Publicado em Saúde

Dia Nacional da Hipertensão Arterial terá campanha na Boca Maldita

por em19 Abril 2017 136 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

No dia 26 de abril, médicos da Sociedade Paranaense de Cardiologia estarão aferindo a pressão arterial e realizando testes de glicose na população

No Dia Nacional de Hipertensão Arterial, 26 de abril, das 9h às 16h, a Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) realiza uma ação educativa na Boca Maldita, em Curitiba. As pessoas poderão fazer teste de glicose e aferição de pressão arterial. Também serão distribuídos materiais educativos para a população.

O objetivo é chamar a atenção para a doença, que é responsável direta ou indiretamente, por 50% das mortes cardiovasculares no país. “A hipertensão arterial é uma doença assintomática, age silenciosamente ao longo do tempo causando várias outras doenças, principalmente, as cardiovasculares, como a insuficiência cardíaca, a insuficiência coronariana, que leva ao infarto do miocárdio e, principalmente, as doenças vasculares cerebrais, como os diversos tipos de AVC (Acidente Vascular Cerebral)”, ressalta o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC), Gerson Bredt Júnior.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) analisou 14 estudos realizados nas regiões sudeste, sul e centro-oeste do Brasil e foi constatado que o controle da hipertensão no Brasil é muito baixo, realizado somente por 10,1% a 35,5% da população, conforme a região. “Por isso, esse tipo de campanha é fundamental, pois ajuda a esclarecer à população sobre a importância de prevenir, detectar e tratar a hipertensão arterial”, afirma o presidente.

A campanha reforça a mensagem: “Eu sou 12 por 8", para que a população conheça os níveis ideais de pressão arterial. O site www.eusou12por8.com.br fornece explicações básicas sobre a doença: o que é, quais as causas, os níveis ideais, prevenção, tratamento e 25 perguntas e respostas sobre as principais dúvidas a respeito do tema.

Campanhas mundiais
A ação no Dia Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial está associada a duas campanha internacionai. A primeira é a ISH - Internacional Society Hipertension, que pretende aferir a pressão arterial em mais de 100 países, sendo que cada um deverá participar com 100 centros e aferindo a pressão de, pelo menos, 100 pessoas por cidade, totalizando 25 milhões em todo o mundo. Já a segunda é a campanha de conscientização que será deflagrada em maio, a MMM.17 - Mês Mundial da Medição da Pressão Arterial, que visa detectar um maior número de hipertensos e alertar a população mundial para a necessidade da aferição de pressão.

SERVIÇO
Local: Boca Maldita - Rua XV de Novembro
Data: 26 de abril
Horário: 9h às 16h
Informações: www.eusou12por8.com.br

Expressa Comunicação

Camile Triska ainda não definiu sua briografia

Website.: www.expressacom.com.br