Publicado em Saúde

Toxina Botulínica é a aposta da vez em odontologia

por em31 Janeiro 2017 210 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Embora seja bastante usada na medicina, a toxina botulínica é um recurso novo na odontologia. No Brasil, o uso da substância é permitido na área para fins funcionais desde 2011, mas em setembro de 2016 o Plenário do Conselho Federal de Medicina aprovou uma resolução que autoriza a utilização também para fins estéticos. Dessa forma, a odontologia pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Para utilizar a substância de forma segura, é importante que o profissional de odontologia esteja atualizado sobre a legislação existente, as indicações e contraindicações, além das patologias nas quais é indicada, com seus respectivos diagnósticos e os protocolos de seu uso. Com o objetivo de fornecer essa base, a Elsevier está lançando o livro “Toxina Botulínica em Odontologia”, escrito pela Professora Pós-Dr. Célia Marisa Riazzatti Barbosa e pelo Professor Dr. José Ricardo de Albergaria Barbosa.

O livro é indicado para cirurgiões-dentistas que trabalham em diferentes especialidades, como disfunção temporomandibular, prótese, oclusão, cirurgia bucomaxilofacial, reabilitação oral, implantodontia e dor. Na obra, os autores abordam as atualizações científicas pelas quais a odontologia está passando e estimula os dentistas a conhecerem melhor a toxina botulínica de forma a aplicá-lo com segurança em sua prática clínica.

“A obra traz uma abordagem voltada às atividades odontológicas nas quais está indicada a aplicação de toxina botulínica. Nele, de forma didática e meticulosa, explicamos desde as propriedades bioquímicas, histórico, legislação atualizada, indicações e contraindicações, cuidados e efeitos colaterais, técnicas de manipulaçao da toxina, até os diversos protocolos de seu uso para capacitar o cirurgião dentista nas diferentes aplicações atribuídas à odontologia”, diz Célia Marisa Rizzatti Barbosa, autora.

Por intermédio de um vasta concepção clínica associada à experiência acadêmica dos autores, foram acrescentadas às descritivas técnicas e resultados de pesquisas científicas desenvolvidas em sua própria instituição de origem: a Unicamp. Esta característica determina um diferencial à obra que se apresenta, pois, além de descrever os conhecimentos técnicos necessários ao manuseio da toxina, os autores propõem suas concepções clínicas que retratam formas seguras e eficientes de intervenção.

“Tivemos o objetivo de colaborar com informações sobre um passo importante para o cirurgião dentista enquanto profissional da área da saúde, na medida em que explana todo o seu potencial por intermédio de propostas práticas de intervenção e da apresentação de resultados objetivos”, explica o autor José Ricardo De Albergaria Barbosa .

Por obedecer e descrever uma sequencia minuciosa dos procedimentos, o livro permite ao profissional conhecer e aplicar as técnicas ensinadas, baseando-se em diagnósticos precisos, através dos quais se torna, ao mesmo tempo, responsável e simplificada a correta indicação e uso da toxina botulinica.

De forma didática, “Toxina Botulínica em Odontologia” cita as principais publicações sobre o assunto, apresenta casos clínicos que ilustram as técnicas de aplicação e demonstra a importância dos detalhes da sua utilização e os cuidados técnicos e clínicos a serem adotados.

Toxina Botulínica em Odontologia
Editora Elsevier
Páginas: 240
Preço: 169,90 
Formato: 19x23

Célia Marisa Rizzatti Barbosa - é Professora Titular de Prótese da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas. Possui Especialização em Prótese Dental pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Reabilitação Oral pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Temporomandibular Joint Dysfunction – University of Rochester/NY. É Coordenadora do Curso de Habilitação em Toxina Botulínica e Material de Preenchimento na Prática Clínica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas e Coordenadora e líder do grupo de pesquisa sobre Toxina Botulínica do CNPq.

José Ricardo De Albergaria Barbosa – é Professor Titular de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas. Possui residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial no Hospital do Câncer de São Paulo –

Fundação Antônio Prudente; Mestrado e Doutorado em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Universidade Estadual de São Paulo. É Coordenador do Curso de Habilitação em Toxina Botulínica e Material de Preenchimento na Prática Clínica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas.