Publicado em Saúde

Saiba como lidar com a gestação de forma mais tranquila

por em14 Agosto 2017 120 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

 

No Dia Nacional da Gestante, celebrado em 15 de agosto, o Hospital Sepaco aproveita para lembrar a todas as gestantes como este momento é único na vida de cada mulher, tanto para as mães de primeira viagem, quanto para as que já viveram essa experiência.

Na maioria das vezes, a gravidez é descoberta por meio de um simples teste de farmácia e, na sequência, uma explosão de sentimentos já inunda o coração da futura mamãe. Tudo vai se transformando, o rostinho do bebê começa a habitar os sonhos, o corpo demonstra alterações visíveis, hormônios em plena ebulição, as dúvidas começam a surgir, as incertezas e medos começam a aparecer.

No entanto, para Francine Branco, supervisora da Promoção à Saúde do Sepaco Autogestão, o ideal nesse momento é manter a calma e procurar profissionais qualificados, que orientem a futura mamãe, além de se concentrar no que será preciso fazer. “Após anunciar a chegada do bebê, é indispensável que a gestante inicie o mais precocemente possível o pré-natal. É necessário acompanhar a gravidez de perto desde o início pois, quando temos a presença de especialistas que acolham de forma integral, o caminho até o nascimento se torna mais prazeroso e conseguimos evitar complicações.

É nessa fase que a gestante compreende a importância e a responsabilidade que está chegando, junto com a nova vida que está dentro de si, totalmente dependente de seus cuidados. Agora, dois corações batem juntos ligando duas vidas que, por um tempo, serão apenas uma, conectadas pelo cordão umbilical. “A gestação dura, em média, entre 39 e 42 semanas justamente para a mulher se preparar para tudo que está por vir: o cuidado com a alimentação saudável, preparo para o parto, exercícios próprios para cada fase gestacional e cuidados com o recém-nascido. Neste período, é comum buscar ajuda de profissionais habilitados”, explica Francine.

O Hospital Sepaco, membro do Programa Parto Adequado, pensando nessas mamães, disponibiliza em seu site o espaço Sou Gestante, que traz respostas às inúmeras dúvidas dos temas ligados a este momento único e marcante na vida da mulher. No portal, também há diversas dicas importantes do que é ou não recomendado neste período, ensina a lidar com os bebês nas primeiras semanas, além de informações sobre o Curso de Orientação à Gestante e a Visita Assistida à Maternidade.

Sobre o Sistema Sepaco de Saúde

O Sepaco, fundado em 1956, inicialmente para atender o setor papeleiro, transformou-se em um Sistema Integrado de Saúde, agregando hospital, operadoras de saúde e autogestão.

Pioneiro no controle de infecção hospitalar no Brasil, o Hospital Sepaco atualmente também atende operadoras de saúde, assim como clientes particulares.

Focado em alta complexidade e pediatria, o hospital está localizado na Vila Mariana, São Paulo, e possui 228 leitos, sendo 73 de UTI (40 para adultos e 33 Neopediátrica), um corpo clínico com sólida formação profissional em várias especialidades, além de contar com modernos equipamentos para diagnósticos, como tomografia, hemodinâmica e uma área própria para oncologia.

Para realização de pequenas cirurgias, com alta no mesmo dia, a instituição oferece ainda o Hospital Dia Sepaco, na região do Jardim Paulista, São Paulo/SP.

Acesse: www.sepaco.org.br

Facebook: www.facebook.com/oficialsepaco