Furukawa lança linha de produtos GPON para redes FTTx voltada a provedores de serviços


Furukawa lança linha de produtos GPON para redes FTTx voltada a provedores de serviços 1

São Paulo, 06 de maio de 2019 – A Furukawa está lançando uma linha de equipamentos com tecnologia óptica passiva (GPON) voltados à implantação de redes FTTx (fibra até o usuário final). O foco é o mercado de provedores de serviços de internet (ISPs), que vem expandindo cada vez mais seus investimentos em redes de fibra óptica – segundo a Anatel, representa mais de 50% do mercado nacional de fibra óptica até os domicílios brasileiros. 

“Com essa nova linha, estamos oferecendo uma solução ponta-a-ponta, da central de equipamentos até a casa do usuário, para provedores de todos os portes que desejam construir ou expandir suas redes FTTx”, afirma Guilherme Benavides, analista de Aplicação da Furukawa. “A vantagem é que são produtos com a reconhecida qualidade Furukawa, homologados pela Anatel, e que contam com suporte e assistência técnica local, oferecidos pelo próprio fabricante”, acrescenta.

A nova linha inclui três modelos de OLTs (Optical Line Terminal) para a central de equipamentos: LD 3008, com 8 portas PON e capacidade de até 1.024 assinantes; LD 3016, com 16 portas PON e até 2.048 assinantes, e LD 3032, com 32 portas PON e capacidade de até 4.096 assinantes. Todos os modelos suportam até 128 ONUs (Optical Network Units), ou modems ópticos, conectados em cada porta GPON. “Dessa forma, é possível atender desde ISPs de menor porte, com um equipamento mais compacto (standalone), de 8 portas, que ocupa apenas 1U no rack, até grandes provedores de serviços, que necessitam de uma OLT mais robusta, com chassi compacto que ocupa 2U no rack, totalmente redundante, modular para facilitar futuras expansões e com suporte a funcionalidades de rede mais avançadas (layer 3)”, destaca Benavides. 

Para atendimento ao usuário final, a Furukawa oferece três modelos de modems ópticos (ONUs ou ONTs): LD 420-10R, LD 111-21R e LD 421-21W. “Também neste caso, o objetivo é atender provedores com diferentes necessidades. O modelo 420-10R, por exemplo, que conta com uma única interface de rede, é um equipamento indicado basicamente para acesso a dados, podendo ser utilizado nas funcionalidades bridge ou router. Já o LD 111-21R possui maior quantidade de interfaces de rede, além de uma interface RJ-11 (FXS), para conexão à telefonia analógica”, diz Benavides. O mais novo produto da linha de ONUs GPON é o LD 421-21W, que possui antena WiFi integrada (5 dBi) e suporta serviços completos de triple play: dados, vídeo e telefonia. 

O portfólio de soluções GPON da Furukawa para redes FTTx também inclui um software de gerenciamento/monitoramento dos equipamentos da rede – o Conscius Monitoring. Desenvolvida pela Furukawa, a nova ferramenta possui interface gráfica, o que facilita a configuração, dando maior agilidade ao monitoramento dos elementos ativos da rede  (OLTs e ONUs). A empresa está desenvolvendo um software de provisionamento de serviços para rede GPON chamado Conscius Manager, que também contará com interface gráfica (e intuitiva), o que trará facilidades de configuração e agilidade na operação. Essa ferramenta deverá estar disponível no segundo semestre.

Esses lançamentos, assim como todos os produtos da linha GPON, podem ser adquiridos pelo eCommerce Furukawa (www.efurukawa.com/br), que oferece aos provedores facilidades para a elaboração de projetos e a montagem de suas redes, bem como para a compra e pagamento dos equipamentos e serviços.

Sobre a Furukawa Electric LatAm

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Santa Rita do Sapucaí/MG. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, em Palmira, na Colômbia, e em Mexicali, no México.  

Mais informações: www.furukawalatam.com


Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens