Publicado em Outros

Professor Germano Machado & 90 Anos de uma Lenda

por em23 Maio 2016 426 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

O professor Germano Machado, completará 90 anos de vida, no próximo dia 28/05. Filósofo, professor, jornalista e escritor, membro da Academia de Letras e Artes Mater Salvatoris (ocupante da cadeira Nossa Senhora da Encarnação), membro da UBESC - União Baiana de Escritores, presidente fundador do CEPA - Círculo de Estudo Pensamento e Ação. Germano Machado é profundo conhecedor da vida e obra de Ruy Caetano Barbosa de Oliveira, conhecido “Ruy Barbosa”, sendo considerado, na atualidade, um dos últimos ruístas vivos da Bahia. Professor universitário aposentado (UFBA e UCSAL), Germano Machado também integra uma plêiade de intelectuais baianos, sendo membro atuante de academias representativas, de Salvador, assim como, de segmentos culturais, educacionais e religiosos.

No ensejo das comemorações alusivas aos 90 anos de nascimento desse intelectual e agitador cultural baiano, descendente de portugueses, o CEPA através de seus membros e entidades parceiras, prestará homenagens ao professor Germano Machado, na realização de eventos institucionais no decorrer de todo o ano de 2016, inclusive com homenagem já agendada para junho na Biblioteca Pública do Estado em evento da UBESC – União Baiana de Escritores.

A primeira homenagem se fará realizar no dia do seu ANIVERSÁRIO, que terá comemoração no Instituto Feminino da Bahia (Rua do Politeama, 2 – Politeama/Centro, Salvador/BAHIA-Brasil), no próximo dia 28/05 (sábado), às 17 horas, com a realização de uma missa de Ação de Graça e em seguida o aniversariante estará lançando  e  autografando a sua mais recente obra literária  “Sintetismo Filosofia da Síntese” Editado pelo Selo Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), em uma iniciativa do Deputado Estadual Zé Neto.

Germano Machado para que não conhece é mentor intelectual de vários projetos que deram origem a muitas publicações, a existência de um número maior de organismos culturais na Bahia, particularmente em Salvador, diante dos seus ensinamentos, incentivos e apoio a alunos, jornalistas, escritores e poetas baianos, dentre eles: Elizeu Moreira Paranaguá, Roberto Leal, Alexandro Santos e entidades como: Artpoesia, Revista Òmnira, GAC/BA e tantos outros; além de ter dezenas de livros publicados, uma atuação jornalística de mais de 50 anos, incorporada ao ensino superior também. Germano Machado na Bahia é uma lenda viva que diz “Pra frente e para o alto, eis o caminho!”. Mais informações Telefones:(71) 98688-8096 – 98454-0267.

Última modificação em 23 Maio 2016
Roberto Leal

Roberto Leal não escreveu Sobre a empresa

Website.: www.fundacaoomnira.com.br