Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura promove encontro neste sábado (16)


Atividade acontece a partir das 16h, em Ribeirão Preto (SP) e vai discutir o livro Pedro Páramo, do escritor mexicano Juan Rulfo. O clube é aberto e gratuito para interessados em literatura

Ribeirão Preto, 13 de fevereiro de 2019 – No próximo sábado (16), a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove o encontro mensal do Clube do Livro, das 16h às 18h, na sede da entidade, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América. Neste mês, o grupo discute a obra Pedro Páramo, único romance do escritor mexicano Juan Rulfo.

Segundo especialistas, a obra pode ser considerada tanto um romance regionalista, quanto  pertencente ao gênero do Realismo Mágico, pois o texto, que começa no primeiro estilo, vai gradativamente transformando-se no segundo, à medida que a verdade se desvela a respeito de Pedro Páramo e da cidade de Comala.

O romance foi publicado em 1955 e é considerado um dos melhores e mais influentes romances da literatura hispano-americana. Recebeu o Prêmio Xavier Villaurrutia daquele ano e foi bem recebido pela crítica da época. O livro também rendeu diversas adaptações para o cinema.

A participação ao Clube do Livro é gratuita e qualquer interessado em literatura ou na obra do autor pode participar. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (16) 3911 1050 ou por email: clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br.

Calendário anual

O Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC.   A atividade cultural mantém agenda anual, sob curadoria da bibliotecária Gabriela Pedrão. Os encontros acontecem mensalmente e a lista das obras escolhidas pelo  grupo é diversa em temas, gerando debates a cada encontro.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.  Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Agenda
Confira abaixo os livros escolhidos para leitura e debate dos próximos encontros do Clube do Livro/2019. A lista também pode ser acessada pelo link: https://fundacaodolivroeleiturarp.com/2018/12/12/encontro-do-clube-do-livro/

16/Fevereiro: Pedro Páramo, Juan Rulfo
23/Março: Perto do Coração Selvagem, Clarice Lispector
27/Abril: Intermitências da Morte, José Saramago
18/Maio: O Som e a Fúria, William Faulkner
15/Junho: O Deus das Pequenas Coisas, Arundhati Roy
20/Julho: A Festa do Bode, Mario Vargas Llosa
24/Agosto: O Avesso da Vida, Philip Roth
21/Setembro: Ratos e Homens, John Steinbeck
19/Outubro: Desonra, J.M. Coetzee
23/Novembro: O Capote, Nikolai Gógol
14/Dezembro: Canção de Natal, Charles Dickens

Serviço
O que: Clube do Livro
Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Data: 16 de fevereiro/2019  
Horário: 16 h às 18h
Onde: Sede da Fundação do Livro e Leitura de RP
Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América – Ribeirão Preto/SP.
Informações e inscrições: (16) 3911-1050
Obs> Evento aberto e gratuito.

Atendimento à Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: Luciana Grili (16) 99152 2707, Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 e Andréa Berzotti (16) 99138 6185
Colaboração: Juliana Castro e Gabriel Todaro


Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens