19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto abre inscrições para Concurso Literário


Interessados devem consultar regulamento oficial e se inscrever até o dia 26 de abril através do site www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Ribeirão Preto (SP), 15 de março de 2019 – Estão abertas até o dia 26 de abril as inscrições para o Concurso Literário da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A premiação é promovida pela Fundação do Livro e Leitura, com o apoio da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil.

Neste ano, o concurso literário será realizado em âmbito nacional e foi dividido em duas categorias: estudantil regional restrita a escolas públicas e ou privadas e adulto. As escolhas dos temas para cada modalidade e categorias foi feita com base nas obras dos autores homenageados pela 19ª Feira Nacional do Livro: de Ignácio de Loyola Brandão (escritor) e Heloisa Prieto (autora infantojuvenil).

O concurso pretende atrair novos talentos da escrita e do desenho em diferentes faixas etárias. A Categoria Estudantil Regional divide-se em 3 (três) modalidades: Desenho, Poema e Livre Interpretação. Na modalidade Desenho Infantil, poderão participar alunos matriculados nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, na faixa etária entre 6 (seis) a 10 (dez) anos.  O tema é “O tempo não para”, retirado do texto Zeus, da autora Heloisa Prieto.  

Já na Categoria Estudantil Regional, na modalidade Poema, poderão participar alunos matriculados nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, na faixa etária de 11 (onze) a 13 (treze) anos. O tema é “Você acredita em fantasma?”, frase de Heloisa Prieto em “O Médico e o Fantasma”.  

Poderão participar da Categoria Estudantil Regional, na modalidade Livre Interpretação, alunos matriculados nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, entre 14 (catorze) a 17 (dezessete) anos. O tema é “A escola deve ser para todo mundo. Será que é?”, extraído do texto de Ignácio Loyola Brandão.  

Os gêneros literários Poema, Crônica ou Conto serão temas da Categoria Adulto voltada para interessados a partir de 18 (dezoito) anos, moradores em qualquer região do Brasil.  Cada candidato deverá optar por apenas uma modalidade. O tema desta categoria é “Nada mais é como era”, presente em trecho da obra de Ignácio de Loyola Brandão.  

Segundo a curadora da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, Adriana Silva, o objetivo do concurso é selecionar novos talentos da literatura e do desenho em diferentes faixas etárias e linguagens. “Há muitos escritores e ilustradores anônimos em nosso país, que encontram nas premiações literárias uma porta aberta para realizar seu sonho nesse caminho artístico”. Para ela, o concurso é uma forma de validar a obra destes autores e aproximá-los dos leitores.

“Queremos promover a descoberta dos neoescritores, pois muitas pessoas têm vergonha ou até mesmo medo de se expressar e escrever textos, por retaliação por parte da sociedade. O mundo de hoje está muito crítico”, comenta a professora de Língua Portuguesa, Rosa Maria de Britto Cosenza, curadora do concurso. A professora, que é a única mulher eleita na Academia de Letras de Ribeirão Preto, diz que sua luta sempre será focada em descobrir novos escritores e disseminar a leitura e literatura.

O julgamento de todas as modalidades será realizado por profissionais escolhidos pela Comissão Organizadora do Concurso Literário e o resultado será divulgado a partir do dia 3 de junho, no site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com e nos meios de comunicação em geral.

A cerimônia de premiação será realizada durante a 19ª Feira Nacional do Livro e Leitura, no dia 9 de junho, às 11h, no Auditório Meira Júnior.

Mais informações detalhadas no Regulamento no site da Fundação: www.fundacaodolivroeleiturarp.com/concurso-literario ou pelo telefone 3911 1050.

Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Em sua 19ª edição, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto levanta uma bandeira de abrangência internacional e inova na apresentação do seu tema central: “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. A proposição vai embasar todas as atividades e debates do evento, que acontece de 9 a 16 de junho deste ano.

O tema faz uma referência direta à agenda desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. Trata-se de um plano de ação embasado em 17 objetivos criados para a acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

A agenda também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Segundo a ONU, por meio destes objetivos há um reconhecimento de que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professor homenageada (local), Amini Boainain Hauy e patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro e Juliana Castro (redação@verbo.jor.br)


Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens