Lideranças locais participam de formação coordenada pelo Sebrae/PR, PTI e Itaipu

Programa Líder Cívico capacitou 130 participantes de 15 municípios da região oeste paranaense


Lideranças locais participam de formação coordenada pelo Sebrae/PR, PTI e Itaipu 1

Com o objetivo de formar agentes transformadores em suas cidades e empresas, o Sebrae/PR, em parceria com a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), realizou o Programa Líder Cívico. Dividido em seis módulos, o Programa contemplou 130 representantes de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

“Na região oeste tínhamos a necessidades de renovar agentes de liderança. Nosso objetivo foi, portanto, fomentar a criação de projetos dirigidos por pessoas que já ocupam cargos importantes e naqueles que ainda não descobriram os seus potenciais à frente das equipes com as quais trabalham. Formamos o grupo com pessoas destes municípios selecionados e desenvolvemos o conceito da liderança a partir de módulos que contemplaram as habilidades e desafios de um líder”, apresenta a consultora do Sebrae/PR, Elisângela Rosa.

Soraya Rossoni é agente cultural na cidade de São Pedro do Iguaçu. Para ela, o Programa Líder Cívico abriu as portas para novas possibilidades de atuação. “Foram agendados vários encontros para que pudéssemos nos conhecer, lidarmos com problemas próprios, entender quem somos e, depois, entender como conciliar tudo para desempenhar papéis de liderança. O conteúdo me fez enxergar soluções onde eu via apenas problemas, a organizar melhor a rotina. Hoje, eu tenho uma rotina mais dinâmica e consigo identificar formas mais leves para resolver conflitos e crises. Trabalho com mais organização e tenho um setor mais produtivo”, relata.

Os participantes foram divididos em cinco grupos intermunicipais com a responsabilidade de apresentarem projetos que solucionassem problemas e promovessem o desenvolvimento regional. Tais ideias foram apresentadas aos parceiros do Programa para que tomassem conhecimento de qual é o engajamento que esses líderes têm, a partir de agora, com seus municípios e região oeste. O prefeito de Anahy, Carlos Antonio Reis, destaca que esta foi uma oportunidade importante para despertar o interesse dos líderes locais.

“O Poder Público precisa contar com lideranças que possam intervir para melhorar qualidade de vida das pessoas. Tivemos 10 líderes de Anahy participando da formação e concluímos esta etapa com a certeza de que iremos colher bons frutos, uma vez que teremos mais pessoas na cidade pensando no desenvolvimento econômico e social do município”, destaca o prefeito.

Para a próxima etapa do Programa, os participantes terão a oportunidade de conhecer na prática as boas mudanças que um líder é capaz de fazer no contexto social de um município. Todos participarão de missão técnica nacional, que mostrará exemplos de transformação social e municípios com políticas públicas e projetos avançados e fortalecidos por conta de trabalhos de líderes locais.

“Este trabalho é uma forma de incentivarmos os líderes da região a realizar ações pelo fortalecimento dos territórios. Precisamos de mais pessoas da comunidade pensando na própria comunidade e o Programa é um grande incentivo para essa relação que é essencial no desenvolvimento da sociedade”, conclui Elisângela.

O Programa Líder Cívico contou com a participação de 130 líderes dos municípios de Anahy, Iguatu, Braganey, Boa Vista da Aparecida, Santa Lucia, Lindoeste, Vera Cruz, Diamante do Oeste, Ramilândia, São Pedro do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste e Jesuítas.

Foto: PTI


Camila Agner

Assessora de Comunicação no Hospital Uopeccan
Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens