Publicado em Variedades

Espiritismo completa 160 anos

por em17 Abril 2017 102 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Doutrina religiosa cresce no Brasil e concentra seguidores em maior número no Estado de São Paulo. Em Ribeirão Preto, cerca de 6,7% da população se declara espírita, segundo censo do IBGE

Ribeirão Preto (SP), 17 de abril de 2017 - O próximo dia 18 de abril é uma data histórica para o Espiritismo. A doutrina, que tem se tornado uma das religiões em potencial crescimento no mundo todo, teve início em 18 de abril de 1857, quando foi publicado o primeiro e principal livro que a conceitua: O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.

A obra contém os princípios da doutrina espírita sobre a imortalidade da alma, natureza dos espíritos e suas relações com os homens, leis morais, vida presente, vida futura e porvir da humanidade. Estes e outros assuntos são apresentados em  1019 perguntas aos Espíritos, cujas respostas, elucidativas e atuais, foram ditadas a diversos médiuns.

Da publicação no século XIX até os dias de hoje, a doutrina ganhou milhares de seguidores e estudiosos. No Brasil, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, o país possuía 3,8 milhões de espíritas, sendo esse o terceiro maior grupo religioso do país, representando 2% da população brasileira.

O Estado de São Paulo concentra 3,3% dos seguidores, ou seja, 1,3 milhões de pessoas se declaram espírita. Na região norte do Estado, os números são ainda maiores, chegando ao patamar de 4% a 9,8% da população, dependendo da cidade. Em Ribeirão Preto são 6,7%, enquanto em Franca (7,1%), Araraquara (7,2%), Aramina (7,7%), Igarapava (8,3%), Rifaina (9,2%), Jeriquara (9,5) e Pedregulho (9,8%).

“Estes números refletem o fato que na região de Ribeirão Preto, desde o início do século XX, o movimento espírita se organizou de forma eficiente e teve a influência do trabalho e exemplo de espíritas, que residiram em cidades próximas e que influenciaram não apenas a região, mas todo o país”, explica o presidente da USE/RP (União da Sociedades Espíritas de Ribeirão Preto), Mário Gonçalves.

Entre os representantes espíritas da região de Ribeirão Preto, que impulsionaram a doutrina no país estão nomes como Eurípedes Barsanulfo, de Sacramento/MG (1880/1918), Cairbar Schutel, de Matão/SP (1868/1938) e Francisco Cândido Xavier, em Uberaba/MG (1910/ 2002). O legado deste último ultrapassa as barreiras religiosas, é uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país.

O presidente da USE/RP esclarece que o Espiritismo é essencialmente um trabalho educacional. “A doutrina visa conclamar o ser à sua reforma integral, lançando um olhar sobre si mesmo, examinando a concepção espírita do mundo, reajustando a ela sua conduta, transformando assim, a Terra em um mundo melhor”.

Atualmente na cidade de Ribeirão Preto existem cerca de 100 núcleos espíritas, de diversos tamanhos, que se dedicam a difundir os ensinos espíritas e participam da sociedade com trabalhos sociais que vão desde a distribuição de alimentos e roupas, como há também as instituições que se dedicam ao atendimento e educação de crianças em creches e ao amparo de idosos em estado de vulnerabilidade social.

A origem da doutrina

Até o surgimento de O Livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857, os problemas espirituais eram tratados de maneira empírica ou imaginativa. Posteriormente, o espírito e seus desafios saíram do abstrato para se tornarem acessíveis à pesquisa experimental. O sobrenatural se tornou natural, passando a ser uma questão de conhecimento das leis que regem o universo.

Quem busca conhecer o Espiritismo tem, necessariamente, que estudar esta obra, pois nela estão contidos todos os fundamentos dos ensinos e revelações trazidos por Espíritos superiores, os quais foram meticulosamente organizados por Allan Kardec, o codificador da Doutrina dos Espíritos.

O movimento espírita

No Espiritismo não há uma hierarquia religiosa estabelecida. Os centros espíritas têm suas diretorias eleitas de acordo com seus estatutos. Estas associações se unem em órgãos regionais e formam as federativas estaduais, as quais por sua vez constituem o Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira.

A federativa paulista este ano completará 70 anos e se chama União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. A USE, além de representar o movimento paulista em nível nacional, tem por finalidades: unir as instituições espíritas; difundir o Espiritismo nos seus aspectos filosófico, cientifico e religioso; e realizar trabalhos, que, por sua natureza, não possam ser realizados, individualmente pelas instituições espíritas.

A USE possui órgãos que viabilizam a unificação do movimento espírita em todo o Estado. Em nossa região está constituída a USE - Intermunicipal de Ribeirão Preto, que congrega 70 sociedades espíritas de 17 municípios: Brodowski, Cajuru, Cravinhos, Dumont, Guatapará, Jardinópolis, Luís Antônio, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho.

O que é o Espiritismo?

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

“O estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento e prática da Doutrina Espírita”, explica Mário Gonçalves, acrescentando que o Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo material.

“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: o conhecimento das coisas, fazendo com que o homem saiba de onde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os princípios da Lei de Deus e consola pela fé e pela esperança”, diz.


Atendimento à Imprensa:

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis: Luciana Grili, Valter Jossi Wagner e Andréa Berzotti  

facebook.com/verbonostrocomunicacao

Verbo Nostro Comunicação Empresarial

Verbo Nostro Comunicação Empresarial has not set their biography yet

Website.: