Projeto MONUEM – ERESP convida a Universidade Anhembi Morumbi para ministrar aulas para a rede estadual de São Paulo

A Universidade se juntará a outras 3 Instituições para ofertar disciplinas eletivas em Escolas Estaduais designadas pela Diretoria Regional de Ensino


Projeto MONUEM – ERESP convida a Universidade Anhembi Morumbi para ministrar aulas para a rede estadual de São Paulo 3

São Paulo, março de 2019 – O Curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, foi convidado para participar do Projeto MONUEM – ERESP, Modelo ONU para o Ensino Médio – Simulação de Negociações. Trata-se de um modelo de simulações internacionais, realizado por estudantes, para vivenciar e debater assuntos de negociações que ocorrem na ONU e, assim, desenvolver habilidades importantes para a interação com o mundo atual. A participação da Universidade acontecerá ao longo de 2019, promovendo a atividade nas escolas EEEM Ministro Costa Manso e EE Antônio Alves Cruz, localizadas na Vila Nova Conceição e Pinheiros, respectivamente.

Projeto MONUEM – ERESP convida a Universidade Anhembi Morumbi para ministrar aulas para a rede estadual de São Paulo 4

O convite foi oficializado com a assinatura de um Protocolo de Intenções Tripartite entre a Universidade Anhembi Morumbi, o Ministério das Relações Exteriores – ERESP e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que aconteceu nas dependências do ERESP | MRE no final de fevereiro. A parceria proporcionará atividades de extensão aos estudantes da Instituição, além de lhes oferecer a oportunidade de contribuir ativamente na formação de outros jovens, estimulando valores éticos e universais, possibilitando o desenvolvimento de competências para o diálogo, tolerância, comunicação e reconhecimento da diversidade, incentivadas durante o projeto.

O MONUEM – ERESP foi realizado como piloto, em 2018 em uma escola estadual de São Paulo. Neste período as disciplinas eletivas foram ministradas pela equipe do ERESP | MRE, liderada pela Embaixadora Irene Vida Gala. A partir de 2019 as Instituições de ensino ficarão responsáveis por promover a disseminação do projeto. O convite à Universidade Anhembi Morumbi se deu em decorrência do UAMUN – Universidade Anhembi Morumbi Model United Nations, evento realizado anualmente na Instituição, que promove simulação de negociais internacionais no modelo ONU e é reconhecido pelo escritório da organização aqui no Brasil.

“Este convite é um reconhecimento da qualidade acadêmica do curso de RI da Universidade Anhembi Morumbi. Entendemos também que esta seja uma oportunidade única para que alunos de escolas públicas possam ter acesso a assuntos que, de outra forma, estariam fora de sua realidade, como debates globais e políticas internacionais. É a contribuição da Universidade Anhembi Morumbi para a formação de cidadãos globais”, comenta o Prof. Maurício Homma, coordenador do Curso de Relações Internacionais da Universidade Anhembi Morumbi.

No final do ano haverá uma sessão de Simulação de Negociações Internacionais no Modelo ONU, com os alunos do ensino médio instruídos pelas Instituições de Ensino Superior, em sessão liderada pelos estudantes dos cursos de RI, responsáveis pelas disciplinas. Além disso, será realizada uma avaliação de processos em conjunto com os alunos, professores e equipe pedagógica.


Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens