Tecnologia
Ricardo Lima
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Após uma queda de 7,6% na venda de veículos no primeiro semestre de 2017, usar a tecnologia como uma aliada pode ser fundamental para sobreviver ao mercado. (Fonte: Fenabrave).

A era digital veio com tudo, mudando não só o modo das pessoas interagirem, mas também a forma dos profissionais trabalharem. Segundo Ricardo Lima, co-fundador da Passe Carros, sistema de avaliação padronizado no setor de venda de seminovos, a migração do processo de venda atual para o online, pode ser a chave para o sucesso.

A área de vendas é uma das que mais vêm sofrendo impacto com as mudanças proporcionadas por este fenômeno digital. Rapidez, eficácia e interação com o cliente se tornaram exigências e por conta disso, muitas empresas se viram obrigadas a empreender novas ideias e adotar novas tecnologias. Em um mundo de mudanças constantes os vendedores precisam se reinventar com ferramentas e softwares que facilitam seu trabalho, conquistando assim a confiança dos novos consumidores e se destacando dentro de um mercado que pode estar saturado. Quando aplicado e utilizado corretamente, este meio garante a empresa grandes vantagens como redução de custos, aumento de produtividade e otimização do tempo da equipe de vendas.

Apesar de seus inúmeros benefícios, as opiniões se dividem em dois lados: quem tem o consenso de que a tecnologia pode sim, ser positiva e saudável para aumentar o resultado e se manter competitivo; e quem continua resistindo à adesão de novos métodos nos seus negócios, isto se refere tanto aos colaboradores quanto os consumidores.

Para Ricardo Lima, essa quebra de paradigma acontecerá com a mudança de gerações. Os empreendedores dessa geração são completamente diferentes de seus antecessores e estes profissionais estão cercados por um mundo corporativo mais assertivo e organizado, contando com uma série de ferramentas que possibilitam uma melhor gestão. Diante dessas mudanças, só cabe às empresas reagirem de forma positiva, fazendo o possível para usufruir das vantagens da era digital e transformar seu negócio local em um negócio global.


SOBRE A PASSE CARROS:
COM MAIS DE 10 MIL CLIENTES E PIONEIRA EM B2B, A PASSE CARROS É MAIS QUE UM PORTAL DE CAPTAÇÃO E REPASSE DE VEÍCULOS; É ESPECIALIZADA EM SEMINOVOS E USADOS, COM FORTE PRESENÇA NO MERCADO AUTOMOTIVO DESDE 2012.
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Curso para autônomos promete trabalhar autoconfiança
Publicado em Economia

O país ganhou cerca de 2,6 milhões de novos desempregados no primeiro ano de governo Michel Temer. É uma alta de 23,1% com relação ao número de desempregados observado no trimestre imediatamente anterior à sua posse como presidente interino. De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, 14,048 milhões de pessoas procuraram emprego entre fevereiro e abril de 2017. No mesmo período do ano anterior, eram 11,411 milhões. A taxa de desemprego foi a pior para um trimestre encerrado em abril desde o início da pesquisa, em 2012.

Diante deste cenário, os brasileiros têm precisado se reinventar. É crescente o número de atividades como o coaching, a consultoria, os vendedores e profissionais ligados ao marketing de rede, entre outras autonomias.

De olho neste crescimento, os coaches Carolina Hilal, especialista em comunicação, com mais de 15 anos de treinamento de executivos, e Fábio Borges, especialista em Stand Up, e idealizador do programa Stand Up Coaching, criaram o Workshop Como Falar Bem em Público e Influenciar Pessoas.

“Em meio a crescente autonomia que acompanhamos, pelo menos, no Rio de Janeiro, onde vivemos e trabalhamos, faz-se necessário um treinamento específico para que estes novos profissionais se sintam mais seguros e atinjam resultados consistentes em suas áreas”, diz Carolina Hilal.

“No início, achávamos que o nosso público-alvo estava concentrado no universo de palestrantes. Mas, os primeiros a procurar o curso foram os revendedores ligados ao marketing de rede. Falar em público é, de fato, uma necessidade perene nos dias de hoje”, completa Fábio Borges, que também é criador do Stand Up Católico Rir é um Santo Remédio.

O workshop abordará técnicas de oratória, postura corporal, dicas de performance, ferramentas para administração do medo e da ansiedade, entre outras questões ligadas à persuasão e influência.

Para divulgar o trabalho, a dupla de coaches tem se utilizado de técnicas de marketing digital, como os webinários (aulas online e, geralmente, gratuitas), também muito crescentes em tempos de autonomia e empreendedorismo digital.


Serviço:

Workshop Como Falar Bem em Público e Influenciar Pessoas

Data: 12/08/2017

Horário: das 9h às 13h, com intervalo e coffee break.

Local: Tijuca Inn Offices, Rua Desembargador Isidro, Tijuca – RJ.

Investimento: R$ 197,00

Inscrições: http://bit.ly/falarempublico_rj

São Paulo, Brasil – julho de 2017 – A EFI™, empresa líder mundial em inovações e tecnologia para impressão digital, anuncia o novo gerente de vendas para a linha Inkjet na América do Sul, o executivo Marcel Casarino, 52.

Com mais de 20 anos de trajetória no mercado de impressão digital, Casarino passa a integrar o time da EFI com foco no relacionamento e atendimento ao cliente para expandir a influência da empresa no mercado. “Vamos reforçar aos clientes o equipamento EFI como uma necessidade para fazer a diferença no negócio, gerando crescimento saudável, com a velocidade competitiva”, disse.

Entre suas competências, o executivo conquistou reconhecimento pelas habilidades nos segmentos de comunicação visual e embalagens. Na EFI, terá o desafio de evidenciar, na América do Sul, os equipamentos VUTEk para grandes e super grandes formatos; Jetrion para rótulos e etiquetas; a linha Reggiani no segmento de impressão digital em tecidos e Nozomi para impressão em papelão ondulado.

Journey InsideOut: o maior evento de Marketing Digital do RJ
Publicado em Negócios

Acontece no dia 15 de maio de 2017, no Rio de Janeiro (RJ), o Journey InsideOut, evento de Vendas, Marketing e Empreendedorismo Digital organizado pela agência de Lançamentos Digitais InsideOut.

Dirigido a empresários, social medias, profissionais de Vendas e de Marketing Digital, comunicadores e estudantes, o Journey pretende mostrar como pequenas e médias empresas podem ampliar a geração de negócios a partir da utilização de ferramentas de Marketing Digital.

A programação do evento prevê a realização de palestras temáticas com renomados especialistas de mercado, que apresentarão cases de sucesso, ferramentas, técnicas e dicas de implementação de soluções.

Os temas abordados serão Mindset Empreendedor, Produtividade, Ferramentas de Marketing Digital, Marketing e Vendas (Inbound e InsideSales), Big Data e E-Commerce.

Entre os palestrantes, destaque para o empresário Ernesto Haberkorn, sócio-fundador da TOTVS – sexta maior empresa do mundo no segmento de Planejamento de Recursos de Empresas (ERP) -, e o escritor e consultor de Marketing Digital Conrado Adolpho, criador do Método 8Ps do Marketing Digital e especialista em alavancagem de negócios de micro e pequenas empresas e profissionais liberais.

O Journey InsideOut é limitado a 300 pessoas, e os pacotes de acesso já estão à venda no site do evento, por preços que variam entre R$ 297 a R$ 697 e dão direito, além da entrada, a webinários, consultorias exclusivas da agência InsideOut, grupo exclusivo no LinkedIn e área VIP com os palestrantes.

A programação completa do Journey também pode ser conferida no site do evento.

O JourneyInsideOut tem parceria estratégica da Evenbrite, Red Bull, RockContent, Resultados Digitais, Exact Sales, EVNTS, XTech, ERPFlex e Grupo Intelligenza.

SERVIÇO:
             Journey InsideOut – Evento de Vendas, Marketing e Empreendedorismo Digital
             QUANDO: 15/05/2017 (SEG)
             HORÁRIO: das 8h às 18h
             ONDE: Rio de Janeiro (RJ)
             LOCAL: Hotel Prodigy Santos Dumont (Av. Alm. Silvio de Noronha, 365 – Centro; anexo ao Aeroporto Santos Dumont)

A agência InsideOut
             Com sede no Rio de Janeiro, a InsideOut é uma agência de Lançamento de Produtos Digitais que desenvolve projetos estratégicos de comunicação com foco em três pilares: Branding, Inbound Marketing e Coaching.

Para mais informações, acesse www.agenciainsideout.com.

Ricardo Jordão, especialista em marketing e vendas
Publicado em Negócios

Workshop será conduzido por Ricardo Jordão, conhecido por ideias e teorias revolucionárias de venda; evento acontece dia 11 de abril, das 8 às 18 horas

Especialista em marketing e vendas, Ricardo Jordão Magalhães, tem encontro marcado com vendedores, empresários e empreendedores no próximo dia 11 em Cascavel. Conhecido como “o cara do Biz Revolution”, as ideias revolucionárias de Jordão tem chamado a atenção, além de encontros empresariais, em canais de internet, como o YouTube, onde o “acelerador de vendas” compartilha insights práticos para quem busca “uma nova visão sobre as mesmas coisas”.

A convite da Associação de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT) em parceria com o Sebrae/PR, Ricardo Jordão ministra o Workshop de Vendas das 8 às 18 horas, no escritório do Sebrae/PR em Cascavel. Entre os tópicos abordados, estarão na pauta do workshop questões como “o cliente não acorda com vontade de gastar”, “os dois Cs de vendas”, “infiltrar-se no mundo do cliente”, ou “o cliente não quer pensar, ele quer decidir”.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Osvaldo Cesar Brotto, o workshop tem como objetivo tirar o participante da zona de conforto e abrir para ideias, inovando em vendas. “Vendas é o oxigênio da empresa. Se faltar, outras áreas não conseguem dar uma sobrevida ao negócio. É muito importante conhecer as técnicas e ferramentas de vendas que estão trazendo os melhores resultados para empresas no Brasil e exterior e o workshop traz essa possibilidade”, destaca.

Com expertise de empreendedor e nas áreas de marketing e vendas, Ricardo Jordão já ajudou a construir do zero empresas como Brasoftware, Tech Data, B4B, Ikeda e Rakuten. Em 1999 criou o Biz Revolution, uma plataforma online com mais de 80 cursos onde ensina empresários de micro e pequenas empresas a transformarem “sonhos em negócios inovadores e lucrativos”.

As vagas para o Workshop de Vendas com Jordão são limitadas e custam R$ 300 por participante. Associados à Iguassu-IT tem desconto e o investimento fica em R$ 210 por pessoa. Interessados podem garantir vaga pelo telefone (45) 9 9914-8960, e pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com Marcelo.

Staybridge Suites São Paulo apresenta renovação e novidades em Road Show
Publicado em Turismo

Inicia no próximo dia 26 de março, a primeira ação de vendas do Staybridge Suites São Paulo que passará por sete capitais brasileiras. Dentre as novidades, a principal será apresentar as mudanças do empreendimento que está passando por uma reforma em seus 217 apartamentos e ganha cara nova em 2017.

Com decoração moderna, os apartamentos de 38 e 80 m² ficarão mais clean, ganham em amplitude e mobilidade com novos móveis, equipamentos e projeto de iluminação. As novas instalações com mais conforto, praticidade e conectividade beneficiarão, tanto os hóspedes com estadas de curta quanto os de longa permanência, mantendo a característica da marca Staybridge Suites em todo o mundo.

Garantir a melhor vivência na hospedagem depende de muitos fatores, afirma a Gerente Geral Daniela Pereira. “Além dos quartos novos, levamos a sério a qualidade do sono. Faz parte da nossa estratégia promover a satisfação geral dos hóspedes. Nossos esforços estão alinhados no sentido de garantir diariamente um quarto com temperatura adequada, cama confortável, ausência de ruídos, cheiro agradável e iluminação correta. Assim, temos certeza que os hóspedes desfrutarão de uma experiência única e retornarão e indicarão nossos hotéis ao redor do mundo”, enfatiza.

Além da reforma do empreendimento, o time de vendas do hotel apresentará no Road Show em Belo Horizonte, Rio de janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Brasília e interior de São Paulo a nova política comercial do empreendimento que, segundo o diretor de vendas e marketing, Marcel Marin, ganha mais significado na relação entre a percepção de gastos e o valor, principalmente para estadas mais longas.

Recriando a sensação de estar hospedado em um dos novos apartamentos do Staybridge Suites São Paulo a equipe de vendas levará para Road Show, óculos de realidade virtual, onde será possível visitar todas as áreas do hotel e ter a percepção real do ambiente, graças a visão 360º.

O tour virtual também pode ser acessado pela internet no link: http://www.tourbrasil360.com/sb/itaim/.

Vendas em queda?
Publicado em Negócios
Terça, 20 Dezembro 2016 10:08

Alshop divulga resultado do varejo em 2016

Em meio ao cenário de turbulências e incertezas, há dados e perspectivas positivas

Já tradicional no calendário do varejo de shopping, a Coletiva de Imprensa da Alshop (Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping) trará os resultados do setor em 2016 e o panorama geral para 2017 e será realizada no dia 26 de dezembro, às 9h.
Em meio ao cenário de turbulências e incertezas, há dados e perspectivas positivas para todo a indústria de shopping centers.
Na ocasião, o presidente da Entidade, Nabil Sahyoun, e do Diretor de Relações Institucionais, Luís Augusto Ildefonso, apontarão:

• Abertura de malls em 2016 e novos shoppings em 2017;
• Fortalecimento do setor de franquias – e o seu relacionamento com a indústria de shopping;
• Geração de empregos temporários;
• Fluxo de visitantes nos shoppings;
• Vendas por segmento – e a tendência apresentada nesses números;
• Perspectivas para o varejo de shopping center, programados para 2017.

O presidente da Alshop também repercutirá as vendas de Natal e o perfil do consumidor brasileiro (como suas atitudes de compra foram afetadas pelas turbulências políticas e econômicas desse ano) elaborado em parceria com o IBOPE.
Venha tomar o café da manhã conosco e discutir os temas acima. Para credenciar-se, favor enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os dois porta-vozes estão disponíveis para entrevistas exclusivas ao final do pronunciamento.


Coletiva de Imprensa – Alshop – Resultados do Varejo em 2016
26 de dezembro / 9h
Rua Samuel Morse, 120 – Mezanino
Para maiores informações, falar com Daniela Santos
(11) 4871-3956
(11) 96013-4424
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Agora, todos os Clientes da Leroy Merlin, líder no varejo de materiais de construção, podem conferir se os seus produtos desejados estão disponíveis na loja de sua preferência. O recurso que antes estava funcionando nas lojas da Grande São Paulo e de São José dos Campos passou a atender todas as 40 unidades espalhadas pelo Brasil.

Para realizar a consulta, basta clicar no botão “ver estoque”, localizado ao lado do preço da mercadoria. Feito isso, irá aparecer o número de peças daquele item em todas as Lojas da praça onde o usuário estiver navegando.

A ferramenta chega para facilitar a relação entre os Clientes e as Lojas. Com isso, a rotina das pessoas que se deslocam até uma filial da Leroy Merlin em busca de produtos específicos é otimizada.

“Esse é um passo muito importante no desenvolvimento de uma relação cada vez mais estreita entre a nossa marca e os nossos Clientes. Queremos continuar avançando no sentido de oferecer comodidade e uma experiência cada vez mais consistente a todos, independentemente de onde é realizado o contato com a Leroy Merlin” afirma Elias Rodrigues, diretor de Internet.

No site da Leroy Merlin (www.leroymerlin.com.br) o Cliente já pode conferir todos os produtos disponíveis em Loja física, comprar online, e agora, consultar o estoque dos seus produtos desejados sem a necessidade de ligar para a Central de Atendimento da loja.

Sobre a Leroy Merlin

A Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1998 trazendo um novo conceito para o mercado de Material de Construção. Com foco na qualidade de produtos, atendimento e serviços, a empresa oferece em suas lojas ambientes espaçosos e agradáveis para receber melhor seus Clientes.

Considerada multiespecialista do lar, por ser especializada em Construção, Acabamento, Bricolagem, Decoração e Jardinagem, a Leroy Merlin apresenta aos seus Clientes a maior variedade de produtos em 80 mil itens divididos em 15 setores: Materiais de Construção, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração, Iluminação e Cozinhas. As lojas oferecem serviços diferenciados, como Fábrica de Cores, Troca de Mercadorias, Espaço Projeto, Corte de Madeira e Vidro, Cursos de Bricolagem, Entrega em domicílio, Estacionamento, Café, Fraldário, Molduraria, Mesa de Bricolagem, Coleta Seletiva, Drive-Thru, entre outros.

Hoje, a rede francesa possui 40 lojas distribuídas em onze estados brasileiros, mais o Distrito Federal e uma Loja Virtual que atende todos os estados do país. Entre as unidades, a Leroy Merlin Niterói (RJ) foi a primeira loja de Varejo Certificada do Brasil por meio do processo de construção sustentável e Uso e Operação sendo assim a primeira loja 100% AQUA – Alta Qualidade Ambiental, construída e mantida sob os mais rigorosos padrões de economia de recursos naturais. Hoje, a rede possui treze lojas 100% AQUA, Jacarepaguá (RJ), Taguatinga (DF), Campinas Anhanguera (SP), Sorocaba (SP), Serviços Internos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Jaguaré (SP), São Leopoldo (RS), Londrina (PR), Curitiba Atuba (PR), São José (SC), Fortaleza (CE) e Maceió (AL), somando um total de 34 certificados, destacando a Leroy Merlin como a empresa com maior número de certificação AQUA/HQE no mundo na categoria varejo.

A Leroy Merlin é líder, pelo sétimo ano consecutivo, no setor de Varejo da Construção Civil, conforme o Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção realizado, anualmente, pela equipe de Redação da Grau 10 Editora, que edita a Revista Anamaco. A empresa foi eleita entre as três mais sustentáveis  pelo "Prêmio Os Mais Importantes do Varejo", realizado pela Revista Novarejo nos anos de 2012, 2013 e 2014, e sua sede está entre os 10 prédios mais sustentáveis pelo site Exame. Ainda em 2013, 2014, 2015 e 2016, a Leroy Merlin foi premiada entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no país, de acordo com a pesquisa anual divulgada pelo Great Place to Work® Brasil em parceria com a Revista Época e 1º lugar do segmento Varejo de Material de Construção, no Ranking da pesquisa “As empresas mais admiradas no Brasil” nos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015, realizado pela Revista Carta Capital.

Bazar Cafofo movimenta a economia criativa na Baixada Santista
Publicado em Negócios

Luiz Fernando Almeida é ator e produtor cultural e desde agosto de 2014 comanda uma nova empreitada, o Bazar Cafofo.

O Bazar nasceu por acaso, o ator montou uma pagina no facebook para comercializar suas roupas usadas e vendeu tudo em três semanas.  O pedido dos amigos realizou a primeira edição física do Bazar e convidou apenas 10 expositores que participaram deste momento definitivo.

O evento teve suas primeiras edições na cidade de Santos e já fez uma temporada de 04 meses em SP entre dezembro de 2015 e março de 2016. 

Em dois anos, o Cafofo recebeu aproximadamente 2500 expositores com uma media de 30 edições anuais. Atualmente o Bazar conta com dois desdobramentos: o Bazar Cafofinho (a versão luxo do evento) e o Bazar Cafofo Itinerante que tem como objetivo circular por outras cidades e chega a Campinas no mês de Novembro.  

Além das edições físicas o Bazar possui a TV Cafofo, um canal no youtube que tem como objetivo falar sobre empreendedorismo, economia criativa e cultura em geral de forma despretensiosa.  O lojinha do Cafofo, a loja virtual atrelada a fanpage do Bazar, voltara a funcionar em Dezembro.

O Bazar tem ajudado a movimentar a economia criativa aproximando pequenos negócios de diversos segmentos e ajudando a identificar este publico consumidor, além de apresentar novos talentos em diversos segmentos o evento tem impacto na economia local e inspirou o surgimento de diversos eventos no segmento da economia criativa na Baixada Santista.

Os expositores são rotativos, e o evento tem atraído criadores de todo o Brasil, então o publico pode conferir produtos diferentes a cada edição e fugir da mesmice dos grandes centros de compras.

