Instrumento Musical – O Violão


A guitarra ou guitarra clássica conhecida pelos brasileiros como violão, é um instrumento de corda, geralmente feito de madeira e composto por cordas de nylon ou aço que gera uma acústica facilitando a propagação de sons. É um dos instrumentos musicais mais conhecidos no Brasil e no mundo. 

Infelizmente a história sobre a sua origem é meio confusa, já que há diversas teorias, sendo um pouco difícil de comprová-las. Mas sabe-se que o violão surgiu há quase 2.000 A.C, onde sua configuração moderna e desenho foram confeccionadas na Espanha.

Ao longo do tempo esse instrumento sofreu grandes evoluções e, hoje em dia, possui uma grande variedade de formatos e tamanhos, cada qual mais apropriado a um estilo de execução.

A utilização do violão é umas das mais diversificadas, podendo ser utilizado tanto na música instrumental (orquestras), quanto em acompanhamento da voz (canções solo). 

Dentre as partes que compõe um violão estão:

Tarrachas ou Cravelhas;
Pestana ou Capotraste;
Braço;
Traste;
Boca;
Fundo;
Cordas;
Corpo;
Tampo;
Cavalete.

Tarraxas
Servem para controlar a afinação de cada corda separadamente. Apesar de serem pequenas, elas cumprem um papel essencial na sonoridade: se não estiverem presas corretamente, podem causar desafinações.

Pestana / Capotraste
Geralmente fabricada com plástico, madrepérola ou osso essa parte do violão fica fixada entre o início do braço e a mão. Todas as cordas passam por ela por meio de um pequeno sulco entalhado. A pestana garante uma boa afinação e entonação, e deve sempre estar na altura ideal para facilitar o toque nas notas.

Braço
É a parte longa composta pelo braço propriamente dito e pela escala, que é a parte frontal onde ficam os trastes, as casas e as marcações.

Trastes
Ainda na escala, temos espaços que são chamados casas e que são divididos por trastes, ou seja, partes de metais. Essas divisões são responsáveis pela reprodução das notas quando apertamos as cordas nos trastes.

Boca
Muitas pessoas acreditam que o som escape por ela, mas na verdade ela influencia o balanço de graves e agudos.

Fundo
Construído da mesma madeira que as faixas, o fundo também é uma lâmina fina de madeira, cortada para preencher exatamente o contorno definido pelas faixas. Essa montagem permite a dilatação e faz com que alterações da madeira decorrentes de variações de temperatura ou umidade sejam absorvidas sem danos às lâminas.

Cordas
Geralmente, os violões populares contam com seis cordas, que são contadas a partir da mais fina: MI (agudo); SI; SOL; RE; LA e MI (grave).

Tampo
A parte da frente do violão, o “rosto” do instrumento, por assim dizer. A maior parte do som é reproduzida aqui. A madeira que o constitui tem muita importância.

Cavalete
É a peça que fica presa no corpo do violão e serve para prender e elevar as cordas na parte de baixo. 

Sobre a PlayTech

Fundada em 1986, a PlayTech é uma das maiores e mais respeitadas redes de lojas de instrumentos musicais e áudio profissional do Brasil.

A Equipe PlayTech conta hoje com uma estrutura nunca vista no segmento, oferecendo nas lojas, por telefone ou pela Internet o que há de melhor, desde simples cordas de violão até grandes projetos de áudio profissional, marcas consagradas do mercado ou até em produtos exclusivos para você.


Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens