Publicado em Variedades

Saiba por que a prata escurece.

por em12 Janeiro 2018 60 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

A prata, utilizada em diversos tipos de acessórios, peças e utensílios, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado joalheiro, já que é um tipo de metal relevante e versátil, e claro, muito belo.

A prata mais usada na fabricação de joias é a Prata de Lei. No Brasil, ela pode ser: Prata 925 ou Prata 950, dependendo do uso e da região.

A prata 925 possui em sua composição a fundição de 92,5% de prata pura e mais 7,5% de outros metais, como o Cobre ou Latão. Já a Prata 950 é um pouco mais pura, pois possui 95% de prata pura e 5% de outros metais.

Entretanto, apesar de suas composições, uma questão bastante debatida é: porque a prata escurece? A resposta: Enxofre!

O enxofre pode vir da poluição, produtos de beleza que tem o elemento em sua composição e do suor, ou seja, essa interação da prata e do enxofre forma uma camada de sulfeto de prata, que tem esse composto escuro.

O ácido úrico também interfere diretamente na prata, porém varia de pessoa para pessoa, já que é uma substância produzida naturalmente pelo organismo.

Outra questão também abordada é: porque algumas pratas não escurecem? Na verdade é bem provável que a mesma não seja de prata. Por isso o ideal é ir à loja onde adquiriu o produto e questionar a qualidade do mesmo.

Após verificar a qualidade e autenticidade do seu brinco, colar, pulseira, pingente ou anel de prata, recomendamos seguir algumas dicas para manter suas pratas nas mais perfeitas condições, com muito brilho e elegância. Confira!

- A combinação de papel alumínio, água quente e sal, é um dos mais populares para deixar a prata brilhando. Pegue um recipiente (de preferência de prata) adicione água quente e sal.  Envolva seu objeto de prata num pedaço de papel alumínio e deixe na solução em torno de 10 à 30 minutos.

- A pasta de dente também é excelente para dissolver a camada escura presente na sua joia de prata. Para isto, utilize água quente e uma boa quantidade de creme dental. Esfregue bem sua prata com a pasta e após uns 5 minutos, enxágue-a e seque bem.

- O sal também é recomendado para a limpeza da prata. Á vista disso, deixe de molho suas peças de prata em um recipiente com água quente e sal. Após um tempo, lave-as e seque bem.

- Evite utilizar joias de prata ao mexer com produtos químicos, já que estes podem causar danos ao seu produto.

- Evite usar joias na praia. O contato com o mar pode riscá-las e a maresia pode prejudicar suas peças. Portanto a melhor opção é evitar para não estragá-las.

- Retire suas joias de prata antes de ir dormir, pois apesar de não suarmos tanto enquanto dormimos, a produção de ácido úrico continua, podendo escurecer sua prata.

- Guarde suas joias totalmente livres de umidade e luz. Por isso, mantenha as peças longe do banheiro. Isolar as peças em compartimentos individuais ou guardá-las em saquinhos de plástico ou veludo também pode ajudar a preservar o brilho dos acessórios.

Quem Somos

Kumbayá Joias – Há mais de 50 anos no mercado joalheiro, oferecendo peças com qualidade e elegância que buscamos para nós mesmos. A profunda experiência em detalhes que fazem a diferença, e a proximidade e excelência no atendimento têm marcado nossa trajetória ao longo de todos esses anos.

Com estilos clássicos, mas sempre atuais, e modelos inovadores, nossos produtos são banhados a ouro 18K e adornados por pedras naturais em variados tamanhos, cores e formatos.