Contador: uma das profissões mais antigas continua atual e necessária para a economia moderna

A FECAP, instituição pioneira no ensino da contabilidade, lança e-book com mitos e verdades que desmentem boatos da extinção da carreira


O mundo vem passando por profundas transformações que fazem com que algumas funções operacionais percam o sentido e, portanto, deixam de existir. No campo das atividades intelectuais, a profissão de contador tem sido colocada na berlinda e sua perenidade questionada. Para desmitificar essa boataria, a FECAP, referência em formação na área de contabilidade, acaba de lançar um e-book sobre o tema. 

O documento explica que, ao contrário do que muitos pensam, a profissão de contador não se baseia apenas na execução de atividades mecânicas e operacionais. Na verdade, ela demanda habilidades criativas conjugadas com novas tecnologias, como inteligência artificial, por exemplo.

Além disso, o livro conta que nenhuma empresa pode existir sem a intervenção técnica de um bom contador, mesmo aquelas que são desobrigadas de enviar demonstrativos e declarações contábeis, como o Microempreendedor Individual (MEI). Por isso, esta profissão tem uma das maiores taxas de empregabilidade do mercado. Dificilmente um bom profissional da área ficará sem emprego. Muito pelo contrário. Novas oportunidades são abertas diariamente e, com possibilidade de altos salários. 

Mais uma vantagem é o fato de que o contador é fundamental para profissionalizar a gestão de qualquer negócio. Além disso, a profissão é regulamentada por Lei, que exige que toda e qualquer empresa mantenha seus registros, com o auxílio de um contador. 

Mitos persistentes

Fala-se muito que o curso de Contabilidade tem muita matemática, mas isso não é bem verdade. É necessário ter conhecimentos de matemática, sim, mas os cálculos executados são básicos e não exigem um conhecimento mais profundo do tema. Além disso, a maioria das contas são realizadas automaticamente pelos avançados sistemas contábeis ou por meio de calculadoras financeiras que já possuem diversas funções instaladas.

Outra inverdade sobre a profissão que precisa ser derrubada é que a contabilidade serve exclusivamente à empresa. A confusão que muitas pessoas fazem tem relação com a função do contador de gerar a apuração e as guias para o recolhimento dos tributos devidos pela empresa. No entanto, essa é apenas uma das atividades desse profissional, que também não é necessariamente um especialista em imposto de renda. Muito embora essa possa ser uma de suas atribuições, a contabilidade possui diversas áreas e nem todos entendem de imposto de renda. 

Infelizmente, muitas pessoas ainda enxergam o contador como uma pessoa cercada por papéis, o que mantém a ligação com o passado, no entanto, com muitas obrigações migrando para o digital, como Sped, E-social e soluções de integração contábil disponíveis no mercado, por exemplo, o contador tem a tecnologia como grande aliada para ampliar sua produtividade.

Sem preconceitos ou machismo

A noção de que todo contador é um burocrata nato não é real. Contadores lidam com informações estratégicas e, portanto, são uma peça muito importante durante o planejamento estratégico e tributário do negócio. Eles precisam orientar o gestor a tomar as melhores decisões e são responsáveis por estruturar a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e também avaliar o Fluxo de Caixa. 

Para finalizar, o E-book frisa que a Ciência Contábil não é um mercado para homens, apesar do que se acredita por aí. Cada vez mais mulheres se formam como contadoras: hoje em dia, elas ocupam quase metade das vagas e a tendência nos próximos dez a quinze anos. São quase 200 mil contadoras atualmente, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade, isto é, quase metade dos profissionais. 

Sobre a FECAP: 

Aos 116 anos, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios. A instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos, nas mais diferentes etapas da vida dos estudantes e profissionais – ensino médio (tradicional, técnico e bilíngue), cursos de Graduação, Pós-Graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos Corporativos. As atividades presenciais são realizadas na cidade de São Paulo, nos campi de Pinheiros, Largo São Francisco e Liberdade. Para cursos online, a FECAP disponibilizaum dos seus programas de formação executiva mais concorridos, o de Controladoria. Com vocação inclusiva e de forte desenvolvimento técnico, a instituição desenvolve profissionais competentes e conscientes, colaborando de forma direta para um Brasil melhor. Em 2018, conquistou nota máxima do MEC em todos os eixos, o que demonstra sua excelência e equilíbrio em todas as dimensões da avaliação tais como: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.

Informações à imprensa:                                            

Ketchum Brasil / Assessoria de Imprensa da FECAP

Ynaiá Rosa I Tel.: 11 5090-8900 ramal 8820 I ynaia.rosa@ketchum.com.br

Liliana Ciardi I Tel.: 11 5090-8956 I liliana@ketchum.com.br

Christiano Bianco I Tel.: 11 5090-8902 I christiano.bianco@ketchum.co


Ketchum Brasil

Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens