Publicado em Transporte

“Carta Protesto com Certificação Digital” completa um ano com 100% de sucesso

por em05 Setembro 2017 37 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Vanderlei Moghetti, gerente de Sinistro de Transportes da Argo Seguros Vanderlei Moghetti, gerente de Sinistro de Transportes da Argo Seguros Divulgação

A “Carta Protesto com Certificação Digital”, como o próprio nome já diz, é um serviço de certificação digital via e-mail que valida o documento inteiro, não apenas a sua assinatura. Com apenas um ano de operação, essa inovação da Argo Seguros permitiu que TODOS os clientes que utilizaram esse serviço conseguiram 100% de sucesso na entrega da Carta Protesto no prazo estabelecido pela lei.

Isso significa que centenas de segurados não foram prejudicados com a burocracia e tivessem sucesso em receber suas indenizações, mesmo o documento precisando ser entregue para muitos destinatários diferentes - como o operador portuário, depositário, agente logístico transportador marítimo e transportador rodoviário, entre outros – em curto espaço de tempo.

Para quem não atua com Transportes, vale explicar que a Carta Protesto é um instrumento que permite ao importador/recebedor alertar aos responsáveis – seja pelo transporte, logística, movimentação e armazenagem da carga - que ocorreu um dano à mercadoria ou foi percebida falta de parte dela durante seu transporte, seja por via aérea, marítima ou rodoviária.

O problema é que anteriormente essa comunicação era feita através de carta registrada, o que era passível de atrasos para ser entregue. Isso prejudicava o cliente, que corria o risco de perder o direito a indenização de um sinistro coberto devido à incerteza do recebimento.

“Esse era um dos principais problemas que enfrentávamos. As empresas não conheciam esse artigo do Código Civil (art. 754) que trata do prazo de até 10 dias corridos após a constatação do sinistro para que o importador/recebedor entregasse a Carta Protesto e isso acabava prejudicando-as”, explica Vanderlei Moghetti, gerente de Sinistro de Transportes da Argo Seguros.

Foi pensando justamente numa maneira de garantir a efetividade desse procedimento aos seus segurados que a companhia criou o serviço de “Carta Protesto com Certificação Digital” em agosto do ano passado. Agora, que o processo é totalmente online, é possível rastrear todo o percurso do documento e ainda emitir um relatório com todos os dados, do envio da mensagem à chegada na máquina do destinatário e leitura, se os anexos foram abertos, entre outras coisas.

Dessa forma, ao enviar um e-mail com a certificação digital, o segurado passou a garantir que a sua mensagem passasse a ser aceita como prova de entrega da Carta Protesto, o que afastou qualquer possibilidade de não ser ressarcido, com justiça, em caso de um sinistro com sua mercadoria.

“Antes de colocarmos isso à disposição dos nossos segurados, nenhuma seguradora autorizava este tipo de procedimento, que certamente facilita e simplifica todo o processo de emissão e envio da Carta Protesto. Por isso, temos orgulho de dizer que essa nossa inovação alterou a maneira do segmento atuar”, comemora Salvatore Lombardi Jr, diretor de Transportes da Argo Seguros.

O executivo lembrou ainda que, como o e-mail é automático, o destinatário recebe praticamente na mesma hora, eliminando o risco do documento não ser entregue no prazo previsto na legislação vigente e de acordo com a condição do seguro. “Isso proporciona redução de custos e evita uma série de complicações para acionarmos a cobertura do seguro e, principalmente, garante o direito de indenização do segurado e a possibilidade de ressarcimento da seguradora por sub-rogação de direito”, finaliza.

Na ocorrência de sinistro, depois que toda a documentação for entregue, a Argo Seguros realiza o pagamento, em média, em 10 dias corridos. Esse prazo é um dos mais baixos do mercado, já que as seguradoras podem efetuar a indenização devida em até 30 dias, conforme previsto nas condições gerais dos seguros de Transportes. Vale lembrar ainda que a Carta Protesto com Certificação Digital é um serviço válido para o transporte internacional e nacional.

Sobre a Argo Seguros

Desde 2012, a Argo Seguros oferece soluções em seguros de Responsabilidade Civil, Patrimonial e Transportes. Sediada em São Paulo, alcançou mais de R$ 160 milhões de prêmios emitidos em 2016, sendo reconhecida no mercado pela qualidade dos produtos e excelência no atendimento aos segurados e corretores parceiros.

Está entre as cinco maiores seguradoras de Transporte Internacional e de Responsabilidade Civil Profissional. É subsidiária da Argo Group, Seguradora e Resseguradora com atuação em diversos mercados, está listada na Nasdaq (AGII) e possui classificação A pela A.M. BEST e A- pela S&P. Para saber mais, acesse: www.argo-protector.com.br.