Inscrições para o Prêmio de Ficção Científica vão até 28 de março


Concurso de redação para estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio fará parte da programação oficial da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e busca abordagens textuais que associem a ciência aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Ao final da seletiva, três participantes serão premiados

Ribeirão Preto (SP), 12 de março de 2019 – O IEA-RP (Instituto de Estudos Avançados da USP/, Polo Ribeirão Preto) e a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promovem o 1º Prêmio de Ficção Científica com tema atrelado à importância da Ciência e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) – alvos de debates da 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece em Ribeirão Preto, em junho deste ano. As inscrições do concurso de redação podem ser feitas até o próximo dia 28 de março.

Podem participar estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto. Os participantes terão que produzir um texto no formato de conto literário, entre 20 e 60 linhas, com características do gênero de ficção científica e que aborde, pelo menos, um dos ODS.  Esses objetivos foram definidos pela Organização das Nações Unidas, a ONU, em 2015, e devem ser implementados por todos os países até 2030. Para conhecê-los, acesse o site: www.nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

As inscrições devem ser feitas pelo professor que será o responsável pelo concurso em cada escola, por meio do site:

www.premioredacao.wixsite.com/2019. “Num primeiro momento, os professores das escolas inscritas farão uma pré-seleção das redações e cada escola poderá enviar três redações para a seleção final”, explica João Henrique Rafael, analista de projetos do IEA-RP. Segundo ele, os textos escolhidos deverão ser digitalizados e enviados à organização do concurso até 27 de maio. Após essa data, as redações serão analisadas por uma comissão julgadora de especialistas da USP, com revelação dos três premiados finais durante solenidade na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

O objetivo do concurso é reforçar nos jovens o hábito de leitura e da escrita, além de estimular o interesse deles por assuntos ligados à ciência e destacar a importância dos ODS. “A ideia de propor esta atividade baseada na escrita dos estudantes de Ribeirão Preto visa incentivar a leitura, o pensamento lógico e os conhecimentos que o estudante precisa ter para formar sua percepção de mundo, principalmente nesta fase de estudos, às portas do Enem e vestibulares”. Outro ponto que João destaca é que os participantes acabarão saindo da zona de conforto, já que o conto é um gênero não tão solicitado nos vestibulares do país.

Na ótica do analista, o concurso cria condições para que os estudantes possam exercer a sua criatividade e a sua cidadania através do posicionamento pessoal com a prática da escrita. “É uma oportunidade que eles terão de preparação para a prática da redação –  exigida em exames seletivos para universidades e na maioria delas, com peso maior de pontuação”, explica.

Entre os critérios de seleção dos melhores textos são esperados pela organização do prêmio que o estudante tenha: criatividade, coesão textual, adequação às normas formais da Língua Portuguesa e adequação ao gênero escolhido (conto literário), bem como conformidade ao tema.
Para a curadora da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, Adriana Silva, o concurso incentiva tanto a escrita quanto a leitura, pois os participantes precisam pesquisar e conhecer bem o tema do concurso para se prepararem para discutir o assunto. “O aluno que se permite a ler mais, consegue enxergar mais longe. É como se a leitura permitisse voos mais altos, preparando este leitor para decodificar melhor o mundo em que está inserido e para se relacionar com ele e com as outras pessoas, bem como para se posicionar com mais segurança, seja de forma oral ou pela escrita”, conclui.

Os autores dos três melhores contos literários ganharão um notebook (1º lugar), um tablet (2º lugar) e um Kindle (3º lugar). Os professores que orientaram cada vencedor receberão um Kindle e suas escolas a doação de livros de ficção científica.

O Prêmio de Ficção Científica 2019 tem o apoio do Centro de Terapia Celular da USP e patrocínio do Instituto Ribeirão 2030. O edital completo está disponível no link: www.premioredacao.wixsite.com/2019/edital. Mais informações pelo email iearp@usp.br ou pelo telefone (16) 3315 0368.

Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
Em sua 19ª edição, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto levanta uma bandeira de abrangência internacional e inova na apresentação do seu tema central: “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. A proposição vai embasar todas as atividades e debates do evento, que acontece de 9 a 16 de junho deste ano.

O tema faz uma referência direta à agenda desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. Trata-se de um plano de ação embasado em 17 objetivos criados para a acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

A agenda também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Segundo a ONU, por meio destes objetivos há um reconhecimento de que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é  Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professor homenageada (local), Amini Boainain Hauy e patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Informações para a Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707 luciana@verbo.jor.br
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 andrea@verbo.jor.br
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 valter@verbo.jor.br
Colaboração: Gabriel Todaro e Juliana Castro redacao@verbo.jor.br – e pauta@verbo.jor.br


Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens