Publicado em Outros

O papel do home office na retenção de talentos de um call center.

por em13 Setembro 2017 58 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

A retenção de talentos é uma grande preocupação no cenário corporativo e as empresas de call center estão cada vez mais focadas nisso. Esse cuidado deve-se ao fato de que estas pessoas trabalham em posições determinantes para o aumento da receita da empresa. Isso garante a penetração da empresa no mercado, gera oportunidades para a venda e reduz a taxa de cancelamento/rejeição dos clientes. Além da redução dos custos de rotatividade, ampliação da produtividade no atendimento ao cliente, clientes mais satisfeitos, melhoria nas moral do funcionário e crescimento dos lucros.


Entenda um pouco sobre este cenário e quais as possíveis soluções para as questões a seguir. Confira!

A importância da cultura de um bom ambiente de trabalho em call centers
Seja qual for o local de atuação dentro da empresa, é importante garantir para seus funcionários uma cultura da qual o líder também gostaria de fazer parte. Essa questão, especialmente dentro de um call center, é um elemento importante da visão global da sua empresa e da estratégia de operação. Cada decisão que vem do topo de uma organização chega até os agentes através das posições de liderança. Portanto, a contratação e retenção dos principais agentes que a empresa investiu em treinamento deve ser uma parte de destaque da estratégia de todo call center.

Identificar e fortalecer os aspectos motivadores
Conversar e saber como seus funcionários se sentem em relação ao trabalho é importantíssimo em qualquer tipo de empresa, pois é possível ver quais são os aspectos satisfatórios e insatisfatórios. A falta de apoio técnico é um exemplo de um fator desmotivador muito comum para equipes de call center. Com isso, investir nesses esforços, trabalhar para aprimorá-los e/ou reduzi-los é essencial. Na verdade este deve ser um dos focos da empresa, visto que o elemento social e a sensação de ajudar outras pessoas são bons exemplos de questões que tornam o trabalho gratificante para estas pessoas.

Por isso, certifique-se de que os agentes possuem plataformas funcionais à disposição, que forneça a eles as condições de atuarem efetivamente na solução dos problemas dos clientes. Garanta que as equipes do centro de atendimento e do suporte técnico atuem em sintonia. E ajuste a plataforma para que os agentes tenham uma margem de autonomia para atuarem – o que vai facilitar muito o andamento dos atendimentos.

Home Office como solução para a retenção de talentos
As empresas de call center representam um dos segmentos com um dos maiores índices de turn over (entradas e saídas de funcionários em determinado período de tempo). Acredita-se que um dos motivos para esse problema venha do grande volume de vagas que são disponibilizadas e pelo fato de que muitos funcionários encaram a experiência apenas como um emprego temporário.

É por isso que muitas empresas têm revisto suas metodologias de trabalho e apostado no home office, já que trabalhar em casa ajuda a reduzir o estresse e melhorar a produtividade, ou seja, os agentes de call center que atuam em casa ganham mais qualidade de vida: deixam de perder tempo em longos deslocamentos, contando assim com horários flexíveis e mais possibilidades de organizar sua rotina familiar. Além disso, essa flexibilidade da força de trabalho ajuda a empresa escalar sua força de trabalho com redução de custos, já que esse formato dispensa investimentos em infraestrutura – como mais espaço, mais equipamentos, entre outros.

Quem somos
Somos a primeira operação de atendimento do Brasil baseada totalmente na casa dos operadores. Desde 2011 a Home Agent presta serviços de atendimento ao consumidor, já premiada cinco vezes na categoria Responsabilidade Social nas associações de empresas de telesserviços brasileira (ABT) e América latina (Aloic).

Última modificação em 13 Setembro 2017