Checklist de mecânica antes de pegar a estrada


O período de férias normalmente é marcado pelas viagens de média e longa distâncias que as pessoas curtem fazer com seus veículos. É fundamental para estas pessoas estarem conscientes das ações preventivas que devem tomar a fim de evitar transtornos, multas ou até mesmo acidentes, que podem estragar seu tão merecido passeio. Para isso, o docente do curso de Engenharia Mecânica da Anhembi Morumbi, Alexandre Tavares Soares, preparou algumas dicas e recomendações para o motorista adotar antes de pegar a estrada. 

A primeira recomendação é sempre levar o seu veículo para uma revisão em oficina idônea. Se o veículo ainda estiver na garantia, leve-o em oficinas autorizadas da marca para que não corra o risco de violar os termos de garantia e perder os benefícios. Se não estiver na garantia, procure a oficina que seja de sua confiança.

Verifique se os itens obrigatórios estão em condições de uso (macaco, triângulo, chave de roda, extintor) e se as luzes (faróis e lanternas) estão em perfeito funcionamento. Lembre-se de que é obrigatório o uso de luz baixa em rodovias federais, mesmo durante o dia.

Verifique a condição dos pneus. Eles devem estar com seus sulcos em boas condições (não "liso"). Esses sulcos é que minimizam o efeito de aquaplanagem, fenômeno comum durante a rodagem em pista com lâmina d’água. A aquaplanagem é responsável por vários acidentes fatais em dias de chuva.

Verifique o balanceamento e o alinhamento das rodas, especialmente as dianteiras. As vibrações decorrentes do mau alinhamento e do desbalanceamento das rodas pode provocar efeitos mecânicos danosos em todo o veículo.

Por fim, verifique e substitua, se necessário, os fluidos do veículo (óleo lubrificante, fluido de arrefecimento, óleo de transmissão). Fluidos vencidos ou contaminados podem acelerar o desgaste mecânico dos componentes, bem como superaquecer os sistemas motores. 

O docente está à disposição para falar sobre o tema.

Alexandre Tavares Soares – Professor na Universidade Anhembi Morumbi desde 2016, nos cursos de Engenharias Mecânica e de Produção. O professor é Engenheiro Mecânico formado pela FURG (Fundação Universidade do Rio Grande, 1995); Mestre em Matemática Aplicada pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999). 

Sobre a Anhembi Morumbi 

A Universidade Anhembi Morumbi é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 20 países, com mais de 60 instituições de ensino superior, totalizando mais de 1 milhão de alunos. 

São oferecidos programas de Graduação, Graduação Tecnológica e Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito câmpus estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, Piracicaba e São José dos Campos. 

A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. 

Outras vantagens: a titulação internacional, que permite ao estudante o acesso a certificação do Brasil e de uma instituição no exterior e o Anhembi Carreiras (http://carreiras.anhembi.br), um portal de empregabilidade da Universidade Anhembi Morumbi com serviços de preparação para o mercado de trabalho e conteúdos exclusivos para o desenvolvimento da trajetória profissional.     

Sobre a Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições, com mais de 50 campi em oito estados brasileiros, e polos em diversos locais do país na modalidade de educação a distância. Fazem parte do grupo mundial: Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD Laureate.

Sobre a Laureate International Universities

A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de um milhão de estudantes matriculados em 60 instituições presenciais e online, localizadas em cerca de 20 países, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, de estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade se beneficia. Saiba mais em: www.laureate.net

Informações para a imprensa:

Mariana Paulino 

mpsouza@laureate.com.br

55 (11) 3292.1619

Ana Paula Martins

apmmartins@anhembi.br

55 (11) 3293.1650


Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens