Publicado em Transporte

Cores de carro que mais desvalorizaram

por em11 Outubro 2017 37 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

É comum que as pessoas escolham o carro pela cor, e mais comum ainda que o critério utilizado para essa escolha seja a estética. Porém, esse com certeza não é o método mais inteligente na hora da escolha entre as paletas de cores. Por quê? Apesar de excelentes empresas de venda de carros disponibilizarem carros com as mais diversas cores de cada modelo de automóvel, qualquer compra de carro precisa ser bem pensada e levar também a questão da cor, uma vez que podem dependendo do conjunto cor mais modelo o dono pode ter ter desvalorização na hora da venda desvalorizar o seu veículo com o passar do tempo se não forem escolhidas com sabedoria.

 

Em alguns casos, a cor do carro é escolhida aleatoriamente, levando em conta que algumas pessoas não podem esperar até 15 dias para uma cor específica chegar. Por isso é muito comum que as cores preto, prata e grafite sejam as mais vendidas em todas as concessionárias.

 

Um levantamento de dados mostrou que o mesmo carro pode ter um grau de desvalorização diferente, dependendo de sua cor. Isso porque, não podemos falar de desvalorização dos carros conforme a cor sem citar que cada modelo de veículo se desvaloriza com uma cor diferente. Ou seja, um Hatchs amarelo pode estar mais desvalorizado do que um Camaro amarelo, por exemplo.

 

Veja a seguir a lista com as cores de cada carro que mais têm desvalorizado nos últimos anos (lembrando que os modelos citados variam de valor entre 20 e 40 mil reais):

Sedãs

Embora a cor prata seja a mais vista nesse modelo de veículo, é a cor que toma o topo da lista de mais desvalorizadas nesse modelo de carro, reduzindo o valor em mais de 10% (exatos 10,66%). Logo em seguida vem o preto (10,6%), cinza (9,95%), branco (9,24%), vermelho (8,84%) e por último o azul (8,45%).

Hatchs

Nesse modelo, as cores que desvalorizaram mudam um pouco, tendo a cor amarela no topo da lista. Essa cor faz com que a revenda do automóvel tenha seu preço baixado por cerca de 10,5%. Continuando a lista tempos então o prata (10,39%), preto (10,12%), cinza (9,66%), vermelho (9,65%), branco (8,38%) e azul (7,70%).

 

Picapes

Por ser um carro não muito popular, a porcentagem de desvalorização desse modelo é menor do que os outros. No entanto, ainda há uma desvalorização significativa na revenda do mesmo, começando com a cor cinza, conduzindo uma queda no preço de 9,35%. Em seguida tempos o prata (8,66%), preto (7,9%), branco (7,68) e vermelho (6,94%).

Utilitários esportivos

Nessa categoria, as cores que mais desvalorizam o veículo são muito parecidas com as cores das Picapes, porém, a porcentagem é maior. O cinza também está no topo da lista, com uma baixa no preço de revenda de 11%. Depois temos o prata (10%), preto (9,15%), azul (8,81%) e vermelho (6,96%).

Peruas

O cinza também não faz sucesso na hora da revenda desse carro. Dentre todas as outras cores que desvalorizam o veículo, o cinza, em particular, tem uma baixa de 11,6% do preço original. Seguido pelo preto (11,26%), prata (11,24%), branco (10,5%), vermelho (10,31%) e azul (8,85%).

Minivans

As minivans são populares entre as grandes famílias, principalmente na hora de viagens. Também são muito escolhidas para efeitos profissionais. No caso desse automóvel, quem fica com o topo da lista é a cor vermelha, desvalorizando o carro em 13,38%. Logo abaixo está o preto (12,49%), prata (12,3%), cinza (10,92%), azul (8,58%) e branco (5,3%). Nota-se que nesse carro, as desvalorizações são maiores do que em outros modelos já citados.

Analisando todos os dados fornecidos, podemos ver que em uma revenda de carro, a cor que menos faz sucesso é a cor cinza, embora ela seja muito popular. As cores preto e prata não ficam muito para trás nesse quesito, também. Já a cor branca tornou-se uma das mais vantajosas, com uma desvalorização menor do que as outras cores citadas.

Outras tonalidades que podem e vão desvalorizar muito o seu carro, porém, não foram mencionadas por não serem muito comuns são as cores rosa, laranja, verde, turquesa e roxo.