Estudo aponta crescimento das franquias de serviço e expansão do número de redes franqueadoras no Brasil

Hashtec exemplifica as duas tendências: é uma rede de serviços de reparo rápido de celular e começou a franquear unidades em 2018


A Associação Brasileira de Franchising – ABF divulgou uma prévia do desempenho do setor de franquias no Brasil em 2018 e projeções para 2019. A entidade estimou que o crescimento do faturamento do setor deve ser de cerca de 7% em 2018, superando os R$ 170 bilhões. Em termos de número de unidades, a expansão foi de cerca de 5% e de número de rede de 1%, revertendo uma queda em 2017. Além da melhora do quadro econômico geral e a recuperação dos índices de confiança, o desempenho das franquias de serviço de forma geral contribuíram para este resultado do setor, segundo a entidade. As projeções para 2019 são ainda mais positivas: crescimento de 8 a 10% em faturamento e de 5 a 6% em número de unidades. 

A Hashtec, rede de reparo rápido de smartphones do Grupo PLL, representa essas duas tendências: é uma franquia de serviços e foi uma das marcas estreantes no franchising em 2018. Atualmente com quatro unidades (duas próprias e duas franqueadas), a rede planeja inaugurar cerca de 50 lojas em 2019. “As franquias de serviço tem o importante papel de profissionalizar e elevar o padrão de qualidade de muitas atividades importantes no dia a dia das pessoas. É o caso de serviços de estética, crédito e também das assistências técnicas de celulares, produto que já é de primeira necessidade. Por isso, não me admira que essas franquias tenham contribuído com o desempenho do setor como um todo. Isso confirma o feedback que temos dos candidatos a franqueados e a receptividade que estamos tendo nas lojas por parte dos consumidores”, explica Pablo Linhares, diretor da Hashtec e do Grupo PLL. 

Outras características positivas das franquias de serviço, especialmente as de manutenção e administrativas, é ter um investimento inicial mais baixo, menor necessidade de capital de giro e retorno mais rápido. A Hashtec possui investimento inicial a partir de R$ 65 mil, retorno de 8 a 13 meses e traz o conceito inovador ‘fast repair’, reparos rápidos em até 30 minutos, além da venda de acessórios de última geração e smartphones seminovos em perfeito estado de uso com garantia. A rede pertence ao Grupo PLL – especialista em serviços de assistência técnica autorizada que realiza mais de 40 mil reparos por mês.

A marca abriu sua primeira loja própria em 2017 e deu início ao processo de expansão da rede através de franquia na ABF Franchising Expo, principal vitrine do setor no Brasil, em junho de 2018. Hoje a Hashtec possui quatro unidades em operação no estado de São Paulo, sendo elas, no centro da cidade, no Shopping Metrô Tatuapé, no Shopping Metrô Santa Cruz e a mais recente inaugurada em Caraguatatuba no litoral paulista. Segundo Pablo Linhares, o plano é acelerar a expansão da rede em 2019. “Nossa meta é abrir 50 unidades neste ano em diferentes estados brasileiros. A princípio nosso foco é o interior, uma vez que o Brasil possui apenas 200 assistências técnicas autorizadas, sendo que o país tem 5.570 municípios”, conta.

Sobre a #HASHTEC

A #HASHTEC, uma empresa do Grupo PLL – o maior grupo de assistências técnicas do Brasil –, trata-se de uma microfranquia de reparo rápido de celular fundada em 2017 pelos irmãos e sócios Pablo e Lucas Linhares. A #HASHTEC trabalha com peças de primeira linha visando atender com rapidez e agilidade os clientes que precisam do seu equipamento para suas atividades diárias, sejam elas pessoais ou profissionais e não podem esperar muito tempo pelo reparo. A marca tem a meta de se tornar referência como modelo de franquia de assistência técnica em serviços e produtos para aparelhos celulares mais moderna e eficiente do Brasil.

Sobre o Grupo PLL

Fundada em 2005 pelos irmãos e sócios Pablo e Lucas Linhares, o Grupo PLL é especialista em serviços de assistência técnica de celulares. Com mais de 13 anos de mercado e 9 lojas no Brasil, a PLL atua como rede autorizada dos principais fabricantes de celulares, realizando mais de 40 mil reparos por mês, além trabalhar com regulação de sinistros, atendimento corporativo e venda de celulares seminovos.


Beatriz

Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens