Grávidas podem ficar bonitas durante e após o nascimento do bebê


Grávidas podem ficar bonitas durante e após o nascimento do bebê

Tratamentos para gestantes contribuem para a aparência bonita das peles facial e corporal

Durante o período de gravidez, as mulheres passam por mudanças físicas e emocionais. Os cuidados com o corpo e a saúde precisam ser redobrados. Mas, elas podem ficar bonitas durante os nove meses e mesmo depois de ter o bebê, já que alguns tratamentos estéticos são permitidos nesse período mais delicado da mulher.

Ansiedade, alegria e preocupação são sintomas comuns entre as gestantes, principalmente quando chega a hora do parto. Por isso, o ideal é a prática da Meditação, que traz uma série de benefícios para o corpo e a mente nessa fase. Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que a prática ajuda a reduzir o nível de ansiedade e estresse nas grávidas.

A Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Estética Médica e Gestão da Idade, explica que os benefícios da meditação se iniciam pelo repouso corporal, muito superior ao do sono. Uma pessoa dormindo consome mais oxigênio do que quando medita. Os batimentos cardíacos reduzem durante a meditação e aumentam no cérebro as ondas alfa e teta, que são associadas ao relaxamento profundo. Quando se faz a meditação, mesmo que por alguns instantes, há uma diminuição da intensidade das ondas cerebrais e os pensamentos diminuem, aquietando a mente. A pessoa se volta para dentro e desliza para níveis tranquilos.

A médica esclarece que há vários métodos diferentes de meditação, mas o fundamental é a capacidade de acalmar a mente. Deve-se escolher um local silencioso. Depois, acomodar-se em uma posição confortável, na qual seja possível permanecer por um bom tempo sem se mover. Pode-se sentar com as pernas em paralelo ou cruzadas ao estilo oriental. Após, deve-se fazer o relaxamento de todo o corpo e iniciar a meditação. “Praticando a meditação, criamos espaço e clareza interiores que nos capacitam a controlar nossas mentes, quaisquer que sejam as circunstâncias externas. Uma mente equilibrada está feliz o tempo todo”, diz.

Além da meditação, as futuras mães também podem cuidar da pele facial, pois em alguns casos há um aumento da oleosidade e surgimento de acne, principalmente no primeiro trimestre. A Dra. Edith Horibe explica que as gestantes podem fazer limpeza de pele sem problema, para livrar o tecido do rosto de substâncias que a limpeza normal do dia-a-dia com água, sabonete e loção de limpeza não é suficiente para eliminar. “Na limpeza de pele não pode ser usada substâncias que possam fazer mal ao bebê, como por exemplo, ácidos, despigmentantes, pois a pele absorve o produto. É importante usar sempre filtro solar, mesmo após a limpeza, porque a pele fica fina e com probabilidade de manchar. Cada caso precisa ser analisado”, lembra a médica.

As gestantes também podem se submeter a procedimentos estéticos, como a Drenagem Linfática relaxante, por ser uma massagem suave e lenta, a partir do terceiro mês de gestação e também no pós-parto, pois ajuda a reduzir celulite, retenção de líquido no corpo, diminui os inchaços típicos da gravidez, eliminação de toxinas, alívio de dores musculares, na coluna, tensões, além de relaxamento físico e mental para as mães e transmitido ao bebê. A Drenagem Linfática para gestantes tem ação descongestionante, fortalecendo o sistema imunológico e estimula a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação.

Outro tratamento que pode ser realizado durante a gravidez é o Peeling de Cristal. A Dra. Edith explica que o Peeling também pode ser feito após a gravidez e existe uma grande variação deles, como o ICP Peel e o Blue Peel. O ICP Peel é admitido em todo tipo de pele e pode ser aplicado em qualquer época do ano. Sua função é de inibir e eliminar as manchas e permite exposição solar com proteção adequada. O Universal Peel junto com o melanoblock é uma boa opção para lesões superficiais da pele, principalmente para os mais rebeldes como o cloasma ou melasma, manchas após a gravidez ou uso de hormônios.

Já o Blue Peel que efetua peeling superficial e médio, pode ser aplicado na face, no tronco e nos membros e também permite o uso em todos os tipos de pele com excelentes resultados. “O peeling é utilizado para as mais diversas finalidades: remoção de sardas, manchas de sol, envelhecimento, rugas e flacidez, pode ser utilizado até mesmo nas mãos e não está restrito ao inverno como muitos pensam”, afirma.

Se a mãe, enquanto grávida, contraiu manchas na pele provocadas pelo aumento dos hormônios femininos e pelo sol, pode-se tratar após o parto, com a Luz Intensa Pulsada (LIP). A Dra. Edith Horibe diz que além de amenizar e tratar diversos tipos de problemas que atrapalham a beleza do rosto e do colo, como: manchas, microvarizes facial, estimula a produção de colágeno diminuindo a flacidez e as rugas. “A Luz Intensa Pulsada age em dois níveis: superficial e profundo. No superficial, atua diretamente nas sardas e manchas desenvolvidas com a exposição solar. No profundo, estimula a formação de colágeno amenizando cicatrizes, acne e rugas”, esclarece.

A médica conta que é fundamental evitar durante esse período alimentos gordurosos, frituras, refrigerantes e as gestantes devem ingerir bastante água, chás, sucos, frutas, verduras, legumes e todas as vitaminas e minerais necessários. O cigarro e o álcool também devem ser evitados, para não prejudicar a saúde do bebê.

A Dra. Edith Horibe alerta: “É fundamental que as gestantes passem por uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, seja estético ou não e lembra que os tratamentos devem ser feitos com profissionais especializados”.

 

                                     Clínica Horibe

Endereço: Rua Afonso Brás, 525, cj. 61 – Vila Nova Conceição

Telefone: (11) 3842-0744

www.clinicahoribe.com.br

Facebook: facebook.com/clinicahoribe

Twitter: www.twitter.com/clinichoribe

Blog: horibe.blogspot.com

 

 

 

 


Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens