Eastman demonstra compromisso em reduzir o risco a pacientes na MD&M West

Empresa apresenta parcerias entre indústrias e materiais de última geração no maior evento de tecnologia médica do mundo


Eastman demonstra compromisso em reduzir o risco a pacientes na MD&M West 1

São Paulo, 12 de fevereiro de 2019 – A Eastman, fornecedora global de plásticos especiais, exerceu seu papel de liderança em mitigar os riscos aos pacientes e aos médicos com materiais superiores para embalagens e dispositivos médicos na feira MD&M West em Anaheim, Califórnia, de 5 a 7 de fevereiro. 

A empresa possui mais de 40 anos de experiência no setor médico para o qual produz plásticos especiais para embalagens médicas rígidas e dispositivos medicos. Destacou também as muitas maneiras pelas quais trabalha ao longo de toda a cadeia de valor para impactar os resultados positivos dos pacientes. 

Isso inclui o suporte ao desenvolvimento de novos engenheiros de embalagem, trabalhar em conjunto com engenheiros e designers de equipamentos originais para melhorar processos e impulsionar inovações de produtos, além de envolver-se profundamente com a indústria do setor de saúde, na conscientização sobre o papel das superfícies e dos materiais no combate às infecções associadas aos cuidados de saúde (IACS). 

As parcerias a serem destacadas incluem o Projeto Capstone da Universidade de Clemson, o Conselho de Reciclagem de Plásticos Medicinais (HPRC), a Mindray e o Healthcare Surfaces Institute.

Na Universidade de Clemson, como parte de sua colaboração contínua com o programa de graduação da Ciência da Embalagem, a Eastman está trabalhando junto com dois co-patrocinadores, a Remington Medical, um dos principais fabricantes de dispositivos médicos descartáveis, e a Tek Pak, uma termotransformadora médica inovadora, para ajudar os alunos a desenvolver protótipos rígidos de embalagem médica para implantes de quadril e a aprender elementos críticos do protocolo de validação. 

A equipe de alunos do curso de Design e Desenvolvimento de Embalagens do Dr. Robert Kimmel trabalhou com uma folha de poliéster extrudada fornecida pela Pacur, enquanto recebia orientações práticas da Eastman e dos co-patrocinadores. A experiência geral permitiu que os alunos tivessem uma prévia do que seria uma carreira na indústria de dispositivos médicos como engenheiros de embalagens.

Como membro de longa data da vertente dos Estados Unidos do HPRC (Conselho de Reciclagem de Plásticos Medicinais), a Eastman também está expandindo seu engajamento, em 2019, ao se unir à seção europeia do conselho e trabalhará ao lado de outras empresas participantes para ajudar a facilitar os esforços relacionados à sustentabilidade e à reciclagem de plásticos médicos na região.

A companhia continua a evoluir a forma como trabalha com os fabricantes originais de equipamentos para trazer inovações para o mercado. A Mindray, fabricante global líder em tecnologia médica, selecionou polímeros médicos da Eastman para seus monitores de pacientes, demonstrando seu compromisso com a produção de utensílios fáceis de usar e de limpar, além de suportarem os protocolos de limpeza tão necessários nos ambientes hospitalares para manter os pacientes seguros. A seleção de produtos da Mindray foi resultado da replicação independente dos protocolos de teste da Eastman como, por exemplo, o teste de 4 etapas, para validar os dados de desempenho.

A companhia está expandindo seu portfólio de polímeros médicos, trabalhando com fabricantes originais de equipamentos para identificar os atributos necessários para requisitos específicos dos produtos e para características de processamento que melhorem a manufaturabilidade. O copoliéster Tritan™ da Eastman abastece o portfólio próprio de polímeros retardadores de chama para invólucros de dispositivos médicos eletrônicos e hardware. Os materiais oferecem uma compatibilidade química inigualável, com uma ampla gama de desinfetantes usados para combater as IACS, além de maior durabilidade e resistência ao impacto.

A empresa convida os participantes para entender melhor sobre esses e outros avanços nos eventos Lunch and Learn em embalagens médicas rígidas e dispositivos médicos, bem como apresentou, por meio de sessões, no programa de conferências da MD&MW. No dia 7 de fevereiro, a empresa promoveu a palestra “Escolhendo os polímeros certos para manufaturabilidade e durabilidade: o que os hospitais medem”, destacando o papel que a manufatura aditiva pode desempenhar no desenvolvimento e na produção de dispositivos médicos. No mesmo dia, a Eastman também falou sobre “O pó de elastômero e seus benefícios na impressão de dispositivos medicos”, como parte do 3D Innovation Summit. 

Além do Eastman MXF221 para invólucros de dispositivos, a família de marcas da empresa inclui o copoliéster Tritan™ para dispositivos e embalagens, os copoliésters Eastar 6763 e Eastalite para embalagens médicas rígidas, os elastômeros Ecdel para embalagens farmacêuticas e os plastificantes não ftalato Eastman 168™. 

Sobre a Eastman:

A Eastman é uma empresa global de materiais avançados e aditivos especiais que produz uma ampla gama de produtos encontrados em itens que as pessoas usam todos os dias. Com um portfólio de negócios especializados, a Eastman trabalha com seus clientes para oferecer produtos e soluções inovadoras, mantendo um compromisso com a segurança e com a sustentabilidade. Suas abordagens orientadas pelo mercado são favorecidas por plataforma de tecnologia de classe mundial e de suas posições de liderança em atrativos mercados finais, tais como transporte, construção civil e produtos de consumo. A Eastman se concentra em criar valor consistente e superior para todos os interessados. Como uma empresa globalmente diversificada, a Eastman atende clientes em mais de 100 países e, em 2016, obteve receitas de aproximadamente US $ 9,0 bilhões. A empresa está sediada em Kingsport, Tennessee, EUA e, emprega, aproximadamente, 14.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações, visite www.eastman.com

Informações à imprensa:

Ynaiá Rosa

Ketchum Brasil

11 5090-8900 ramal: 8820

ynaia.rosa@ketchum.com.br

Liliana Ciardi

Ketchum Brasil

11 5090-8956 

liliana@ketchum.com.br

Christiano Bianco
Ketchum Brasil

11 5090-8902

christiano.bianco@ketchum.com.br


Ketchum Brasil

Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens