Publicado em Outros

A Plástica do Nariz (Rinoplastia)

por em12 Setembro 2017 75 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

A rinoplastia é uma cirurgia fantástica, uma das mais fascinantes na cirurgia plástica. A função deste procedimento é melhorar a aparência e a proporção do nariz. Seu objetivo é gerar uma maior harmonia facial e autoestima. Ele também pode corrigir dificuldades respiratórias.

Não são poucos pacientes que confessam desejar muito submeter-se a cirurgia do nariz (rinoplastia), porém o receio do pós-operatório (aquele roxo, inchaço e dor); acaba deixando de lado o sonho de ter o narizinho dos sonhos.

A verdade é que a cirurgia do nariz tem uma ótima recuperação. O inchaço sempre existirá, em maior ou menor grau, dependendo dos procedimentos realizados (com ou sem fratura, reconstruções nasais ou procedimentos menos complexos, etc.). Porém a dor não deve acompanhar o pós de uma rinoplastia bem realizada.

Quanto ao hematoma, o mesmo decorre da fratura realizada no osso nasal, muitas vezes necessária quando está indicado afinar o nariz. No entanto, uma fratura bem realizada, num nariz bem infiltrado (para diminuir o sangramento, facilitando a cirurgia, os tecidos nasais devem ser corretamente infiltrados com uma solução anestésica e vasoconstritora), manobras cirúrgicas de compressão, entre outros, tornam a presença do hematoma muito pequena, isso se realmente o mesmo aparecer, ou seja, o hematoma numa cirurgia de nariz, não é devido a cirurgia por si só, e sim pela maneira como foi conduzida.

Na maioria dos casos as cicatrizes são imperceptíveis, já que as incisões são pequenas e feitas em locais de pouca exposição. É possível observar 95% do resultado final em 30 dias – o clico completo de recuperação ocorre entre seis meses e um ano. O custo da cirurgia vária entre R$ 3.000 e 12.000, ou seja, os preços variam de acordo com o grau de complexidade da operação.

Porém assim como as cirurgias brilhantes produzem resultados magníficos, o inverso também é verdadeiro, principalmente ao nariz, que não perdoa erros grosseiros  – ainda que até para os mesmos as técnicas de rinoplastia atual oferecem correção.

Que fique bem claro a todos, interessados ou não em melhorar sua estética nasal, os narizes com maus resultados que são vistos na televisão por exemplo, são consequência do despreparo do profissional, da má indicação à cirurgia, de rinoplastias repetidas ou retoques mal feitos, ou do paciente insistente, que convence o médico fazer sua terceira, quarta intervenção num nariz já deformado.

Última modificação em 12 Setembro 2017