Publicado em Tecnologia

A inteligência digital

por em10 Novembro 2017 66 acessos
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A transformação digital teve/tem um grande impacto sobre a sociedade, no qual as pessoas utilizam a tecnologia para diversos assuntos e situações. Esses avanços tecnológicos vem transformando as nossas vidas a cada dia, seja para uso pessoal ou profissional.


Na área dos negócios por exemplo, uma das maiores influências da transformação digital está nas oportunidade de conceder uma boa experiência para o cliente. E essa experiência vai muito além das visitas ao site de sua empresa, já que envolve também as interações através de sua estratégia de e-mail marketing, bem como experiências nos pontos de vendas e na forma de como sua equipe atua, entre outros – mas nada disso é eficaz sem a inteligência digital.


A inteligência digital compreende seus clientes e como eles estão usando seu site, isto é, através da análise de dados adquiridas por meio de desktop ou mobile é possível otimizar a experiência oferecida – independente de quando, onde ou como eles interagem com a empresa. A inteligência digital é a capacidade de transformar dados digitais em insights em tempo real,
acionáveis e focados nos clientes.


Verificar qualquer dado em todas essas interações parece quase uma missão impossível e infelizmente vemos com alguma frequência algumas empresas adotarem abordagem fragmentada de medição (a equipe de marketing acompanha suas métricas separadamente da equipe de atendimento ao cliente). Cada um com suas próprias ferramentas de mensuração - que se concentram apenas em seu próprio produto ou parte da jornada.


Mas este cenário está mudando aos poucos e abordagens abrangentes de inteligência digital tem surgido no mercado. Algumas plataformas facilitam
a inteligência digital dentro das empresas para soluções mais abrangentes. O Google disponibiliza o Google Analytics, o Google Tag Manager, o Google Attribution, entre outras aplicações. A IBM tem o Watson. A Adobe, por exemplo, oferece várias variações do Adobe Analytics, Adobe Target, Adobe Activation, Adobe Mobile, entre outros – e por aí vai.


O desafio é integrar todas essas ferramentas de forma contínua, onde a ideia de um sistema integrado ajuda as empresas a acessarem a análise e medições. Estas plataformas são excelentes exemplos dos benefícios da transformação digital para as empresas, capazes de 
fornecer insights coletando dados em um caminho mais amplo da jornada dos clientes.