Publicado em ONGs

Universidade Livre do Meio Ambiente promove o evento “Seminário Embalagem e Sustentabilidade

por em15 Agosto 2017 85 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Evento promovido pela Unilivre vai reunir especialistas para debater sobre embalagens sustentáveis Evento promovido pela Unilivre vai reunir especialistas para debater sobre embalagens sustentáveis Tati Dellani

O evento acontece nesta quarta (16) e quinta (17) de agosto, no auditório II da Fiep, no Jardim Botânico, em Curitiba

O primeiro dia será dividido em painéis de discussão e os especialistas destacam temas como o comportamento da indústria, a função do consumidor, projetos de embalagens sustentáveis e os impactos ao meio ambiente.

No portal do Ministério do Meio Ambiente foi divulgada uma pesquisa que constatou dados alarmantes, dos quais plásticos, papel, papelão, papel metalizado, vidro e metal são responsáveis por cerca de 40% dos resíduos gerados em domicílios. Destes, a maioria são embalagens. Grande parte desses resíduos, ou seja, mais de 80% dos plásticos consumidos no país, no lugar de reutilizados, acabam em aterros sanitários, lixões, parques, lagos, rios, mares por décadas gerando impactos negativos ao meio ambiente.

É realmente necessário adotarmos medidas sustentáveis na indústria ou empresa? A compra de produtos sustentáveis atinge algum fator econômico no ramo empresarial? Esses temas serão debatidos pelo coordenador de Compras Sustentáveis da Itaipu Binacional, Adriano Hamerschmidt. “A sustentabilidade na cadeia de suprimentos tem sido um positivo desafio para qualquer empresa, especialmente para a empresa focal, a quem cabe ser a protagonista da difusão do tema e da adoção de práticas sustentáveis por parte de seus fornecedores”, salienta Hamerschmidt.

Com o aumento da demanda nas indústrias de embalagens e de alimentos, esse cenário promove na atualidade um volume de resíduos desproporcional à capacidade de um gerenciamento que possa ser considerado eficiente em termos de sustentabilidade (ambiental, sócio-ética, econômica e política). “O Design para Sustentabilidade propõe o alcance de uma descontinuidade dos padrões vigentes de produção e consumo, considerado como essencial para se definir novas estratégias e atingir transformações com resultados mais promissores”, esclarece a doutora em Design e pesquisadora da UFPR na área de embalagens, Dulce Albach.

A inovação em embalagens sustentáveis também será um destaque no simpósio que traz algumas indagações. Como a academia e as empresas podem trabalhar juntas para que a inovação com sustentabilidade possa ser alcançada pelas empresas ligadas ao mercado de embalagens? Para o doutor em Design e pesquisador da Universidade Estadual de Londrina, Claudio Sampaio, esta e outras questões serão levantadas durante o evento. “No decorrer dos últimos cinco anos como pesquisador, tenho dedicado meus esforços para tentar compreender e propor estratégias que possibilitem a integração efetiva entre inovação e sustentabilidade, tendo o design como elemento estratégico e integrador destas duas dimensões”, complementa o pesquisador.


Programação de quarta-feira (16)

9h – Projeto Ecos Sustentabilidade – está programada para abertura do evento a palestra do vice-presidente da Fecomécio, Paulo Nauiack, com apresentação do Projeto Ecos de Sustentabilidade para o sistema Fecomércio – PR.

10h30 – “Sustentabilidade na cadeia de fornecedores”: será tema do segundo painel, onde serão debatidos entre os palestrantes, os métodos, estratégias, ferramentas e resultados relativos ao envolvimento da cadeia de fornecedores na sustentabilidade empresarial. Conta com a participação dos seguintes palestrantes: Dulce Albach UFPR, Adriano Hamerschmidt da Itaipu Binacional e Paulo Jordão da Palefix.

12h – Almoço

14h - “Projeto de Embalagens Sustentáveis”: Vai abordar formas de reciclagem previstas em projetos das embalagens, assim como a influência da reciclagem na adequação desses projetos de diferentes produtos. Neste painel serão comentadas e debatidas formas de reciclagem, previstas nos projetos de embalagens, assim como a adequação de seus projetos. Os palestrantes convidados são: Claudio Sampaio, da UEL, Teddy Lalande, da Bemis e Marcos Iorio, da Avery Dennison

15h30 – “Reciclagem de Embalagens”: Trata-se no envolvimento do consumidor, no ciclo de vida e as formas de conscientizá-los ao bom uso das embalagens. Os palestrantes são: Vinicio Bruni, Secretaria do Estado do Meio Ambiente, Claudio Sampaio, da UEL e Anderson Sakuma, da Geo Energetica.

Programação quinta-feira (17)Os palestrantes apresentam cases de sucesso:

09h“Os impacto de boas práticas na cadeia logística”, com o representante da Palefix, Paulo Jordão.

10h30“Embalagem & Meio Ambiente: desmitificando com ciência, fatos e dados”, com o gerente de sustentabilidade da Bemis, Teddy Lalande.

11h “Reconsideração de Paradigmas no Setor de Embalagens de Alimentos por meio do Design”, com a doutora e pesquisado da UFPR, Dulce Albach.

12 h – Almoço

14h “Embalagens Laminadas: Reciclando um problema e transformando em oportunidade”, com o CEO da Geo Energética, Anderson Sakuma.

15h “Sustentabilidade em Embalagens: Caminhos possíveis pelo Design”, com o doutor e pesquisador pela Universidade Estadual de Londrina, Claudio Sampaio

16h – Embalagem de Proteção 100% Sustentável a Base de Papel”, com o diretor nacional da Tecplast, Bruno Starling.

Informações:
Local: Auditório II da Fiep
Data: 16 e 17 de agosto
Endereço: Rua Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba – PR
CEP: 80215 -090
telefone: 41 3254 3734
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Acesse o link, confira nossos pacotes promocionais e faça sua inscrição pelo link do site: http://unilivre.org.br/event/ses2017/

ÚLTIMAS VAGAS!!! 


Última modificação em 15 Agosto 2017