corresponde a um encontro com uma pessoa ou grupo, constituindo uma relação de ajuda que visa facilitar uma adaptação mais satisfatória da pessoa à situação em que se encontra e aperfeiçoar os recursos pessoais em termos de autoconhecimento, autoajuda e autonomia. O objetivo principal desse atendimento é promover o bem-estar psicológico e a autonomia pessoal no confronto com as dificuldades e com os problemas com que a pessoa se depara”, explicou. 

Serifa Comunicação

Serifa Comunicação has not set their biography yet

Website.: serifacomunicacao.com.br