O Bazar conta com curadoria do próprio ator: “seleciono produtos que eu compraria ou presentearia alguém, sempre mantendo um controle de qualidade a partir de critérios como apresentação, excelência e histórico do expositor” conta Luiz Fernando.

Os clientes podem encontrar roupas, acessórios e vários itens exclusivos e personalizados, além de se divertirem com a Rádio Cafofo, que recebe personalidades se arriscando como DJs por um dia. Também conta com shows e apresentações artísticas em sua programação.

Luiz Fernando também é proprietário da Superbacana Produções que presta serviços na área de produção e promoção cultural e é o realizador da SANSEX- Mostra da Diversidade Sexual de Santos. Em 2015 ele também esteve em cartaz com dois monólogos, o Dama da Noite de Caio Fernando Abreu e Gotas de Codeína de Diego Lourenço.

Acompanhe a agenda do Bazar Cafofo através de sua página no facebook:Bazar Cafofo

Links

Fanpage: www.facebook.com/bazarcafofo

Instagram: www.instagram.com/bazarcafofo

TV Cafofo:  www.youtube.com/bazarcafofo

Um pouco do que já falaram sobre o Bazar:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2016/03/1751642-exposicao-na-fiesp-adiada-por-causa-de-protestos-na-paulista-ja-estava-pronta.shtml


http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2016/01/1732490-governo-reduz-valor-autorizado-para-projetos-culturais-em-r-450-milhoes.shtml

http://anamariabraga.globo.com/canais/noticias/bazar-movimento-economia-criativa.html

http://anamariabraga.globo.com/canais/noticias/nesse-natal-compre-de-quem-faz.html


https://economize.catracalivre.com.br/dicas/bazar-de-economia-criativa-tem-tres-novas-edicoes-em-sp/
https://www.buzzfeed.com/irangiusti/feiras-e-bazares-em-sp-para-fazer-compras-e-fugir-do-shop?utm_term=.srB48wm5V#.jxvP58aOj


http://www.julianaariza.com.br/2015/10/02/bazar-cafofo-chega-a-sao-paulo-e-ganha-ponto-fixo-no-oscar-freire-food-park/


http://estilistasbrasileiros.com.br/ator-cria-negocio-que-estimula-a-economia-criativa/


https://www.juicysantos.com.br/cultura-e-eventos/agenda-de-santos-e-regiao/eventos-especiais-para-comemorar-2-anos-do-bazar-cafofo/


http://www.clacrideias.com.br/events/inauguracao-do-bazar-cafofo/

Empresa familiar cresceu e precisou investir em melhorias para permanecer no mercado; em cerca de um ano, saltou de 40 contratos ao mês para mais de 200 novos clientes

Foi no meio da “tempestade” que a empresária Cheila Thielke, de Toledo, resolveu que era o momento de virar o jogo na empresa ou “abandonar o barco”. Em empresas familiares, a pressão dos clientes e compromissos acaba, na maioria das vezes, nas costas do próprio dono. Com Cheila não foi diferente. “Todos os problemas recaíam na gente e chegou um momento em que eu não aguentei mais. Fui para minha sala, chorei, refleti e chamei meu esposo, também sócio na empresa. Disse a ele que ou procurávamos ajuda ou fechávamos o negócio”, lembra.

Entretanto, em vez de uma crise de vendas, a empresa de Cheila e Marcos Thielke passava, naquele período, por uma fase de crescimento. “Nos deparamos com um aumento nas vendas e foi exatamente esse crescimento que nos fugiu o controle. Praticamente rasgamos cerca de 40 novos contratos, pois não conseguimos atender a esses clientes. Víamos que existia muita ingerência e insubordinação na empresa, mas nos faltava saber o que fazer. Estávamos perdidos, nos faltava um direcionamento. Foi, então, que procurei a ajuda do Sebrae na cidade”, admite.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Deborah Steiner Dias, é comum receber empresas em busca de solução para os problemas diários de gestão. “Muitas vezes, é em tempos de dificuldade que o empresário busca ajuda. No caso de Cheila e Marcos, foi preciso fazer um diagnóstico na empresa para que, então, fosse apontado um caminho a seguir. Assim, foi orientado que a Toledonet organizasse todos os seus processos, ou seja, seria necessário identificar e padronizar, em cada setor, quais as funções de cada colaborador,  as rotinas de atendimento, dentre outros detalhes”, resume.

Para a empresária, hoje, é como se trabalhassem em outra empresa. “Depois da implementação dos processos, não só nós, Marcos e eu, mas também cerca de dez colaboradores que trabalhavam na Toledonet antes das mudanças, veem que a empresa é ‘outra’. Mudamos tanta coisa, que parece outra. Mas não foi fácil, pois, além dos processos, também foi preciso que nós mudássemos nossos comportamentos e atitudes. As mudanças, como nos dizia o consultor nos encontros no Sebrae, tinham de ser de dentro para fora e de cima para baixo”, destaca.

Ganhos reais

O especialista em processos empresariais, Paulo Zatti, acompanhou a evolução na empresa. “Eles achavam, por exemplo, que estavam com problemas de recursos humanos, pois tinham alta rotatividade de funcionários. Entretanto, ali estava mais um dos reflexos de uma empresa sem processos definidos. Com os ajustes realizados, organizando os setores desde a equipe de vendas até a parte técnica de instalação e manutenção, eles conseguiram fazer fluir o trabalho e, nisso, mantiveram funcionários comprometidos”, assinala.

O fator de sucesso que impulsionou o alcance rápido de resultados para a empresa foi o comprometimento dos empresários com as mudanças. “Isso tem peso muito grande. O fato de o empresário incorporar a informação repassada na consultoria e promover mudanças reais na empresa reflete diretamente no alcance das metas. Com a Toledenet foi assim: eles saíam da consultoria e iam para a prática, promovendo com afinco os ajustes apontados, mesmo que, por algumas vezes, tivessem dúvida de que a mudança proposta era possível”, argumenta Zatti.

“Depois que atingimos certo grau de maturidade e rotina nos processos, foi sugerido um novo desafio: o de aumento nas vendas. Quando o consultor falou na possibilidade de 200 novos clientes ao mês, ‘de cara’ achamos que era impossível. Mesmo assim, encaramos como meta e, hoje, agradeço por ter sido desafiada, pois, nesse mês de setembro, conseguimos até mesmo ultrapassá-la, fechando 211 novos contratos. Agora, temos outra , ainda com muito para aprender, mas em pleno crescimento”, comemora Cheila Thielke.

Caminhada

Marcos Thielke ressalta que, hoje, “não se rasga mais contrato”. “Aquilo que passamos, de vender e não conseguir atender, não existe mais. Não somente porque investimentos na organização e padronização dos processos, mas porque começamos a planejar o crescimento da empresa. Atualmente, planejamos como serão os negócios em 2017, sempre ajustando metas e procedimentos. Temos muita novidade para o ano que vem, inclusive com algo que vai mudar o cenário da internet por fibra óptica na nossa região, uma novidade inédita para todo o oeste do Paraná”, prenuncia o empresário.

Além do lado financeiro, os empresários relatam ganhos no clima organizacional. “Temos uma empresa mais estável, com baixa rotatividade. Cada um ciente de suas metas e funções e em acordo com o sistema de rotinas diárias do grupo. Isso também nos fez crescer: tendo pessoas engajadas que abraçaram e fizeram parte dos processos de melhoria. Hoje, em vez daquela pressão que havia antigamente, temos elogio e reconhecimento dos clientes”, observa Cheila. “Com processos organizados, conseguimos, inclusive, nos afastar da empresa por uma semana e ela continuou em desenvolvimento”, aponta Marcos.

As mudanças, que no início pareciam difíceis de alcançar, foram se transformando em resultado e firmando ainda mais a confiança de que é preciso investir em gestão. “Mesmo as adequações mais simples são desafiadoras e progride aquele que encara o problema de frente e se encoraja a fazer diferente. Na empresa, as propostas de melhoria foram acatadas, desde um simples agendamento com os clientes até a mudança no sistema de comunicação entre os setores. Esse esforço dos empresários e da equipe de colaboradores em seguir novos rumos é que permitiu o crescimento”, enfatiza Deborah Steiner Dias, do Sebrae/PR.