Publicado em Saúde

A evolução da qualidade da saúde passa pela tecnologia

por em25 Abril 2017 131 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

O cenário da saúde no Brasil acompanha o internacional. Aumento de longevidade, descobertas de possibilidades de cura e tratamentos por intermédio do avanço tecnológico e, por outra via, o aumento na disponibilidade de informações pouco confiáveis na internet, que podem, no caso da saúde, trazer consequências graves. Em todo o mundo, para cada 100 hospitalizações, ocorrem 14 eventos adversos, traduzindo-se em cerca de 43 milhões de lesões de pacientes evitáveis a cada ano. Ao mesmo tempo, há uma demora média de 17 anos para apenas 14% das novas descobertas científicas encontrarem um caminho para a prática clínica diária.

Para colaborar com o setor no Brasil, a Elsevier realizou em São Paulo o workshop “Como integrar plataformas de Conhecimento ao Prontuário Eletrônico” sobre ferramentas que agregam inteligência ao Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES).

Tim Morris, diretor de produtos e parcerias e especialista internacional em produtos digitais de inteligência da Elsevier, está no Brasil para o evento. O encontro também contou com a participação do Professor Dr. Renato M.E. Sabbatini, pioneiro especialista brasileiro em Informática em Saúde e Cláudio Della Nina, Managing Director da Elsevier Brasil, entre outros.

"A tecnologia tem tido um impacto significativo e benéfico nos resultados de saúde, contudo por si só não é suficiente. As informações estão se expandindo rapidamente e o acesso à informação clínica correta no momento do atendimento é essencial. Fornecer conteúdo clínico baseado em evidências confiáveis, integrado ao prontuário médico, oferece a oportunidade perfeita para melhorar a qualidade e proporcionar melhores resultados aos pacientes", explica Tim Morris.

Eles falaram sobre ferramentas de apoio à decisão clínica (Clinical Decision Support, no inglês) da Elsevier, que incluem soluções como o Clinical Key, uma fonte de informações científicas e clínicas que inclui acesso a livros, artigos e textos de milhares de revistas científicas em medicina e saúde, além de uma biblioteca multimídia com milhares de imagens, áudios e vídeos.

O Order Sets é solução completa de normalização e padronização de protocolos institucionais que permite a médicos e demais profissionais clínicos acessar, criar, revisar e gerenciar seus protocolos. Oferece conteúdo baseado em evidências, refinado pela integração bidirecional ao prontuário eletrônico, reduzindo riscos de eventos adversos e financeiros, além de aprimorar os resultados dos pacientes. O Order Sets é facilmente integrado ao EHR (registro médico eletrônico), adapta-se a qualquer organização médico/hospitalar e atua no fluxo de trabalho existente, usando terminologias já estabelecidas.

Já o Clinical Pharmacology by ClinicalKey dá acesso à informação e apoio à decisão em terapia medicamentosa, incluindo interação automática, além de monografias de milhares de medicamentos de uso corrente.