Publicado em Saúde

Vitamina A

por em18 Agosto 2017 147 acessos
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As vitaminas são nutrientes essenciais ao nosso corpo e saber sobre a importância delas dentro do organismo e onde podem ser encontradas é imprescindível. No caso da Vitamina A, conhecida também como Retinol, é um micronutriente, lipossolúvel (solúvel em gordura) e uma das vitaminas mais importantes.


Dentro do organismo humano a Vitamina A é facilmente transformada em ácido retinóico, que é uma substância fundamental para o crescimento e desenvolvimento humano.


A Vitamina A possui diversas funções, sendo que a principal está relacionada com a visão, mas a verdade é eles vão muito além dos olhos.
Suas funções se estendem do metabolismo ósseo à síntese da hemoglobina, passando pela atuação antioxidante que protege o corpo dos radicais livres.


Os benefícios da Vitamina A é abrangente, desde a saúde ocular; prevenção de doenças cardiovasculares; aumento da imunidade; saúde óssea; saúde do sistema nervoso; auxilio no crescimento; saúde da pele; contribui para formação dos dentes; manutenção do bom estado do cabelo, entre outros.


Os alimentos que possuem maior concentração de Vitamina A são: ovo; queijo; leite; batata doce; manga; fígado; abóbora; cenoura; brócolis; espinafre; pêssego; laranja etc.


A dose diária recomendada de Vitamina A varia de acordo com a idade:

Bebês de 0 a 6 meses: 400 mcg/dia

Bebês de 6 a 12 meses: 500 mcg/dia

Crianças de 1 a 3 anos: 300 mcg/dia

Crianças de 4 a 8 anos: 400 mcg/dia

Meninos e Meninas de 9 a 13 anos: 600 mcg/dia

Homens a partir de 14 anos: 900 mcg/dia

​Mulher a partir de 14 anos: 700 mcg/dia

Gestantes: 750 a 770 mcg/dia

Lactentes: 1200 a 1300 mcg/dia


Lembrando que as vitaminas são importantes na medida certa, pois excesso de pode causar alguns problemas para a saúde. Portanto ter as recomendações de um nutricionista ou médico é muito importante para obter resultados positivos.



Última modificação em 21 Agosto 2017