Publicado em Saúde

Congresso de cirurgiões buco-maxilo-faciais recebe Instituto Ética Saúde

por em06 Setembro 2017 99 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Evento reúne mais de 2 mil especialistas em São Paulo, entre os dias 5 e 9 de setembro

            A reestruturação do mercado de saúde, a partir de princípios mais éticos, foi um dos temas do XXIV COBRAC – Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial –, realizado em São Paulo. O assessor técnico, Marlon Franco, fez uma apresentação institucional, enfatizando que o Instituto Ética Saúde é um indutor de mudanças de paradigmas no setor da saúde.

            “Entre os objetivos do Instituto estão o fortalecimento da adoção de princípios éticos por seus associados; a geração de ambientes de concorrência justos e transparentes; a redução dos riscos de corrupção e suborno; e a garantia da segurança na relação entre o paciente e o médico”, citou Franco.

            Ele explicou também que o IES tem Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (Ampasa), a Anvisa e, nos próximos dias, assinará também com o Tribunal de Contas da União (TCU), para a troca de informações.

            “Em agosto, foram entregues 50 processos (que correspondem a 164 denunciados) à Ampasa. E outros 125 processos serão entregues em setembro. O Canal de Denúncias do Ética Saúde registrou, até julho de 2017, 516 denúncias e 1306 denunciados, entre médicos, distribuidores, hospitais, importadores, operadoras de planos de saúde, fabricantes e outros”, informou o assessor técnico. “Lembrando que as denúncias podem ser feitas pelo www.eticasaude.com.br ou pelo 0800-741-0015”, acrescentou.

            No encerramento, o representante do IES salientou a importância de todos os atores do setor de saúde se unirem pela ética e transparência. “Recentemente tivemos a adesão do Hospital Albert Einstein e outros hospitais já estão se preparando para a adesão. As entidades médicas também estão se associando. Juntos teremos mais força para enfrentar as adversidades para construção de uma nova cultura”, finalizou.

Sobre o Ética Saúde

O Instituto Ética Saúde busca garantir a segurança do paciente e a sustentabilidade do sistema de saúde por meio de uma conduta ética entre os atores em um ambiente de concorrência justa e transparente. Os objetivos consentidos do Instituto Ética Saúde incluem evitar incentivos ilegais ou antiéticos para agentes públicos e privados, prática de atos médicos ilegais ou antiéticos, evasões fiscais, irregularidades regulatórias, concorrência desleal, violação de direitos do consumidor e falsificação. 

Este arcabouço será fiscalizado por meio de denúncias anônimas ou identificadas, com apuração justa e realização de um cadastro público positivo, para revelar à sociedade quais empresas atuam efetivamente de forma ética. O Canal de Denúncias é o www.eticasaude.com.br ou o 0800-741-0015. O Instituto Ética Saúde tem a governança formada por uma Assembleia Geral, onde fazem parte todos os associados; um Conselho de Administração, com mandato de dois anos e eleito pela Assembleia Geral; um Conselho Consultivo com representantes de entidades de todos os segmentos do setor de saúde; e o Conselho de Ética, órgão de caráter disciplinar formado por três integrantes, sem qualquer vínculo com o setor de saúde que emite instruções normativas orientativas para o setor e julga eventuais condutas contrárias aos princípios do Ética Saúde. 

São atualmente integrantes do Conselho de Ética: o subprocurador Geral da República, Antônio Fonseca, o presidente do Fórum Nacional Contra Pirataria, Edson Luiz Vismona e o professor da Universidade de São Paulo, Celso de Hildebrand e Grisi. E do Conselho Consultivo: além do Ethos e ABRAIDI, a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde – ABIIS, Associação Brasileira de Auditores em Saúde – AUDIF, Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde – ABIMED, Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo - FEHOSP, Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP, Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios – ABIMO, Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – SBHCI, Associação Médica Brasileira - AMB, Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular – SBCCV, Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT.

DOC PRESS

DOC PRESS has not set their biography yet

Website.: