17% dos brasileiros já receberam e utilizaram normalmente notas falsas, com prejuízo ao varejo


 

– Segundo dados do BC, 33% dos brasileiros já receberam uma nota falsa; em 2012, foram recolhidas 498 mil cédulas falsas, quase um terço delas em São Paulo
– O cofre inteligente InteliSafe®, da Gunnebo Gateway Brasil, entre outros benefícios, reconhece e evita o recebimento de notas falsas no ato da compra
– Na Feira da Apas, o maior evento supermercadista do mundo, os varejistas podem conhecer as opções de cofres da Gunnebo para pequenas, médias e grandes lojas
 
Cerca de 55% da população economicamente ativa no Brasil recebe o salárioem dinheiro. Entre os trabalhadores cuja remuneração é creditada em conta bancária, 29% deles fazem a retirada no caixa eletrônico. Essas informações foram extraídas de pesquisas realizadas pelo Banco Central, que revelam ainda que, em2010, a maioria dos brasileiros (72%) preferiam pagar suas compras em espécie.
 
Com tanto dinheiro vivo em circulação, o preocupante são as falsificações. De fato, pois de acordo com o BC, em 2012, foram recolhidas 498 mil cédulas falsas, cerca de 150 mil delas no Estado de São Paulo; 60 mil no Rio de Janeiro; 48 milem Minas Geraise 42 mil no Paraná. Um terço dos brasileiros disse ter recebido notas falsas e, o mais revelador, é que 17% deles as passaram para frente normalmente, transferindo o prejuízo para os donos dos estabelecimentos em que eles fizeram suas compras. “Com essa quantidade de cédulas falsas circulando, os varejistas correm riscos de altos prejuízos. Além disso, exigir que o funcionário do caixa seja responsável por identificar manualmente as notas falsificadas é um risco ainda maior”, afirma Adriano Sambugaro, diretor de Marketing da Gunnebo Gateway Brasil.
 
Intelisafe® rejeita notas falsas e reduz os prejuízos do varejo
 
Para auxiliar na prevenção desse tipo de prejuízo, a Gunnebo Gateway Brasil (www.gateway-security.com.br), líder nacional em soluções tecnológicas para a proteção eletrônica de mercadorias no varejo e uma das maiores companhias do mundo na área de segurança, oferece ao mercado brasileiro o cofre inteligente InteliSafe®, que além de identificar e sinalizar quando uma nota falsa é colocada no caixa, também permite a sincronia de todos os processos de gestão de tesouraria, desde o depósito do dinheiro no equipamento até o transporte ao banco. “O varejista consegue acompanhar e controlar online e, em tempo real, tudo o que ocorre nos caixas de suas lojas. Fornece relatórios dos depósitos realizados por operador, individualmente, melhora os processos na tesouraria, auxilia na coleta de dinheiro pelas empresas de transporte, tornando a ´lida´ do dinheiro mais segura”, afirma Sambugaro.
 
Entre as novidades para a 29ª edição da Feira Apas, o maior encontro de profissionais supermercadistas do mundo, que ocorre de6 a9 de maio, a Gunnebo Gateway Brasil apresenta aos varejistas duas versões inéditas do InteliSafe® para o mercado brasileiro: o Lite® e o Speed®, destinados a pequenas, médias e grandes empresas.
 
A versão Lite®, sugerida para comércios enxutos, com menor circulação de dinheiro, como minimercados, padarias, lojas de fast-food em shopping centers, entre outros, consegue contar e verificar instantaneamente a validade de maços com até 50 notas. Já o modelo Speed® é indicado para operações de alta movimentação de dinheiro, como atacados e lojas de grandes cadeias de supermercados. Essa versão possui processador de alta velocidade, capaz de receber, contar e avaliar até cinco notas por segundo.
 
Finame – Na Feira Apas 2013, os visitantes podem adquirir antenas e desativadores de prevenção de perdas, diretamente no estande da Gunnebo Gateway Brasil, sem afetar o planejamento orçamentário. Graças aos benefícios do Finame, programa do BNDES que dispõe de linhas de financiamento para a compra de equipamentos novos e fabricados no país. A empresa tornou-se a primeira, e até o momento, a única, companhia do setor a ter seus equipamentos homologados pelo BNDES Finame. “Apresentamos as melhores soluções para os supermercadistas aumentarem a rentabilidade do seu negócio, de forma acessível, o que nos proporcionou viabilizar novos negócios, superando as nossas expectativas”, afirma o diretor de Marketing da Gunnebo Gateway Brasil.
 
ISO 9001 – Além de todas essas novidades, a empresa também anuncia a conquista da certificação ISO 9001, o que a torna também a única do setor de segurança eletrônica nacional a obtê-la. Conseguir tal certificação significa que a companhia, seus produtos e serviços cumprem todas as normas de gestão de qualidade, com foco na satisfação do cliente e na boa articulação de pessoas, equipamentos e recursos que fazem parte do processo organizacional. “A certificação ISO 9001 dentro de uma organização tem como objetivo a prevenção e a melhoria dos processos. Com essa importante ferramenta de gestão organizacional estabelecemos padrões que garantem controle, informações sobre produtos, atendimento ao cliente e qualidade dos nossos produtos e serviços”, diz Sambugaro.
 
Revista Prevenção de Perdas – Os visitantes da Apas podem retirar gratuitamente, no estande da Gunnebo Gateway Brasil, a quinta edição da publicação. Com 20 páginas, a revista traz cases de varejistas de diversos segmentos, entre eles, Riachuelo, Leroy Merlin, TNG, Mundial Calçados, Casa & Vídeo, GBarbosa e Casa Avenida, entre outros. Apresenta também reportagens com os mais conceituados especialistas nas áreas de design, varejo e tecnologia de segurança de mercadorias e empreendedorismo.
 
Feira Apas 2013 – Trata-se do maior encontro de profissionais supermercadistas do mundo. Na 29ª edição da feira, que tem como tema “Capitalismo Consciente – Prosperar construindo relações de valor para todos”, vai-se debater a evolução dos modelos de gestão ao longo dos anos, em que o cruzamento dos benefícios socioambientais com os econômicos resulta em um valor compartilhado por toda a cadeia de abastecimento. O evento ocorre entre os dias 6 e 9 de maio, no Expo Center Norte,em São Paulo.
 
SERVIÇO
Apas 2013 – 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados
Estande da Gunnebo Gateway Brasil: Rua 12HI, estande 361, Pavilhão Branco
Datas:6 a 9 de maio de 2013.
Horários: De6 a 8 de maio, das 14h às 22h; dia 9 de maio, das 14h às 20h
Local: Expo Center Norte.
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)

Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens