Diretriz para prática clínica de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é lançada

CBCTBMF é a primeira instituição nacional de odontologia a estabelecer parâmetros de comportamentos de uso adequado e racional de próteses, órteses e outros materiai


Diretriz para prática clínica de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é lançada 1

            A diretoria do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBCTBMF) lançou, no dia 06 de dezembro, em São Paulo, os Parâmetros e Recomendações para Procedimentos Bucomaxilofaciais. A publicação é resultado do trabalho de três gestões e teve a colaboração de mais de uma dezena dos mais conceituados especialistas em todo o país. O documento define, com base nas mais recentes evidências científicas nacionais e internacionais, os parâmetros básicos para aplicação de Órteses, Próteses e Materiais Especiais – OPME.

            O evento reuniu representantes do Conselho Federal de Odontologia, Conselho Regional de Odontologia, da Fenasaúde, do Instituto Ética Saúde, de operadoras de saúde, de consultoria jurídica especializada em Compliance, associados do CBCTBMF e cirurgiões dentistas, que debateram os "Novos Rumos da Cirurgia Bucomaxilofacial no Brasil”. 

            Na abertura, o coordenador da equipe que elaborou os Parâmetros e Recomendações, Sérgio Antônio Schiefferdecker, afirmou que o Colégio sempre se preocupou com a ética, muito antes da implantação da política do Compliance, antes mesmo de qualquer apontamento jurídico, discussão legal ou demandas suspeitas exibidas em alguns meios de comunicação. “Este documento tem o objetivo de evitar subindicações e superindicações. Deve servir de base para a tomada de decisão dos especialistas, convênios e operadoras, hospitais, e de referência em processos judiciais, para agências de saúde, de governo e de outras sociedades que interagem com a buco-maxilo-facial. E também como assessoria tecnológica de desenvolvimento de material OPME”, afirmou. 

Reforçando a importância da inclusão e envolvimento de todos os players do processo, o presidente da entidade, José Rodrigues Laureano Filho, enfatizou que “o Colégio tinha a obrigação – pelo tamanho da entidade, pela qualidade dos profissionais envolvidos e pela quantidade de membros comprometidos com a formação de novos profissionais – mestrado e doutorado – no país, de trazer um protocolo como este. Vamos ouvir a sociedade e as operadoras, para aprimorarmos este protocolo constantemente”. 

A publicação

Os Parâmetros e Recomendações para Procedimentos Bucomaxilofaciais trazem o conceito de OPMEs; as indicações para os principais procedimentos da especialidade, taiscomo cirurgias Dento Alveolares, Deformidades Ortognáticas, Fratura dos Ossos da Face, Disfunções da Articulação Temporomandibular, Tumores ou Cistos e Reconstruções Ósseas; além do conceito de OPMEs; e a metodologia de como foi elaborado, através de Perguntas Clínicas, revisões sistemáticas e Medicina Baseada em Evidência.

O documento propõe, inclusive, como deverão ser citadas as diversas diretrizes nos textos públicos e periciais, nas rodas cientificas, nos comentários sobre a especialidade, estabelecendo um código para cada orientação. Inicia pela Recomendação ALFA – código α. 01.01., que propõem o senso ético básico, início conceitual, lembrando que, mesmo existindo parâmetros e sugestões técnicas para o exercício profissional, o fundamental, o início de tudo, a base estrutural das relações, está sedimentada no respeito ao paciente, com um especialista imbuído de caráter e integridade de princípios, na construção dos melhores resultados técnicos, embasados no conhecimento científico da atualidade e disponíveis da realidade brasileira.

            A íntegra dos Parâmetros e Recomendações para Procedimentos Bucomaxilofaciais está no site do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial no seguinte link: www.bucomaxilo.org.br/upfiles/downloads/diretrizes-e-recomendacoes-para-procedimentos-bmf.pdf.


DOC PRESS

Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens