O futuro do trabalho: a tecnologia vai acabar com os empregos?

Estudo aponta que em seis anos os robôs cumprirão 52% das tarefas realizadas no ambiente corporativo


O futuro do trabalho: a tecnologia vai acabar com os empregos? 1

Os profundos avanços tecnológicos encontraram diversas maneiras para substituir funções que os humanos têm realizado há décadas.  Tecnologias comointeligência artificial,blockchain,big datae internet das coisas (IoT) irão transformar as maneiras como vivemos e trabalhamos. De acordo com o estudo The Future of Jobs Report 2018, do Fórum Econômico Mundial, sete milhões de empregos serão extintos até 2021. Por outro lado, esta “revolução” criará 58 milhões de novos empregos líquidos em 2025 na área da tecnologia. Os robôs cumprirão 52% das tarefas profissionais correntes, ou seja, mais da metade de todas as atividades realizadas nos locais de trabalho serão feitas por máquinas, contra 29% atualmente.

Para Victor Hugo Germano, fundador da Lambda3 – empresa referência no setor tecnológico, com foco em soluções digitais – a perda dos empregos irá acontecer por vários aspectos, como desenvolvimento da automação nas indústrias, aperfeiçoamento da inteligência artificial e outras práticas que tornam o trabalho ainda mais avançado.

“É importante destacar que o processo de automatização não será avassalador e sim evolutivo. Oportunidades novas, que talvez a gente nem conheça agora, irão aparecer para realocar as funções nos empregos”, explica. “Nós não conseguimos prever as novas profissões que irão aparecer. Há 10 anos, por exemplo, não existia a profissão de digital influencer e hoje ela já faz parte da nossa realidade”,completa.

A grande questão é de que maneira e em qual velocidade as indústrias vão conseguir substituir mão de obra humana à automatizada, de um jeito que não haja uma crise de desempregados e aumento da desigualdade social, além de depressão nas pessoas por falta de perspectiva por não estarem inseridas no mercado de trabalho. “O desafio das empresas será como se preparar, analisando os impactos que isso pode gerar em uma população ‘inutilizada’, mas com idade produtiva”, destaca Victor Hugo.

Por outro lado, a automação industrial aliada aos avanços tecnológicos consegue fazer melhor e mais rapidamente o trabalho de um homem. O custo benefício também será positivo, já que mesmo uma máquina custando um valor muito alto, se ele contratasse pessoas para fazer o trabalho da ferramenta teria que custear planos de saúde, licença, férias e vários outros benefícios que o trabalhador tem direito perante a lei. 

Sobre a Lambda3

A Lambda3 é uma empresa de tecnologia e inovação, que entrega soluções customizadas de ponta a ponta em desenvolvimento de software da ideia a tomada de decisão inteligente, focando em acelerar resultados. A especialidade abrange todo o ciclo de desenvolvimento e engenharia de software, cobrindo aspectos como gestão, análise e arquitetura, utilizando práticas reconhecidas pelo mercado e garantindo mais qualidade e flexibilidade em todos os serviços. Com experiência comprovada no mercado, os profissionais são reconhecidos no Brasil e no exterior, por sua excelência técnica, além de atuarem ativamente na comunidade como palestrantes nos principais eventos de tecnologia do país com o objetivo de impactar positivamente o mercado de tecnologia, viabilizando seu potencial transformador. www.lambda3.com.br

____________________________

Informações para a imprensa:  

M. CLAIR COMUNICAÇÃO

(11) 3624-5170/ 95456-6175/ 98860-0372  

Kelly Pinheiro  

kelly@mclair.com.br

Thiago Oliveira

thiago@mclair.com.br


Thiago Oliveira

Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens