Inscrições para o IX Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura vão até 24 de maio


Inscrições para o IX Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura vão até 24 de maio 1

Tradicionalmente conhecido como Prêmio Electro Bonini, é voltado a professores das séries finais do Ensino Fundamental de todo o País. Promovido pela Unaerp, em parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o concurso acontece durante a 19ª Feira Nacional do Livro

Ribeirão Preto (SP), 18 de abril de 2019 – Estão abertas as inscrições para o IX Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura. O concurso anual, também conhecido como Prêmio Professor Electro Bonini, é uma realização da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) em parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. As inscrições vão até 24 de maio de 2019 e devem ser feitas pelo e-mail mktcomunicacao@unaerp.br junto com envio de toda a documentação exigida no regulamento.

O concurso é voltado para professores das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) das redes pública e particular de ensino de todo o País e tem como objetivo incentivar e divulgar o trabalho de formação de jovens leitores, desenvolvido por professores em ambiente escolar.
A proposta é incentivar a atuação de professores em sala de aula, visando promover o contato de seus alunos com a língua portuguesa, bem como identificar e dar visibilidade a projetos de incentivo à leitura, de forma a valorizar o trabalho de professores no país.

Segundo a curadora da 19ª Feira do Livro de Ribeirão Preto, Adriana Silva, a parceria da Fundação do Livro e Leitura com a Unaerp para a realização do prêmio cumpre com a principal missão da entidade que é formar novos leitores. A Fundação promove vários concursos literários, sempre com instituições parcerias, na busca constante de ampliar oportunidades para a ação e a produção literária, além de buscar expandir o conhecimento, o contato e o gosto pela leitura por públicos de diferentes idades. “Nosso objetivo é estimular a participação de professores e estudantes e inseri-los no universo da leitura, para formarmos novos leitores e até, em alguns casos, descobrirmos talentos que podem se tornar novos escritores”, comenta.  
Para a coordenadora de graduação e pós-graduação (lato sensu) da Unaerp, professora Sonia Maria Camargo dos Santos, o principal objetivo da universidade é disseminar a cultura, a educação e o incentivo à leitura, por isso faz questão de contribuir efetivamente com as atividades da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. “São 19 anos de uma parceria sólida e eficiente que só tem agregado, tanto à instituição quanto à feira e seus frequentadores”, comemora.

Inscrições
Para participar do projeto, interessados devem enviar documentos de identificação (carteira de identidade ou CPF), declaração de vínculo funcional nas séries finais do Ensino Fundamental, assinada pelo diretor (a) da escola, projeto completo com a identificação do autor por pseudônimo (PDF), autorização de imagem para divulgação  sobre o projeto (independentemente da premiação) e ficha de inscrição preenchida (disponível no Portal da Unaerp – www.unaerp.br/images/Ficha-de-Inscricao-Concurso-EB.pdf). O projeto deverá ser encaminhado para o e-mail, em formato de relato, descrevendo atividades de leitura desenvolvidas com os estudantes, em ambiente escolar.

Premiação
A avaliação será feita por uma Comissão Avaliadora, composta por especialistas indicados pela Unaerp, que levarão em conta critérios como relevância do projeto ao que se refere ao quesito incentivo à leitura, resultados obtidos, comprovação dos resultados alcançados, clareza, adequação do acervo de livros utilizados, entre outros.

A premiação será feita no dia 11 de junho, às 14h30, na Biblioteca Padre Euclides, durante a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 9 de 16 de junho de 2019. O professor que tiver o projeto vencedor receberá um notebook e a escola levará uma TV 55 polegadas; o segundo lugar um tablet; e o terceiro colocado um smartphone. Já as escolas que ficarem em 1º, 2º e 3º lugares serão premiadas com um acervo de 50 livros cada uma. Todos os outros projetos participantes recebem certificados de menção honrosa.
Informações sobre participação e inscrição podem ser obtidas através do telefone (16) 3603-6721, no site www.unaerp.br ou pelo e-mail mktcomuncacao@unaerp.br.

Edição de 2018 – No ano passado, o concurso premiou a professora Elaine Maria de Castro Mesquita, da Escola Municipal Roberto Brayn, da cidade de Luiz Antônio, com “É tempo de Leitura”. O projeto consiste em uma caixa com livros da biblioteca da unidade, selecionados pelos professores, que são levados para a sala de aula para os alunos escolherem o que querem ler. Com o livro definido, o estudante produz um trabalho sobre algum trecho que tenha gostado do livro, como uma maquete, um poema, fanzine ou desenhos.

19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
Já consolidada como um dos maiores eventos culturais do país, a Feira Nacional do Livro vai reunir neste ano uma programação com mais de 200 atividades – todas gratuitas e abertas à população. São salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projeto educacionais, entre outras atividades.

Neste ano, o tema do evento faz uma referência direta à agenda desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. Trata-se de um plano de ação embasado em 17 objetivos criados para a acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. As ações tomadas em 2015 resultaram nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).  Saiba mais sobre os 17 objetivos no site oficial da ONU: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Como em todos os anos, a feira faz homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Abreu e a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy e o patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade – hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.  

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.  

Atendimento à Imprensa
Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Juliana Castro e Gabriel Todaro


Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens