Publicado em Variedades

‘Lá Onde Eu Moro’: livro infantil sobre resgate histórico e diálogo entre gerações será lançado no RioZoo

por em10 Novembro 2017 81 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Evento acontecerá no dia 11 de novembro com a presença dos autores para sessão de autógrafos e roda de conversa para incentivar a importância de explorar o entorno onde mora

Ampliar os horizontes dos indivíduos acerca dos acontecimentos históricos e dos personagens que marcaram a história de um pequeno bairro ou cidade: esse é o tema do livro ‘Lá Onde Eu Moro’, da editora Evoluir, que será lançado no Rio de Janeiro no dia 11 de novembro, das 10h às 14h, no RioZoo. Os autores, Bárbara Dias e Victor Peres e Perez, farão uma roda de conversa com o público e autografarão a obra que estará disponível para venda no local.

“Um dos pilares do RioZoo e do Grupo Cataratas é a educação, e o apoio à leitura de modo geral está diretamente relacionado a esse valor. As aventuras de Babi pela história, além de muito divertidas, reforçam o sentimento de identidade e despertam a curiosidade pelas nossas origens e história”, comenta Andressa Paixão, Comercial do Grupo Cataratas – RioZoo.

De acordo com os autores, é de extrema importância que as escolas, os pais e as crianças sejam incentivados a explorar o entorno e os bairros onde moram. Marcos históricos, ocupação e expansão dos espaços, retratados em livros didáticos, muitas vezes são pouco conhecidos pelos moradores da região.

“É muito importante que se perceba o próprio território como uma ferramenta educativa. Explorar a igreja mais antiga, a primeira escola, o primeiro comércio são iniciativas de muita importância na aprendizagem das crianças sobre quem elas são e onde vivem”, afirma Bárbara. “Muitas crianças vivem ou estudam em locais que foram, inclusive, espaço de marcos históricos. É uma grande oportunidade para as pessoas atrelarem o conteúdo didático dos livros ao local”, diz.

Lá Onde eu Moro

O livro conta a história da menina Babi, que entra em uma viagem pelo tempo desbravando as histórias que aconteceram no bairro onde ela mora. “A ideia surgiu, inicialmente, a partir de uma experiência pessoal. Cresci em um bairro do Rio de Janeiro historicamente importante para o país. Apesar disso, por ser periférico, tive algumas experiências negativas na escola porque sempre que falava onde morava, era motivo de discriminação”, conta Bárbara. “Quando comecei a conhecer tudo o que tinha acontecido por ali, passei a valorizar muito mais o bairro e a mim mesma”, diz.

“Queremos provocar nos leitores uma investigação sobre as histórias que não são contadas na escola. Existem conhecimentos que só podem ser acessados através dos moradores do bairro: quem foram as pessoas que se destacaram na formação desta comunidade? Como esse território estava ocupado há 50 anos?”, afirma Victor Peres e Perez.

O ‘Lá Onde Eu Moro’ possui 48 páginas e terá preço promocional no lançamento. Para saber mais, é só acessar a página do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1882551665406426/. Também é possível comprar no e-commerce da Editora Evoluir por R$34,90: https://editoraevoluir.com.br.

Lançamento do livro ‘Lá Onde Eu Moro’
Data: 11/11/2017
Horário: 10h00 às 14h00
Local: Jardim Zoológico do Rio de Janeiro – parte externa
Endereço: Parque da Quinta da Boa Vista, S/N - São Cristóvão, Rio de Janeiro